Buscar

Processos bioquímicos dos ácidos graxos na produção de energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tendo em vista que você já sabe que o excesso de calorias dietéticas pode levar à obesidade e que a principal resposta do organismo ao excesso de calorias é a conversão do excesso de carboidratos em gordura e o armazenamento no tecido adiposo, descreva os processos bioquímicos que ocorrem com os lipídios, em especial os ácidos graxos, como substrato para as mitocôndrias produzirem energia para as células.
Os lipídios são um grupo de compostos quimicamente diversos, com funções igualmente diversificadas, ou seja, não há uma característica química que irá caracterizar determinado composto como lipídio. A característica em comum que define um lipídio é a sua insolubilidade em água, logo são compostos apolares ou têm, em sua composição, partes maiores que são apolares. Quantitativamente, destacam-se dois grupos de lipídios mais representativos: óleos e gorduras, principais fontes de armazenamento de energia e isolante térmico, e os lipídios estruturais, os fosfolipídios e os esteroides, que são elementos de estruturas de membranas biológicas.
Os óleos e as gorduras, formas universais de armazenamento de energia, também conhecidos como triglicerídeos, derivam dos ácidos graxos. Estes podem ser classificados em saturados e insaturados, em relação à cadeia carbônica, ou seja, significa presença ou não de cadeias duplas. Alguns exemplos de onde encontram-se ácidos graxos são: óleo de milho, de soja, de girassol, azeites, manteiga, gordura da carne bovina.
Os processos bioquímicos que envolvem os ácidos graxos ocorrem da seguinte maneira: os triglicerídeos irão ser divididos em glicerol, que irá para o fígado e se tornará glicose, e em ácidos graxos, que serão levados para a membrana interna das mitocôndrias pela carnitina (sem esta não há transporte de ácidos graxos).
Na membrana interna, ocorrerá o processo de beta-oxidação, onde os ácidos graxos terão sua cadeia carbônica quebrada aos pares, cada par de carbono irá se ligar a uma Coenzima-A, formando Acetil-CoA, que irá para o ciclo de Krebs, gerando ATP, dióxido de carbono e elétrons na forma de H+, que irão se ligar a enzimas carreadoras de elétrons (NAD, FAD, NADP) e irão para a respiração oxidativa, acidificando o meio onde fica a ATP sintase.

Continue navegando