Buscar

Prova de marketing 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Marketing - AVALIAÇÃO II
1 A pesquisa de marketing busca desvendar os pensamentos e as motivações, identifica desejos e necessidades do público-alvo, a fim de munir os gestores de marketing de informações relevantes e confiáveis. O processo de pesquisa de marketing deve ser realizado em 6 etapas.Assinale a alternativa CORRETA que represente as respectivas etapas do processo de pesquisa de marketing:
A Fazer o trabalho de campo, preparar e analisar os dados e elaborar um plano de ação gerencial.
B Formular um projeto de pesquisa, fazer uma análise do ambiente interno e externo de marketing e realizar um plano de ação. 
C Definir o problema, desenvolver uma abordagem para o problema e preparar e apresentar relatórios.
D Formular um projeto de pesquisa, realizar a pesquisa de mercado com pesquisa aberta e preparar e apresentar o relatório.
2 A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que auxiliem nas tomadas de decisão e no exercício de um papel proativo na administração. Determinada pesquisa de marketing busca medir quanto o consumidor compra de determinada marca ou de determinado produto.Acerca desse tipo de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA: 
A Pesquisa secundária.
B Pesquisa de exploração.
C Pesquisa quantitativa.
D Pesquisa de projeção.
3 O sistema de franquias pode ser entendido como um modelo cooperativo, no qual existem dois indivíduos empreendedores (franqueador e franqueado), que mesmo com objetivos distintos, encontram na colaboração uma forma de juntos atingirem suas metas. Esse sistema de negócio apresenta algumas vantagens e desvantagens.Assinale a alternativa CORRETA sobre as vantagens das franquias:
A Maior autonomia sobre o negócio.
B O franqueado pode adaptar a franquia conforme suas necessidades e mercado.
C Compartilhar competências.
D Não precisar se preocupar com inovação.
Atenção: Questão Cancelada
4 A matriz SWOT ( Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), traduzida para o português como FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça), é uma ferramenta estratégica que analisa quais são as forças e fraquezas da empresa no ambiente interno e quais são as oportunidades e ameaças no ambiente externo. Quanto aos fatores que fazem parte do ambiente externo, assinale a alternativa CORRETA: 
A Institucionais, sociais e concorrentes.
B Políticos, ecológicos e fornecedores.
C Científicos e tecnológicos, políticos e econômicos.
D Sociais, demográficos e regulamentadores.
QUESTÃO CANCELADA
5 As entrevistas colaboram na investigação dos aspectos afetivos e valorativos dos informantes, que determinam significados pessoais de suas atitudes e comportamentos. Por meio de entrevistas, os entrevistadores conseguem maior interação e aproximação com o entrevistado.Assinale a alternativa CORRETA sobre os tipos de entrevistas:
A Entrevista com grupos focais: combinam perguntas abertas e fechadas, em que o informante tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto.
B Entrevista em profundidade: utilizadas quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema.
C Entrevistas semiestruturadas: tipos de entrevistas com uma certa profundidade elaboradas em grupo e tratando de um tema específico.
D Entrevistas estruturadas: elaboradas mediante questionário totalmente estruturado.
6 Para Kotler (1998), o modelo de Sistema de Informações de Marketing possui alguns diferentes componentes. Acerca do exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Sistema de registros internos, que inclui informações sobre o ciclo de pedidos e o sistema de relatórios de vendas.
II- Sistema de inteligência de marketing, composto de um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para a obtenção de informação diária sobre desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing.
III- Sistema de pesquisa de marketing, que permite o projeto, a coleta, a análise, o relatório de dados e a apresentação dos resultados relevantes para uma situação de marketing específica. 
IV- Sistema harmonizado de apoio à decisão de marketing, que ajuda os administradores a interpretar dados e informações relevantes e a transformá-los em uma base para a ação de marketing.Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.
A As sentenças I, II e III estão corretas. 
B Somente a sentença IV está correta. 
C As sentenças III e IV estão corretas. 
D As sentenças I, III e IV estão corretas. 
7 Empresas gastam uma boa dose de energia ao buscarem um crescimento constante na sua participação de mercado. Qual pode ser uma maneira muito assertiva de se obter um aumento de participação de mercado?
A Buscar constantes pesquisas de campo e partir das respostas obtidas contarem abertamente a estratégia adotada.
B Focar em produtos com preço alto independente da posição da concorrência, o que conta é a percepção de valor pelo cliente.
C Definirem o mais detalhado possível o seu perfil de cliente obtendo assim um nicho de mercado específico.
D Adotarem uma postura de baixo preço sempre buscando baixar o preço independente da posição da concorrência.
8 O plano de marketing é um documento que estabelece os objetivos de uma organização referente a um próximo período de atividades, e define programas de ação necessários ao atingimento desses objetivos. Sobre o plano de marketing, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O plano de marketing é como um mapa – ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar lá.
( ) O plano de marketing é usado para segmentar mercados, identificar a posição no mercado, prever a dimensão do mercado e planejar uma participação viável no mercado dentro de cada um de seus segmentos.
( ) Plano de marketing é realizar pesquisas de mercado somente dentro da empresa.
( ) O plano de marketing tem como função não só ser um facilitador no dia a dia dos executivos, como também oferecer uma contribuição valiosa para a estratégia de marketing de uma empresa.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D F - F - V - V.
9 O professor e consultor Igor Ansoff (1918-2002), diferentemente de alguns estudiosos que possuíam seu foco nos processos internos à organização, entendeu que o ambiente externo é tão importante para as organizações quanto sua estrutura interna, pensando nisso ele desenvolveu a matriz Ansoff, também conhecida como matriz de produto/mercado. Nela é analisado os quadrantes: Penetração de mercado, Desenvolvimento de produtos, Desenvolvimento de mercado e Diversificação. Assinale a alternativa CORRETA que fala sobre Diversificação: 
A Identificação de ações que demonstrem a busca pela ampliação das vendas em mercados existentes, porém com produtos novos. 
B Identificação de ações que demonstrem a busca da ampliação das vendas em mercados novos e com produtos novos.
C Identificação de ações que demonstrem a busca da ampliação das vendas em mercados novos, porém com produtos existentes. 
D Envolve a direção de crescimento por meio do aumento da participação relativa da empresa no mercado em que ela já atua. Identificação de ações que demonstrem a busca da ampliação das vendas em mercados existentes e com produtos existentes. 
10 Trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo encontrar o portfólio ideal de produtos e serviços de uma organização, os quais são classificados segundo sua participação no mercado.Acerca dessa ferramenta, assinale a alternativa CORRETA: 
A Matriz BCG em 1970 a partir de estudos da Boston Consulting Group.
B Plano Estratégico.
C Marketing Comercial.
D Portfólio de produtos.

Continue navegando

Outros materiais