Buscar

novos paradigmas na prática do Psicólogo Escolar.

O Psicólogo Escolar que adentra uma instituição escolar, consciente do momento histórico de sua especialidade, precisa de início mostrar uma postura diferenciada. Cite 3 dentre os novos paradigmas na prática do Psicólogo Escolar.

💡 1 Resposta

User badge image

Katarina Maelly

Uma reunião inicial com a equipe pedagógica para colher dados concretos acerca da escola, demonstrar que visão de sujeito o psicólogo tem sobre problemas de aprendizagem, estratégias diferenciadas que tem a oferecer além do esperado atendimento individual na sala do psicólogo. Ademais, criar um espaço para escutar as demandas da escola e pensar maneiras de lidar com situações cotidianas, criar formas de reflexão dentro da escola, com todos os sujeitos trabalhando suas relações. Ele precisa ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. É igualmente necessário ouvir os professores, suas demandas e fazê-los participar dos atendimentos com as crianças, repensando novas práticas e novos olhares sobre o aluno que chama de problema. Outrossim, trabalhar junto à equipe pedagógica, criando espaços semanais de diálogo com os professores para que juntos cheguem a novas versões de um mesmo fenômeno, eliminando a possibilidade de estigmatizar os alunos com dificuldades. Enfim, chamar a família do aluno e construir uma relação entre os responsáveis e a escola, criando um espaço de diálogo a fim de superar as dificuldades daquele aluno, e pensar na problemática como um todo, sem culpabilizar unicamente os envolvidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais