Buscar

ESTUDO DE CASO MÓDULO C FASE I ANO 2021 MATÉRIA: CIDADES EDUCADORAS

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO MÓDULO C – FASE I – ANO 2021
MATÉRIA: CIDADES EDUCADORAS
Um projeto que foi desenvolvido na África do Sul, (Black Consciousness Movement), associado à Steve Biko, tendo como base, a concepção pedagógica de Paulo Freire na Universidade de KwaZulu-Natal em Pietermaritzburg. Um movimento da Consciência Negra “O movimento inspirou-se diretamente em Freire conforme desenvolveu um processo constante de reflexão”. Um projeto permanente de conscientização. O movimento, importantíssimo que traz como benefício a todas as regiões onde for implantado, uma identidade negra orgulhosa e forte contra a supremacia branca, contra as desigualdades.
Segundo Paulo Freire com os círculos de cultura são precisamente centros em que o povo discute os seus problemas, mas também em que se organizam e planificam ações concretas, de interesse coletivo. (FREIRE, 1980, p. 28). O círculo de cultura pode ser entendido como momentos em locais específicos para serem debatidos as demandas levantadas pelo público ao qual quer ser atendido (grupo de pessoas até 25 pessoas), uma estratégia com base no diálogo, na reinvindicação de melhorias nas mais diversas áreas, entretanto neste caso está associado a espaços nas escolas onde se reúne escola e sociedade para os devidos debates. Para que tal momento ocorra é necessário escolher um coordenador, no qual o mais indicado é alguém jovem e que não seja professor, para mediar os diálogos “ O coordenador, quase sempre um jovem, sabe que não exerce as funções de professor e que o diálogo e condição essencial de sua tarefa, a de coordenar, jamais influir ou impor. (FREIRE,1965, p. 11)” . 
Das experiencias citadas no artigo a que mais contribuiria para o momento em que vivemos no processo educacional da nossa realidade estadual e municipal é o “ O uso e apropriação, pelos professores, das tecnologias ProInfo, com o objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica, necessitam ser repensados. Neste projeto os Professores de escolas da educação básica I e II, da rede municipal da educação de uma cidade da Grande São Paulo, participaram do Círculo de Cultura o qual foi realizado com 10 professores da escola, no laboratório de informática do ProInfo, em cinco encontros com duração de duas horas, a cada 15 dias. Conforme Freire: A leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de escrevê-lo ou de reescrevê-lo, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. (FREIRE, 2011, p. 30) Os encontros foram utilizados para os professores conhecer os usos e as apropriações dos dispositivos tecnológicos e os saberes mobilizados permitiram novos desenvolvimentos teóricos, e recriar a prática docente nos laboratórios ProInfo.
 Na nossa Região, Sul de Santa Catarina temos o intelectual / pensador Gildo Volpato que destaque na educação, na nossa região, foi reitor da UNESC, Professor da mesma e é Doutor em Educação pela UNISINOS e Sua concepção pedagógica é baseada em Paulo Freire, já publicou inúmeros trabalhos com base no processo de construção de conhecimentos a partir de inquietações do cotidiano, como pode ser verificado em sua obra : JOGO, BRINCADEIRA E BRINQUEDO Usos e significados no contexto escolar e familiar (2017).

Mais conteúdos dessa disciplina