Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

atividade catalitica de amilase salivar

Bioquímica I

UNINASSAU


3 resposta(s)

User badge image

Ludmila Almeida Verified user icon

Há mais de um mês

A amilase salivar atua iniciando a digestão do amido

A amilase salivar atua iniciando a digestão do amido

User badge image

Gray E.

Há mais de um mês

A α-amilase salivar, em condições específicas de pH 6.8 e temperatura 37 °C, catalisa a hidrólise das ligações da cadeia glicosídica do polissacarídeo amido. A hidrólise do amido é considerada parcial, enquanto os produtos resultantes formam uma mistura de moléculas de glicose, maltose e dextrina limite.

User badge image

Jéssica

Há mais de um mês

A amilase é uma enzima que é produzida na saliva e nas glândulas salivares que estar dentro da nossa cavidade oral. Ela serve para degradar carboidratos, um deles muito conhecido que é o amido. O amido é um polissacarídeo conhecido como reserva das plantas, a ptialina como é conhecida tecnicamente, amilase salivar é produzida nas glândulas salivares e inicia o processo de degradação dos carboidratos.

Para a identificação catalítica do amido foi realizado a técnica enzimática e uma técnica química. Então foi realizado uma hidrolise química e uma hidrolise enzimática.

A hidrolise enzimática será realizada a partir da utilização da amilase salivar e para realizar a hidrolise química foi utilizado uma solução de ácido clorídrico. Os ácidos têm a capacidade de degradar as ligações glicosídicas que formam o amido e fazer a quebra que é a realizada pela amilase salivar. As enzimas são proteínas, e elas tem uma características de se desnaturarem de acordo com o meio em que elas são submetidas. Calor, temperatura, reação catalítica, substrato, todos são componentes que podem alterar essa reação catalítica. Nesse processo iremos utilizar o banho de gelo e banho maria afim de verificar se essa alterações de temperatura também influenciam na reação catalítica em ambos os métodos.

Essa pergunta já foi respondida!