Buscar

OSTEOPOROSE SLIDE

Prévia do material em texto

OSTEOPOROSE .
Osteoporose
Definição
A osteoporose é uma doença óssea caracterizada por diminuição da massa óssea e a subsequente deterioração do tecido ósseo. Muitas vezes chamada de “doença silenciosa”, esta condição progressiva torna os ossos mais porosos, finos e frágeis, e, portanto, mais susceptíveis a fraturas. A espinha pode ser particularmente vulnerável – fraturas de compressão vertebral podem ocorrer em pessoas nas quais a osteoporose alcançou o estágio avançado.
Homens, mulheres e, em casos raros, até mesmo as crianças, podem desenvolver osteoporose. No entanto, a condição é mais comum em adultos mais velhos.  A enfermidade atinge 10 milhões de pessoas no país, que foram diagnosticados com a doença ou identificados com risco aumentado para a osteoporose devido à baixa massa óssea. Das pessoas diagnosticadas com osteoporose, 80% são mulheres.
A causa exata da osteoporose é desconhecida, mas há fatores de risco bem estabelecidos. Idade, nutrição, estilo de vida e genética, bem como certas condições médicas e o uso de alguns medicamentos, podem desempenhar um papel importante no desencadeamento da doença
Estágios
A osteoporose (OP) é uma doença esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo o indivíduo ao risco de fraturas.
A resistência óssea é a resultante da integração entre a qualidade do osso e a densidade mineral óssea (DMO). A qualidade óssea depende da arquitetura, do remodelamento ósseo, do acúmulo de lesão (microfraturas) e da mineralização. A DMO é expressa em gramas de mineral por área (g/cm2) ou volume (g/cm3) em um dado indivíduo, e é determinada pelo pico de massa óssea e pela quantidade de perda óssea.
Até o momento não existe uma medida acurada da resistência óssea. A DMO é utilizada como medida aproximada por contribuir com aproximadamente 70% da resistência óssea. Baseada nos valores da DMO, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define osteoporose como DMO abaixo de 2,5 desvios-padrão (DP) em relação à média para mulheres jovens brancas saudáveis (T-Score)
Estágios
	 categoria	 definição
	 Normal	 T-score > - 1 DP
	 Osteopenia	 -1 > T-score > - 2,5 DP
	 Osteoporose	 T-score = - 2,5 DP
	 Osteoporose estabelecida	T-score = - 2,5 DP e pelo menos uma fratura por fragilidade óssea
A osteopenia é uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea, comprometendo a resistência dos ossos e aumentando o risco de fraturas.
 
Osteopenia não é uma doença. É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar à osteoporose, esta sim, é uma doença que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral.
Albanir Silva Franca (ASF) - 
Exame Físico
No exame físico, deve-se realizar a medida do peso e da estatura (perda documentada de 2 cm ou perda referida de 4 cm indica suspeita de osteoporose), bem como observar a presença de hipercifose dorsal, protrusão de abdome, outras deformidades esqueléticas e sinais físicos de doenças associadas à osteoporose.
Exames laboratoriais
 Dentre os exames complementares, destacam-se a densitometria óssea e a ultrassonografia (QUS) de calcâneo. Os exames de laboratório (bioquímico, urina e hormônios) são restritos à pesquisa de osteoporose secundária, sendo realizados previamente à introdução da terapêutica medicamentosa. Dentre os exames laboratoriais mais solicitados, estão: cálcio urinário, TSH, eletrólitos, creatinina e 25(OH)D sérico.9
         A radiografia simples não é considerada exame diagnóstico, pois, para se evidenciar alteração na densidade óssea, já deve ter ocorrido perda de 30% da massa óssea.8
Tratamento
O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. Dessa forma, é muito comum que pessoas que estejam fazendo o tratamento, ou que estejam fazendo a prevenção da doença, além de aumentar a ingestão de alimentos com cálcio, também façam suplementação de cálcio e vitamina D. No entanto, esse tipo de suplementação deve ser sempre orientada pelo médico, para evitar ser prejudicial à saúde.
Algumas recomendações gerais incluem a pratica regular de exercício físico moderado, assim como o abandono de algumas práticas mais prejudiciais como o uso de tabaco, álcool ou drogas, por exemplo. Por esse motivo, geralmente é necessário recorrer a uma equipe multidisciplinar, onde o ortopedista, endocrinologista, geriatra, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e preparador físico, realizam em conjunto o tratamento.
Tópicos importantes
      A osteoporose é uma doença esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo a um risco de fratura.
 Esta doença pode ser prevenida e tratada com mudanças do hábito de vida (atividade física, ingestão adequada de cálcio, evitar o tabagismo e etilismo). Medicações anti-reabsortivas ou anticatabólicas (alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zolendrônico, raloxifeno, estrógeno, calcitonina, ranelato de estrôncio) e pró-formadoras ou anabólicas (teriparatida, ranelato de estrôncio) estão indicadas no tratamento e prevenção.

Continue navegando