Buscar

LATAM Airlines Group S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A história antes da criação Antes de entender os antecedentes do surgimento da LATAM, é preciso falar sobre as empresas que permitem o conceito dessa ideia: LAN e TAM.
 LAN ((Linha Aérea Nacional do Chile)) Antes de 1929, o Chile, como a maioria dos países latino-americanos, não tinha uma companhia aérea nacional. Dessa forma, o espaço é concedido a empresas como a Panagra, que é uma empresa estrangeira que tem os Estados Unidos como centro de operação. No entanto, em 1929, o comandante Arturo Merino Benítez (Arturo Merino Benítez) criou a National Chilean Airlines com o desejo de mudar esta situação. Depois de operar com sucesso como empresa estatal por mais de 60 anos, o governo chileno deu início ao processo contínuo de privatização da empresa, iniciando com a negociação de 51% de suas ações com investidores nacionais. Nesse período, a empresa também se internacionalizou, atuando principalmente na Argentina e o Peru.
Desde então, devido ao contínuo desenvolvimento das redes locais, tem se destacado no mercado internacional por meio da compra de pequenas empresas internacionais da região e da rápida expansão de sua frota.
A Táxi Aéreo Marília (Táxi Aéreo Marília) foi fundada em 1961 e foi iniciada por dez pilotos monomotores que transportavam mercadorias e passageiros entre os estados do Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Rolim Amaro foi um dos pioneiros que fundou a empresa, foi o responsável pela formalização da TAM em 1971, quando passou a deter 67% do capital da empresa, e a empresa já crescia rapidamente. .
Na década de 80, a TAM se consolidou no mercado nacional, principalmente com a ajuda do Fokker-27, modelo que passou a substituir aviões bimotores e permitiu uma significativa ampliação no número de passageiros em voos. Certamente esse, entre outros fatores, permitiu que a companhia alcançasse a marca de 1 milhão de pessoas transportadas pelo país em 1981.
Nas décadas seguintes, a expansão constante do número de rotas pelo país, aliada a estratégias com alto potencial de atração de clientes, como a TAM Fidelidade, transformou a companhia na maior do Brasil na década de 2000. Eram 115 destinos em 23 países, aliados a lucros líquidos que ultrapassavam a casa dos bilhões. Os números falavam por si mesmos.
A fusão
LATAM Airlines Group S.A. (LATAM Airlines Group S.A.) é uma companhia aérea chileno-brasileira, criada após a fusão da Chilean Airlines LAN Airlines e Brazilian Airlines TAM Linhas Aéreas. Pelo tamanho da frota e pelo número de passageiros, a Latin American Airlines é a maior companhia aérea da América Latina. O grupo empresarial chileno inclui LAN Airlines e suas subsidiárias no Peru, Colômbia e Equador; LAN Cargo e suas subsidiárias; Tan Airlines; TAM Airlines e todos os ativos da LAN e TAM [2]. As duas empresas anunciaram a constituição do grupo em 13 de agosto de 2010 e constituíram o grupo em 22 de junho de 2012. Cada grupo mantém suas operações separadamente e está localizado em San Diego e São Paulo [3]. A fusão permitiu um maior desenvolvimento de economias de escala entre as duas empresas e beneficiou seus clientes à medida que aumentaram as opções de voos e destinos.
A ligação entre LAN e TAM pode transportar 60,3 milhões de passageiros para 150 destinos a cada ano, com receita de US $ 13,5 bilhões e uma frota de 310 aeronaves. Inicialmente, as duas empresas operavam em seus respectivos países. No entanto, desde 5 de maio de 2016, LAN e TAM adotaram a identidade de LATAM Airlines. O nome escolhido é o nome da organização, LATAM Airlines, que, além dos nomes LAN e TAM combinados, também se refere à "América Latina". A transição da marca deve ser feita de forma gradual, o que levará cerca de 3 anos. A primeira aeronave com novo logotipo, o Boeing 767, foi entregue em 29 de abril de 2016.
Em agosto de 2018, um pesquisador descobriu uma falha no sistema de entretenimento de aeronaves da empresa. Segundo ele, a brecha não conseguirá ganhar o controle da aeronave, nem colocará a aeronave em perigo, mas pode mudar a tela que o usuário vê e chamar o comissário.
Em 26 de setembro de 2019, a Delta Air Lines anunciou a compra de uma participação de 20% no Grupo LATAM [6], o que fará com que a LATAM saia da Oneworld [7].
Segundo as ultimas atualizações em 1º de maio de 2020, a LATAM já não fazia mais parte da aliança Oneworld.

Outros materiais