Buscar

AD 3 - Teoria do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD 3 – TEORIA DO CONHECIMENTO
Leia o seguinte excerto de “Contra o método”, de Feyerabend: A ideia de um método que contenha princípios firmes, imutáveis e absolutamente obrigatórios para conduzir os negócios da ciência depara com considerável dificuldade quando confrontada com resultados da pesquisa histórica. Descobrimos, então, que não há uma única regra, ainda que plausível e solidamente fundada na epistemologia, que não seja violada em algum momento. Assinale, a partir do texto e de seus estudos, V (verdadeiro) ou F (falso):
Feyerabend discorda de Popper quando este diz que hipóteses ad hoc sempre devem ser evitadas na ciência - VERDADEIRA 
Feyerabend defende que confirmações do método científico são necessárias para o progresso da ciência –FALSO
Força, propaganda e lavagem cerebral são exemplos de fatores que desempenham um papel importante no desenvolvimento do conhecimento científico, de acordo com Feyerabend – VERDADEIRA 
Feyerabend afirma que a ciência ocidental é hoje dominante por uma razão muito simples: seus métodos e técnicas de investigação são inegavelmente mais racionais e superiores aos de qualquer outro empreendimento humano – FALSO 
No início da "Introdução à edição chinesa", Feyerabend apresenta a tese que defende em "Contra o método". Assinale a alternativa que melhor corresponde à tese de Feyerabend: Não existe algo que se possa chamar de: "o método científico", pois procedimentos que funcionaram numa situação podem atrapalhar em outra, e vice-versa.
Kuhn (2003, p. 13), em uma passagem de sua obra A estrutura das revoluções científicas, assim se expressa sobre os paradigmas: "Considero ‘paradigmas’ as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência."Analise as assertivas sobre a teoria dos paradigmas de Thomas Kuhn e assinale as corretas:
O período em que um paradigma é unanimemente aceito pela comunidade científica é denominado, por Kuhn, de ciência normal.
Um paradigma científico é partilhado pela comunidade científica e representa uma matriz a partir da qual cada cientista, em sua especialidade, desenvolve suas pesquisas
O geocentrismo e o heliocentrismo são exemplos de paradigmas, pois durante algum tempo forneceram soluções modelares (teóricas) para a comunidade científica.
Leia atentamente o texto abaixo.
Acompanhemos como [Chalmers, 1999] retrata o progresso da ciência. A ciência começa com problemas associados à explicação do comportamento de certos aspectos do universo. Hipóteses falsificáveis são propostas pelos cientistas como soluções para o problema. Essas hipóteses são criticadas e testadas. Algumas podem ser eliminadas rapidamente, enquanto outras podem se mostrar mais sólidas. Estas últimas devem ser submetidas a críticas e testes ainda mais rigorosos. Se uma hipótese que passou por várias etapas de teste vem a ser falsificada, surge um problema interessante já distante do problema original. O novo problema exigirá suas próprias hipóteses e o ciclo se repetirá. É importante dizer que nunca se pode afirmar que uma teoria seja verdadeira, por mais que ela tenha superado testes e mais testes rigorosos. Mas uma teoria pode ter maior status que outra caso tenha superado testes que falsificaram a teoria oponente. Por fim, cabe destacar que o fato de o ciclo começar com problemas não significa que a posição do indutivista ingênuo, de que a ciência começa pela observação, seja válida. Algo é problemático apenas à luz de alguma teoria. (Adaptado do texto de ATTUX, s. d.)
Assinale a alternativa que identifica a perspectiva epistemológica indicada na passagem supracitada: Falsificabilismo

Continue navegando