Buscar

PIM III nova tentativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Paulista Unip 
 Reiny Rodrigues dos Santos
 RA: 1979039
 PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM III
 Projeto integrado multidisciplinar pim lll
Monte Mor
2021
Universidade paulista
Reiny Rodrigues dos Santos
 RA: 1979039
Projeto integrado multidisciplinar PIM lll
Sucata Sucatão Ltda
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III:
Para obtenção do título de Tecnólogo em Segurança no Trabalho, apresentado à Universidade Paulista – UNIP
 
Monte Mor
2021
RESUMO 
O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico na empresa pesquisada e identificar práticas executadas na organização e estabelecer relação com as teorias estudadas no curso de Tecnologia de Segurança do Trabalho, com base na matéria de Atendimento Pré-hospitalar bem como, avaliar os métodos utilizados da empresa fazendo uso das ferramentas administrativas e dos conceitos de Legislação e Introdução de Higiene e Segurança do Trabalho e dos modelos de Estatística aplicada para apresentar a empresa técnicas que favoreçam melhor a tomada de decisões. A empresa estudada é o Comércio de Sucata Sucatão LTDA, que atua no mercado de São Paulo, especificamente na cidade de Monte Mor, sendo referência na compra e venda de Sucatas na Região. A Sucata Sucatão é um exemplo típico de empresas administradas pela gestão familiar, é sabido que uma empresa familiar se firma em sucessão e promoções de familiares. Através dos estudos prévios analisados nesta empresa e a contextualização do conteúdo dos estudos das matérias em questão e pesquisa bibliográfica virtual, observa-se pontos relevantes para serem analisados dentro da empresa. Como nos foi ensinado recentemente através das matérias em questão do curso de Segurança do Trabalho, competir no mercado de hoje é complexo, atualmente a qualidade é questão de obrigação, não mais um diferencial, ela está ligada em todos os setores dentro da organização. A empresa eficiente tem que pensar como manter o fluxo produtivo atendendo a demanda do mercado ao mesmo tempo focada nos processos e recursos necessários para mantê-la ativa, garantindo matéria-prima para produzir e vender. 
 Palavras chave: economia e mercado, cenário macroeconômico, matemáticos financeiros, pesquisa, qualidade, demanda reciclagem, processos, matéria – prima, produtos.
 SUMÁRIO
1. Introdução .....................................................................................04
2. Descrição da Empresa ..................................................................05
2.1.Denominação e Forma de Constituição......................................05
 2.2.Dadose fatos relevantes da origem da organização................05
 2.3.Natureza e Ramo de Atuação ...................................................06 
2.4.Porte da empresa.......................................................................06
2.5.Relação de filiais.......................................................................06
2.6.Números de funcionários..........................................................06 
2.7.Principais produtos...................................................................06
2.8.Principais fornecedores, insumos, matérias-prima e serviços...07
2.9.Principais mercados................................................................08
 2.10.Principais concorrentes...........................................................08
2.11.Organograma ..........................................................................09
3. Legislação e Normas Técnicas em Segurança do Trabalho .........09
3.1 Critérios Adotados ..................................................................10
3.2 Ruídos ...................................................................................11
3.3 Radiação não Ionizante .......................................................11
3.4 umidade .........................................................................11
3.5 Químico ...............................................................................12
3.6 Atividades e Operações Perigosas .......................................12
3.7 Biológico ...............................................................................13
4. Atendimento Pré-Hospitalar ........................................................24
5. Estatística Aplicada ................................................................26 
6. Conclusão ......................................................................29
INTRODUÇÃO 
Neste PIM III -, referente ao segundo semestre de2019, do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, apresento um diagnóstico da empresa Comércio de Sucata Sucatão ltda, identificando suas práticas de gestão baseadas nas disciplinas Legislação e Normas de Segurança do trabalho, Economia e Mercado e Matemática Aplicada. Através de pesquisa e coleta de dados realizados em visita presencial na empresa, conhecendo os setores, realizei entrevista com o Funcionário - empregado o Sr João Miguel que nos forneceu acesso a dados sobre o assunto em questão. Fundada em 1998, a Sucata Sucatão atua no comércio de compra e venda de matérias recicláveis, com frota própria, produzindo e comercializando materiais sucateados, tais como: cavaco, chaparia, estamparia, ferragens industriais, papel cartão, papel branco, tetra park, papelão ondulado tipo 1, 2 e 3, plástico fino, plástico PP, plástico PPE, garrafinhas, garrafas pets, entre outros. As Sucatas Sucatão trabalham no enfardamento de materiais para proporcionar uma melhor lógica na entrega as siderúrgicas e fábricas. A empresa possui sistema de pesagem monitorada por computador, escritório financeiro próprio e escritório terceirizado de contabilidade, controle de qualidade da matéria prima e de seus maquinários, garantindo a qualidade final do produto. Possui também uma filial situada em Minas Gerais onde emprega nove pessoas, essa filial se concentra na separação e enfardamentos de plásticos.
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 
2.1. Denominação e Forma de Constituição:
Comércio e Indústria de Sucata Sucatão - LTDA. 
Nome fantasia: Comércio de Sucatas 
Endereço: Rua João Vignando / Parque do Café um, Monte Mor, São Paulo inscrita no CNPJ de nº 64.208.232/0001-00
2.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização: 
O comércio de Sucatas Sucatão surgiu da iniciativa do jovem empreendedor Eduardo Souza e sua esposa Maria da Glória, que aos 23 anos, que viu o notório crescimento das indústrias de sua cidade e o aumento de rendimentos produzidos, a oportunidade de lucrar e de fornecer um destino correto aos resíduos, mantendo a qualidade de vida dos moradores de Monte Mor, SP. Assim começou a jornada de retirar, separar, compactarem a vender esses materiais, A empresa começou a operar regularmente no mesmo mês de sua abertura.
2.3. Natureza e Ramo de Atuação:
 Uma empresa que a mais de 20 anos atuando no setor de reciclagem de resíduos, comércio e produção de materiais recicláveis, sendo licenciada pela CETESB e autorizada por órgãos ambientais como o IBAMA e CADR.
2.4. Porte da Empresa:
A Sucata Sucatão é uma Empresa de Pequeno Porte, quando iniciou suas atividades, sem experiência no ramo, nos primeiros meses atingiu faturamentos muito baixos de R$ 2.000,00(dois mil reais), ficando abaixo dos seus custos. A pauta de capital de giro foi um fator determinante para que a empresa começasse a engatilhar, e a partir daí conseguiu – se a pagar as despesas do dia-a-dia até atingir o ponto de equilíbrio do caixa, tendo então o retorno esperado.
2.5. Relação de filiais: 
Após 10 anos de empresa, foi aberta a primeira filial das Sucatas A Sucatão, logo em seguida foi feita a compra de um terreno e logo surgiu a segunda filial, depois de dois anos, a primeira foi vendida, permanecendo a sede e uma filial no estado de Minas Gerais.
2.6. Números de funcionários:
 A empresa começou com quatro funcionários, atualmente trabalha com mais de 30 funcionários,
alega os proprietários ser o suficiente para atender a demanda.
2.7. Principais produtos:
· Ferragens estruturais
· Tambores
· Baldes
· Buchas 
· Tarugos
· Discos
· Big Bag
· Perfis Laminado 
· Redutores
· Tela 
· Tubos
· Chapas 
· Vigas 
· Recipientes de vidros
· Papelão 
· Sucata Graúda
· Papel Cartão
· Papel Branco
· Cavaco
· Estamparia
· Tetra Park
· Chaparia 
· Plásticos 
· Vidros
2.8. Principais fornecedores, insumos, matérias-prima e serviços 
 As compras de insumos e matérias primas atualmente cerca de 80% são realizadas das multinacionais e indústrias da região, sendo a filial da Nestlé, Cargill, Itaiquara, Laticínios Mococa, Cory do Brasil e os fornecedores secundários são catadores da região que levam ou agendam retiradas de materiais para venda no Pátio da empresa. O Comercio de Sucatas Sucatão busca ampliar e melhorar o atendimento aos parceiros, para isso conta com a implantação de caçambas rollo/roll-off com capacidade de 30m² e caçambas poli de tamanhos que variam conforme necessidade, proporcionando ao cliente uma melhor organização. Houve desde o início a preocupação em relação ao espaço para armazenar grandes quantidades de materiais, por isso foram construídos onze barracões para assim fornecer uma estrutura para a contínua expansão de seus números de fornecedores e clientes.
2.9. Principais Mercados
As Sucatas Sucatão atuam principalmente no mercado de reciclagem de resíduos, e varejo de linha estrutural, seus atendimentos acontecem tanto diretamente no ponto de venda, ou seja, na sede da empresa, quanto nos estabelecimentos de clientes e fornecedores, quando não há o serviço de logística, um veículo equipado, caminhões rollons, caminhões ou carretas com equipamentos de garra, do próprio fornecedor, comparecem até a sede da empresa, onde é pesado na balança própria da firma e segue para o local onde é carregado. Já na situação em que clientes situados em outras cidades necessitam de produtos, o agendamento é feito via telefone ou e-mail, onde o preço é acertado e o horário do envio é combinado, a partir daí é realizada a produção e encaminhada via frete próprio da empresa. A empresa visualiza com bons olhos o mercado de Monte Mor e região, acredita no potencial e busca cada vez mais por técnicas que aumentem a rentabilidade da empresa. 
2.10. Principais concorrentes:
Por ser um dos maiores depósitos na cidade, não existem grandes concorrentes, atualmente o Comércio de Sucatas Sucatão tem como principal concorrente a sucata Alvarez, que se situa em São João da Boa Vista. O mesmo atua no setor de reciclagem de sucatas, com custo de preços bem próximo aos das Sucatas Sucatão.
 2.11. Organograma:
 A ordem internada empresa se dá primeiramente pelos sócios Eduardo Souza e Maria da Glória, diretora responsável pela programação dos veículos, administração de recursos, recursos humano e diretor financeiro, respectivamente. A partir daí foram distribuídos cargos e responsabilidades separados pelos setores de atuação. Tendo então um mecânico responsável pela oficina interna e manutenção dos veículos e maquinários, um responsável pela organização de carga e descarga de materiais no pátio e pela fiscalização do desempenho e necessidades dos demais funcionários deste setor, fora designado um gerente de compras, e gerente de vendas.
3. LEGISLAÇÃO E NORMA TÉCNICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
A análise resultante desta avaliação voltada a área ambiental e de condições de trabalho tem por finalidade o atendimento da Lei 6.514/77, Portaria 3.214/78, em suas NR (Normas Regulamentadoras)15 e 16, já referenciada, combinando com as orientações do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador –DSST. 
A fim de possibilitar a administração da empresa “Comércio de Sucatas Sucatão LTDA-EPP”, uma visão mais ampla e clara possível do ponto de vista técnico-Administrativo sobre a existência ou não de possível insalubridade ou periculosidade. Entende-se por atividade insalubre aquela cujo exercício da função causará danos à saúde do trabalhador, durante sua vida laboral, o adicional de insalubridade é devido ao funcionário que estiver exposto aos agentes agressivos que excedem o limite de tolerância, entende-se por limite de tolerância a concentração relacionada com a natureza e o tempo de exposição. O exercício de trabalho em condições insalubres, a segura ao funcionário a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:
40% Insalubridade em Grau máximo, 20% Insalubridade de Grau médio e 10% Insalubridade de Grau mínimo. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerada o de Grau mais elevado. A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional, deverá ocorrer com:
a) Adoção de medida de ordem geral que conserve o ambiente de trabalho dentro do limite de tolerância.
b) Utilização de equipamento de proteção individual. 
Entende-se por atividades e operações perigosas, aquelas executadas com:
a) Explosivos: 
- Degradação química ou a autocatálise;
- Ação de agentes exteriores, tais como calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choques e atritos.
b) Inflamáveis: 
Conferindo aos trabalhadores que se dedicam a essas atividades ou operações, bem como aqueles que operam na área de risco.
