Buscar

Leia o excerto de texto a seguir: “Ao referir-se aos possíveis papéis sociopolíticos da Educação Matemática, Skovsmose (2008) considera diversas po...

Leia o excerto de texto a seguir: “Ao referir-se aos possíveis papéis sociopolíticos da Educação Matemática, Skovsmose (2008) considera diversas possibilidades: promover a submissão às ordens, à discriminação por classificação e à diferenciação ética”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENNEMANN, MARCIO; ALLEVATO, NORMA SUELY GOMES. Educação matemática crítica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 1, n. 1, 2012, p. 108. De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do texto-base Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica sobre a Educação Matemática crítica, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica pressupõe uma crítica ao papel da matemática na sociedade.
II. A Educação Matemática Crítica preocupa-se em analisar a natureza dos modelos matemáticos.
III. Skovsmose (1994), ao referir-se à Educação Matemática Crítica, afirma que a maior preocupação dos trabalhos desenvolvidos nesta área deve ser o rigor no que concerne aos modelos matemáticos construídos.
IV. Embora tenha a preocupação de orientar as atividades de modelagem na direção de crítica do papel da matemática na sociedade, a Educação Matemática Crítica o faz sem aproximar-se de questões políticas.
A I e III
B I e II

Essa pergunta também está no material:

Tendëncias em educação matemática apol 3

Tendências em Educação Matemática Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III. A afirmativa I está correta, pois a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica pressupõe uma crítica ao papel da matemática na sociedade. A afirmativa II está incorreta, pois a Educação Matemática Crítica não se preocupa em analisar a natureza dos modelos matemáticos, mas sim em analisar o papel da matemática na sociedade. A afirmativa III está correta, pois Skovsmose (1994) afirma que a maior preocupação dos trabalhos desenvolvidos na Educação Matemática Crítica deve ser o rigor no que concerne aos modelos matemáticos construídos. A afirmativa IV está incorreta, pois a Educação Matemática Crítica se aproxima de questões políticas ao analisar o papel da matemática na sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais