Buscar

descreva os processos bioquímicos os lipídios, em especial os ácidos graxos, como substrato para as mitocôndrias produzirem energia para as células.

tendo em vista que você já sabe que o excesso de calorias dietéticas pode levar à obesidade e que a principal resposta do organismo ao excesso de calorias é a conversão do excesso de carboidratos em gordura e o armazenamento no tecido adiposo, descreva os processos bioquímicos que ocorrem com os lipídios, em especial os ácidos graxos, como substrato para as mitocôndrias produzirem energia para as células.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Na membrana interna ocorrerá o processo de beta-oxidação, onde os ácidos graxos terão sua cadeia carbônica quebrada aos pares, cada par de carbono irá se ligar a uma Coenzima-A, formando Acetil-CoA, que irá para o ciclo de Krebs, gerando ATP, dióxido de carbono e elétrons na forma de H+ que irão se ligar a enzimas. Curte minha resposta?
2
Dislike0
User badge image

Jéssica Cavalcante

Os lipídios, uma vez ingeridos através da alimentação, são convertidos em glicerol e ácidos graxos. É a partir deles que podemos obter Acetil-CoA – composto intermediário chave no metabolismo celular, constituído de um grupo acetilo e dois carbonos, unidos de maneira covalente a coenzima A –, através da beta-oxidação, que será oxidado no Ciclo de Krebs. É por meio desse processo que é gerado ATP – molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células.
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais