Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

UNIBRÁS – UNIDADE RIO VERDE
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA
PROFESSORA: Ma. Cynthia Suennia D. Lucena de Paiva
ALUNO: Joseane Lima Santana 
Trabalho Avaliativo (individual ou dupla) – 3,0
1. Faça um texto dissertativo considerando as contribuições advindas da Antropologia para a Psicologia, entrelaçando os seguintes termos:
 
Antropologia embora autónoma, relaciona-se com outras ciências, trocando experiências e conhecimentos. Como ciência social oferece e recebe dados teóricos e metodológicos da Sociologia, O ser humano é um ser social. Por mais que viva em local distante dos outros, ele possui características humanas ou ferramentas herdadas de outros seres humanos. Por exemplo, um morador da zona rural que não faça questão de frequentar a cidade, visto dispor de alimentos e remédios retirados da natureza, de vestimentas produzidas manualmente, de sua necessidade de aprendizado saciada nas experiências diárias da vida no campo, mesmo assim ele é parte de um universo social que, em algum momento, lhe trouxe referenciais do que seja ser um homem. Por que ele usa calças e não saias? Por que ele utiliza fogão para fazer sua comida? Por que os animais são submissos a ele? nesse caso, ocorreu uma socialização desse indivíduo com os conhecimentos produzidos por seus antepassados ou sua própria geração.
 As duas ciências são bastante estreitas, uma vez que ambas têm como foco de interesse o comportamento humano. A Antropologia ocupa-se do comportamento grupal e a Psicologia, do comportamento individual. Os antropólogos buscam nos dados levantados psicólogos, explicações para a complexidade das culturas e do comportamento humano e para a interpretação dos sistemas culturais relacionados com os tipos de personalidade correspondentes. Na Antiguidade Clássica que temos o início da Antropologia, quando alguns pensadores gregos tais como: Homero, Hesíodo e os filósofos pré-Socráticos se questionavam a respeito do impacto das relações sociais e sobre o comportamento humano nas sociedades na humanidade, o homem sempre teve curiosidade a respeito de si mesmo, independentemente do seu nível de desenvolvimento cultural. Observou especulou, registando a ocorrência de costumes diferentes, e de desigualdades entre os povos. um objetivo extremamente amplo, visando ao homem como uma expressão global- bi psicocultural, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante, da sociedade, tentando chegar, assim à compreensão da existência humana, como ciência social oferece e recebe dados teóricos e metodológicos da Sociologia, da História, da Psicologia.
Psicologia e a antropologia se mostram cada vez mais importante no mundo moderno. Todos os dias, descobertas, novas informações são coletadas e estão sendo realizadas novas experiências no ambiente social. Ambos os campos de estudo fornecem informações as pessoas sobre si mesmas e pessoas ao redor do globo. É difícil dizer se a antropologia ou psicologia nos fornecem mais ideias sobre como os seres humanos funcionam Como semelhanças, ambas foram reconhecidas como ciência quase ao mesmo tempo, no final o século XIX. A psicologia e a antropologia têm os seres humanos como objeto de estudo e tentam fornecer” insights” sobre a vida. Ao estudar a antropologia e a psicologia, as perguntas são sempre colocadas sobre a forma ou maneira de como interagimos com outras pessoas ao nosso redor.

Mais conteúdos dessa disciplina