Buscar

Alterações do Crescimento na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alterações do Crescimento na Infância
Avaliação do Crescimento
O acompanhamento do crescimento deve ser baseado no alvo genético individual da criança. A estatura a ser atingida na idade adulta depende da altura dos genitores da criança, de acordo com os seguintes cálculos:
· Criança de sexo masculino: Média da altura dos genitores + 6,5cm 
· Criança de sexo feminino: Média da altura dos genitores – 6,5cm
Baixa Estatura Familial/Genética/Familiar
É caracterizada quando os genitores também são baixos e o crescimento segue paralelo e logo abaixo das curvas normais. Apresenta uma velocidade de crescimento dentro do esperado (5-6cm na fase escolar), não há déficit de hormônio de crescimento. O alvo genético é de uma estatura com percentil baixo (geralmente abaixo do percentil 3).
Atraso Constitucional do Crescimento
Caracteristicamente, no contexto do atraso constitucional do crescimento, a criança apresenta uma evolução de crescimento abaixo do esperado para seu alvo genético (ex.: o percentil aos 18 anos do alvo genético se encontra em 75 e a evolução do crescimento apresenta-se majoritariamente no percentil 10). Em geral, em uma criança hígida, sem alterações genéticas ou endócrinos e, principalmente, com história familiar de genitores com “atraso no crescimento”, com estirão na fase final da adolescência. Apresenta-se como uma maturação tardia. Peso e estatura diminuem perto do fim da infância, ficam paralelos ao normal na idade escolar. Aceleram no fim da adolescência e a estatura final é normal.
Síndrome de Turner
Doença genética que afeta o sexo feminino, com cariótipo 45, X. Caracterizada, dentre outros fenótipos, por baixa estatura (geralmente abaixo de 2 desvios padrões = baixa estatura importante), mesmo com alvo genético dentro de percentis mais superiores. Além disso, caracteristicamente, não ocorre maturação sexual (Tanner M1 P1), além disso, há presença de nevos pigmentados. Os defeitos associados mais característicos são renais e cardíacos (coarctação da aorta isolada ou associada à estenose aórtica). Um dos sinais mais precoces da síndrome é linfedema no dorso dos pés e das mãos em uma criança de sexo feminino, bem como estatura menor desde o nascimento.
Síndrome de Noonan
Conhecida como “Síndrome de Turner do sexo masculino”. Doença associada a dismorfismo facial, hipertelorismo (aumento da distância entre duas partes do corpo), bem como pescoço alado (como na Síndrome de Turner), baixa estatura, cardiopatia congênita e estenose pulmonar.
Resumo de Etiologias
Baixa Estatura Familiar: o alvo genético é baixo e está sendo seguido, com velocidade de crescimento normal. Não há necessidade de tratamento, mesmo que alguns especialistas recomendem controversamente o uso de análogos de GH para determinados pacientes.
Atraso Constitucional do Crescimento: alvo genético em percentil acima da evolução de crescimento da criança, mas velocidade de crescimento normal, com estatura paralela à curva normal de crescimento. Aos 18 anos, atinge-se estatura dentro do alvo genético. Histórico familiar de genitores com estirão e maturação tardios. Idade óssea compatível com atraso em relação à idade cronológica.
Baixa Estatura por Causa Endócrina: percentil muito abaixo do esperado em relação ao alvo genético e velocidade de crescimento anual baixa. Quando se dosa hormônio do crescimento (GH), apresenta-se em valores abaixo do valor de referência. O tratamento com análogos de GH é indicado.
Baixa Estatura por Causa Genética Patológica: percentil muito abaixo do esperado em relação ao alvo genético e velocidade de crescimento anual baixa. Geralmente se apresenta com outras sintomatologias associadas. Cariótipo alterado.
Idade Óssea
Faz-se radiografia em geral do punho da mão esquerda e compara-se a um atlas com determinadas características esperadas para cada idade, de acordo com o sexo. A idade óssea é compatível com idade cronológica na baixa estatura familial. Caso haja atraso da idade óssea, podemos estar diante de atraso constitucional do crescimento, deficiência hormonal e desnutrição. Caso haja avanço da idade óssea para a idade cronológica, podemos estar diante de puberdade precoce ou, menos comumente, em casos de obesidade.
Atlas Idade Óssea Sexo Masculino
 
 
 
 
Atlas Idade Óssea Sexo Feminino
 
 
 
Dor de Crescimento/Recorrente Inespecífica nos Membros
Caracteriza-se por dor tipicamente bilateral (80%), localizada na parte anterior das coxas, canelas, panturrilhas e atrás dos joelhos, sendo raro o envolvimento dos membros superiores. Geralmente ocorre no fim da tarde ou durante a noite, podendo acordar a criança, e não está presente pela manhã. Pode haver dias ou semanas sem dor. A dor melhora com massagens e/ou analgésicos. Não costuma se relacionar com atividade física. A gravidade não aumenta com o passar do tempo, além de não haver achados anormais no exame físico.

Outros materiais