Buscar

Exercício de Fixação 1 Conceitos Fundamentais

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 1.1 – Conceitos Fundamentais
Aluno: 
Marketing é o meio pelo qual se identifica, cria e se realiza os desejos do público-alvo, fornecendo aquilo que mais atende as suas necessidades. 
Já o mercado se trata de onde isso acontece. Não sendo necessariamente um local físico, o mercado é onde se dá a negociação desses produtos ou serviços citados anteriormente. Também pode-se dizer que o mercado significa a demanda por aquela necessidade, visto que é principalmente composto pelos compradores ou clientes. 
No artigo de Pereira, Toledo & Toledo pode-se observar um ponto importante: Para (BROWN, 1995), o conceito de mercado e marketing estão inextricavelmente ligados. Há uma dependência de existência observada do ponto em que não há marketing sem mercado, ou não há mercado sem o marketing. 
A maneira como o mercado é valorizado no texto “COMPREENDENDO AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DO CONSUMIDOR” é maravilhosa, o texto mostra como as empresas conhecem exatamente cada detalhe do seu mercado, assim podendo tomar estratégias de sucesso.
O primeiro momento é no final da década de 50 e início da década de 60 quando Smith, Borch e McKitterick reforçaram a distinção entre produto e segmentação de mercado, fazendo assim com que as empresas detectassem essa necessidade de mudança nas suas estratégias. Isso revolucionou o marketing de forma acadêmica e como prática ou processo empresarial organizado (administração de marketing).
Outro momento é considerado até por alguns como o início do Marketing nos EUA que se dá por volta das duas primeiras décadas do século XX, onde tudo começou por conta de um excesso de produtos, cujo quais precisavam de demanda por parte da população. É claro, isso tudo dentro dos 7 momentos no esquema de evolução de Bartels onde ele divide a evolução do Marketing em 5 momento principais:
Marketing como administração do processo de distribuição;
Marketing como tomada de decisão administrativa;
Marketing como um processo social;
Marketing societal;
Marketing como uma função genérica aplicável a qualquer organização;
Marketing no âmbito da gestão da competitividade;
Marketing e a abordagem visando aos públicos de interesse.
Há a questão de elaborar estratégias sobre a distribuição dos produtos, em relação ao seu público-alvo pela localização, dentre outras conveniências como citado no texto deste presente exercício no exemplo a região de Arkansas ser região que menos consome manteiga de amendoim. Com um levantamento desses é possível para uma empresa que vende esses produtos, elaborar definições melhores que ajudarão tanto a elas mesmas quanto aos potenciais clientes. É possível por exemplo, sabendo disso, selecionar novas ou diferentes ferramentas de comunicação e melhores estratégias de fortalecimento de vendas.
A própria ferramenta de comunicação citada anteriormente é outro exemplo de uma função mercadológica, de forma com que se selecione essas ferramentas e se faça um programa integrado. Como por exemplo no caso de Venda Direta onde há diversas formas de aproximação com o cliente, incluindo empresas que usam todas essas formas de aproximação.
Essas dimensões referem-se a visão tridimensional do marketing. A dimensão funcional, ou objeto e objetivo do marketing trata o marketing como uma ferramenta para estudar os relacionamentos de troca. Na dimensão funcional o marketing existe porque há a troca. A visão de Toledo nessa dimensão é de que sua função é analisar, estimular, promover e facilitar essa troca de valores entre indivíduos através do estabelecimento de relacionamentos duradouros. Um exemplo disso é a Venda Direta, que tem como objetivo estabelecer vínculos duradouros entre empresa e cliente, como o caso da Dell, Asus, etc que usa desses meios para fidelizar o seu cliente.
Segundo Toledo, a dimensão filosófica refere-se à orientação adotada pela empresa e que servirá de base para a ação administrativa. O objetivo aqui é que essa orientação leve a manter o foco no cliente e no concorrente gerando assim uma superioridade em relação a esse concorrente por conta de a empresa atender perfeitamente as necessidades do consumidor. Um exemplo é a criação do iPhone por Steve Jobs, um produto incrível no momento certo, que estrategicamente trouxe competitividade ao mercado. Tudo isso por conta da visão ampla que Jobs teve ao analisar as limitações de seus concorrentes e a necessidade dos clientes. Isso também nos leva a dimensão gerencial, que é converter a dimensão filosófica em uma ação real e prática, como diz Toledo.
Em minhas palavras, o grande desafio é agregar valor ao cliente sem que a concorrência o faça primeiro e com custos menores. Isso não de forma simples e clichê, mas de forma planejada, construindo uma marca forte, com boa comunicação com sua base de clientes e os potenciais clientes que ainda não atendidos. Isso tudo unido com um toque de cada dimensão do marketing para por a teoria em prática usando uma orientação de sucesso. A prática do marketing é essencial, caso contrário o tempo passa, e junto dele, as oportunidades.

Continue navegando