Buscar

Estudo de caso: Diversidade religiosa e cultura de paz na escola brasileira

1. Por que ao tratar da cultura da paz, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabelece uma articulação entre diversidade religiosa e Educação? O que seria a cultura de paz na Educação? 2. De que maneira podemos apreender a existência de uma diversidade religiosa na sociedade brasileira? Quais seriam as justificativas para o não reconhecimento e desrespeitos às diversasmanifestações religiosas em nosso país? 3. Você já experienciou ou soube de manifestações de intolerância religiosa em sala de aula, como isto aconteceu? Descreva. Se não experenciou, ou não soube, pesquise e descreva algum caso ocorrido em uma escola da sua cidade ou região – não esquece de citar qual é a sua cidade ou região.4. De que forma a igualdade e a diferença religiosa podem ser articuladas em sala de aula, favorecendo a cultura da paz? Como esta proposta pode ser aplicada na escola que você estudou ou em alguma da sua cidade ou região?

Respostas

User badge image

ROSELI

Diversidade religiosa implica em tolerância religiosa. Ensinando-se, assim, a tolerância para com a religião do outro, busca-se a promoção de uma cultura de paz. como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;

O problema é que tal tolerância não raro se confunde com uma mixórdia entre as religiões e um ecumenismo que iguala tais religiões, ignorando as diferenças cruciais entre elas e, assim fazendo, desrespeitando o que é próprio de cada um, o que resulta no exato o oposto da proposta inicial.

2) O não reconhecimento e o desrespeito não raro são etiquetas impostas por certas religiões contra outras. Todas as religiões devem ser respeitadas, mas nenhuma pode ser igualada e imposta.

O Brasil, por exemplo, sendo um dos maiores países católicos do mundo, continuamente segue sendo cenário de brigas e intolerâncias quando tal representação se dá no meio político. Esquece-se que é legítimo representantes de todas as religiões buscarem políticas que favoreçam suas próprias crenças, sempre respeitando a laicidade do Estado.

3) Professores que utilizam a sala de aula como palanque político para fazer militância ideológica não raro, quando se deparam com algum crucifixo - pendurado na sala ou nas mãos de um aluno - acabam por fazer algum chiste, no mínimo, com o fim de ridicularizar a crença alheia. Isto ocorre, notadamente, desde a Revolução Francesa, quando Diderot, visto até hoje como um grande iluminista e progressista no campo do pensamento humano, disse o homem só seria livre quando se enforcasse o último rei nas tripas do último padre.

4) As religiões devem ser respeitadas. Para isso, antes dos alunos, são os professores que devem aprender a respeitá-las, mostrando as diferenças, as histórias e o poder que o lado para o qual a escola é local de estruturação de concepções de mundo, de circulação e consolidação de valores, promoção da diversidade cultural e da formação para a cidadania.espiritual tem na constituição humana. Não há nenhum segredo além do estudoReparar a diferença nos processos educacionais significa combater a mesmice. O que está diante de nós é diverso, paradoxal e imprevisível. Não podemos absolutizar nossas lentes, nossos conceitos, padrões e práticas. É necessário estar aberto à novidade, ao movimento, (re)conhecendo nossa incompletude. Não somos porta-vozes de verdades, mas mediadores da invenção, criação e das possibilidades. Na dinâmica das relações, podemos cuidar e educar, ver e reparar, excluir e dominar, negar e violentar. Por isso, é necessário sempre exercitar o olhar-pensante acolhedor, que questiona o óbvio e o natural, que desvela dominações, preconceitos e discriminações.

9
Dislike2
User badge image

erislaine brito

EU TENHO ESSE TRABALHO PRONTINHO, ME CHAMA NO MEU ZAP 75 92492852.

8
Dislike0
User badge image

Luís Eduardo Marques Mendes

Qual é a resposta?
Estou com dificuldades na sintetização do conteúdo
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando