Buscar

Atividade Contextualizada Cálculo Numérico

Um engenheiro responsável pelo projeto de duplicata de uma avenida em uma cidade hipotética implantou um aparelho no local capaz de mensurar, por hora, a quantidade de carros que se movia pela avenida. Os dados referentes a tal medição, no decorrer de um dia, estão dispostos na tabela a seguir.

De maneira a facilitar a determinação da quantidade de veículos para qualquer horário que seja necessário, o engenheiro necessário optou por encontrar o polinômio interpolar, isto é, uma função que seja gerada de modo a relacionar os dados encontrados.

 

No entanto, interpolar 24 dados numéricos seria uma tarefa muito árdua e trabalhosa, por isso, o engenheiro optou por utilizar 3 pontos relacionados ao horário compreendido entre 16h e 18h e, assim, obter um polinômio quadrático.

 

Conforme estudamos nas unidades, um polinômio quadrático, também chamado de função quadrática ou função polinomial de 2º grau, pode apresentar uma ou mais de uma variável. A função polinomial pode ser expressa em um gráfico, levando em conta a curva da parábola.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Com base no contexto apresentado no enunciado, determine a relação matemática que representa o polinômio solicitado. Para a entrega desta atividade, paute sua argumentação no desenvolvimento matemático da resposta, ou seja, apresente argumentações e desenvolvimento matemático que correspondam ao polinômio quadrático solicitado.

💡 14 Respostas

User badge image

Gamora

Eu tenho a resposta, eu postei nos meus materiais.
5
Dislike0
User badge image

Priscila Pedroza

Preciso muito dessa resposta. Alguem ajuda?

3
Dislike0
User badge image

Eliete Lopes Pereira

Olá Priscila, referente a atividade no Play Store tem um aplicativo de nome: ANÁLISE QUADRÁTICA, lá você coloca os dados da pergunta que ele dá todos os cálculos na forma polinomial, a resposta é grande. Espero ter ajudado.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais