Buscar

CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO TRABALHO DE ANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cirurgia de Revascularização do Miocárdio – CRM (Ponte de Safena)
Esse tipo de cirurgia é indicada em situações onde existem obstruções importantes nas artérias do coração, conhecidas como artérias coronárias, a CRM é realizada para melhorar a circulação do músculo cardíaco em pessoas com doença arteriocoronária grave. 
Também conhecida como ponte de safena, a cirurgia de revascularização do miocárdio é um procedimento por meio do qual o cirurgião utiliza um segmento de artéria ou veia para desviar sangue da aorta para as artérias coronarianas. 
Esse procedimento cirúrgico requer anestesia geral e dura em torno de 3 a 6h. 
Descrição Anatômica da cirurgia
Inicialmente é observada a frequência cardíaca, a pressão arterial, o estado clínico geral do paciente. 
Antes da cirurgia é colocado um tubo intravenoso com uma medicação sedativa para relaxamento, em seguida, é aplicada a anestesia geral.
Um tubo de respiração, fino e flexível é inserido na boca do paciente, desce pela laringe alcançando a traqueia, chega aos pulmões, para auxiliar no processo respiratório Uma vez colocado, o tubo permanece lá até que o médico assistente ordene a sua remoção. 
Um cateter é colocado na bexiga para drenar a urina.
É feito uma incisão na perna para a retirada de um trecho da safena magna.
É executado um corte longo, no centro do tórax, através do esterno,(osso localizado na parte da frente do tórax), a caixa torácica é aberta alcançando o coração. 
Durante o procedimento, o sistema circulatório do paciente é conectado a uma bomba de circulação extracorpórea, para executar, temporariamente, as funções de oxigenação e respiração, nesse momento, o coração para de funcionar, e a bomba assume as duas funções.
A veia safena é costurada a uma extremidade para a aorta e outra extremidade à artéria estreitada, um pouco além da obstrução, criando um novo caminho para a irrigação sanguínea do músculo cardíaco. Com os enxertos no lugar, o nódulo sinoatrial (marcapasso) é estimulado, são emitidos sinais elétricos para restaurar os batimentos cardíacos. Os batimentos retornam ao ritmo normal, a máquina cardiorespiratória é desligada.
O esterno é unido com fio especial para cirurgia, em seguida, é feita a sutura da incisão na pele para fechar.
O tubo na traqueia é mantido durante as primeiras horas de recuperação. 
Um tubo de drenagem é colocado através da pele, embaixo da incisão para drenagem de fluidos a fim de evitar complicações inflamatórias.
Após a cirurgia o paciente é encaminhado para a UTI com tubos de plástico (drenos) inseridos provisoriamente no tórax para remover resíduos de sangue no espaço em volta do coração (mediastino).
Referências:
http://sociedades.cardiol.br/socerj/publico/dica-safena.asp
http//publicacoes.cardiol.br

Continue navegando