Buscar

AD1_TPEM_2021-2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Alice da Silva Almeida
	Matrícula: 18116080363
	Polo: Barra do Piraí
Disciplina: Tendências na Pesquisa em Educação Matemática
Equipe: Prof.ª Andréa Thees e Prof. Bruno Viana
AD1 – 2021.2
Questão 1 (5 pontos)
Após assistir o vídeo disponível na Aula 3, acesse os artigos "Educação Matemática e Ideologia" e "Ideología y Educación Matemática" e realize uma leitura atenta de ambos.
1.A) Explique, com suas próprias palavras e usando sua criatividade, o que a autora do trecho abaixo está querendo dizer. (2,5 pontos)
“No processo educativo, qualquer opção pedagógica comporta um componente ideológico. Isto é verdade não somente nas disciplinas das áreas de humanas, que possuem maior conteúdo social, como geografia, história ou sociologia e filosofia, mas também, na matemática, uma disciplina tradicionalmente considerada como um modelo de imparcialidade ou de um ceticismo ideológico.”
R: A autora quis dizer que a matemática não é só conta e cálculos. A matemática também têm concepções atribuídas a conteúdos sociais, pois se faz necessário para o cotidiano. Ao contrário do que a maioria pensa, a matemática também é cercada de “porquês”, Cercado de enriquecimento pessoal, social, político, e cultural, assim como qualquer outra disciplina engloba esses aspectos a sua maneira.
1.B) No trecho a seguir, o autor pontua que a participação dos professores nas instituições escolares compreende duas atividades de socialização: socializar os seus alunos e ser socializado. Explique, com suas próprias palavras, o que ficou entendido dessa afirmação. (2,5 pontos)
R: Para mim, ficou entendido que o professor é um agente de ligação entre os alunos uns com os outros, os alunos com os conhecimentos e os alunos com a escola no geral. Mas para que esse processo de socialização aconteça, o professor deve ser socializado também. Ou seja, deve estar trocando informações com toda a equipe escolar, incluindo os alunos, deve buscar sempre estar acompanhado dividindo o mesmo espaço e compartilhando experiências. 
“En el proceso de socialización que tiene lugar en la Escuela el profesor desempeña una doble actividad: socializar y ser socializado. La función que justifica su presencia en el sistema educativo es la socialización de los alumnos.”
Questão 2 (5 pontos)
Na Aula 2 foi indicada a leitura do Capítulo 7 – “Práticas Interdisciplinares: Opções de Aprendizagem Matemática Significativa”, de Ana Maria Carneiro Abrahão, disponível no e-Book “Pesquisa e atividades para o aprendizado matemático na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”, de Rute Borba e Gilda Guimarães, 2015. 
A partir das suas reflexões, responda:
1) O que é interdisciplinaridade? Comente a definição das autoras lidas com suas próprias palavras (2 pontos)
R: A interdisciplinaridade é a junção de duas ou mais disciplinas sobre o mesmo conteúdo,  permitindo que o aluno tenha uma visão maior a respeito da temática que for abordada. As autoras consideram a interdisciplinaridade como um fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com o outro conhecimento.
Há um trecho em que uma das autoras diz, “o trabalho polivalente do professor dos anos iniciais e da Educação Infantil favorecem práticas interdisciplinares que possibilitam a interação com a realidade e a inversão da prática baseada na transmissão de conteúdos para a prática onde a busca de questionamentos é constante”, levando a entender que por se tratar de um único professor para cada uma das disciplinas, fica mais fácil de ser utilizar da interdisciplinaridade pois pode-se aproveitar questões levantadas em mais de uma área.
2) Elabore um projeto interdisciplinar entre Matemática e Geografia, indicando os objetivos compatíveis com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), a sua escolha. Lembre-se de consultar a BNCC para selecionar os conteúdos adequados. (3 pontos)
R: Tema: Meios de transporte.
Duração: 1 semana.
Áreas do conhecimento: matemática e geografia.
Turma: 5º ano.
Objetivos: A cidade e os meios de transporte; zona rural e urbana; noção de tempo; noção de quantidade; cálculo matemático.
Aula 1: Introdução e levantamento do conhecimento prévio.
Atividade 1: Apresentar o objetivo da aula, despertando a curiosidade sobre o tema.
Atividade 2: Projetar imagens de meios de transportes. Promover uma discussão. Perguntas para discussão: O que são meios de transporte? Quais são os tipos dos meios de transporte? Quais meios de transporte podem ser usados por menores de 18 anos? Quais meios de transportes são mais rápidos?
Atividade 3: Registrar as respostas em cartaz.
Aula 2: Meios de transporte mais comuns nas zonas Urbana e Rural.
Atividade 1: Formar dois grupos, um para zona rural e outro para zona urbana.
Atividade 2: Cada grupo registrará em um cartaz os meios de transportes mais comuns da zona em que estiver em foco no grupo.
Aula 3: Tempo.
Atividade 1: Observar o tempo que um mesmo meio de transporte leva para chegar ao seu destino fazendo um percurso pela zona rural e depois pela zona urbana.
Atividade 2: Apontar os fatores que levaram ao resultado da atividade anterior.
Aula 4: Resolução numérica.
Paulinho apostou uma corrida de bicicleta com seu irmão Lucas. Paulinho usou o caminho de terra e Lucas foi pelo caminho de asfalto. Lucas foi o primeiro chegar às 14:35h, Paulinho chegou às 14:37h. Quanto tempo o Paulinho levou a mais que Lucas?
Atividade 2: Relacionar a diferença de tempo da atividade anterior com a Rota escolhida por cada um.
O que é a rota da rua de terra tem como obstáculo para ter atrasado Paulinho?
Aula 5: Quantidade.
Atividade: Cada aluno responderá às seguintes questões:
Quantos meios de transporte podem ser utilizados na cidade? Quantos você já utilizou? Quantos você tem em casa?
Produto final: Exposição dos cartazes feitos.
Recursos: Projetor, quadro, cartolina, revistas para recorte, lápis de cor e caneta piloto.
Avaliação: Observação, registros das interações e análise das questões.

Continue navegando