O exercício em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção do adicional de 30% incidente sobre seu salário, sem acréscimo resultante de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. O trabalhador poderá optar pelo adicional de insalubridade que por ventura lhe seja devido. Também são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvam radiações ionizantes ou substâncias radioativas.
Segundo a Lei Nº 7.369, de 20 de setembro de 1985, institui também o adicional para os trabalhadores no setor de energia elétrica, em condições de periculosidade.
3.1 Critérios Adotados.
Foram realizados na segunda quinzena do mês de Agosto de 2017, estudos de todos os processos existentes diversos setores / Postos de trabalho da empresa, que incluía quantificação ambiental com equipamentos adequados de campos e laboratório. Para isso, tivemos a colaboração do proprietário e dos colaboradores da empresa.
3.2 Ruídos. 
Os níveis de ruído contínuo ou intermitente foram medidos em decibéis dB, operando em circuitos de compensação “A” a resposta é lenta– SLOW ou em circuito de compensação “C” a resposta é rápida– FAST. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. Para os valores encontrados com nível de ruído intermediário, será considerada a máxima exposição diária permissível relativa ao nível imediatamente mais elevado.
A caracterização de insalubridade ocorrerá, quando forem ultrapassadas da portaria dos limites de tolerância constantes nos Anexos 01 e02 da Lei 6514/77, Portaria 3.214/78 e NR 15 do Ministério do trabalho.
3.3 Radiações não Ionizantes
As operações ou atividades que exponhamos trabalhadores a radiações não ionizantes sem a proteção adequada serão consideradas insalubres, em decorrência do laudo de inspeção realizado no local de trabalho, conforme é estabelecido no anexo 7 da Lei 6514/77, Portaria 3.214/78 e NR 15 do Ministério do Trabalho.
3.4 Umidade
As operações ou atividades que exponhamos trabalhadores em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores serão consideradas insalubres, em decorrência do laudo de inspeção realizada no local de trabalho, conforme é estabelecido no Anexo10 da Lei 6514/77, Portaria 3, 214/78 e NR 15 do Ministério do Trabalho.
3.5 Químico 
- Qualitativo
As operações ou atividades que exponham os trabalhadores aos agentes químicos serão consideradas insalubres, em decorrência do laudo de inspeção realizada no local de trabalho, conforme é estabelecido no Anexo 10 da Lei
6514/77, Portaria 3, 214/78 e NR 15 do Ministério do Trabalho.
-Quantitativo
As operações o atividades que exponhamos trabalhadores aos agentes químicos, serão consideradas insalubres,
quando ultrapassar o limite de tolerância, conforme é estabelecido nos quadros de seus respectivos anexos 11 e 12 da Lei 6514/77, Portaria 3, 214/78 e NR 15 do Ministério do Trabalho.
3.6 Atividades e Operações Perigosas
As operações ou atividades que exponham os trabalhadores as condições perigosas, serão consideradas periculosidade, quando enquadrar-se nos anexos 01 e 02 da Lei 6514/77, Portaria 3,214/78 e NR 16 do Ministério do Trabalho.
Inflamáveis
 São consideradas áreas de riscos:
	 ATIVIDADES
	AREA DE RISCO
	I) Enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em locais abertos.
	Círculo de raio de 7,5 metros com centro nos bicos de enchimento.
	Q) Abastecimento de inflamáveis
	Toda a área de operação, abrangendo, no mínimo, círculo com raio de 7,5 metros com centro no ponto de abastecimento e o círculo com raio de 7,5metros com centro na bomba de abastecimento de viatura e de faixa de 7,5 metros de largura para ambos os lados da máquina.
Os líquidos inflamáveis são definidos pela NR-20, como: “20, 2, 1 Para efeito desta norma regulamentadora, fica definido líquido inflamável como aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor que não exceda a 2,8 Kg/cm2 absoluta a 37,7ºC.”
Quanto ao ponto de fulgor, os líquidos inflamáveis são divididos nas seguintes classes:
CLASSE I – Compreende os líquidos com pontos de fulgor abaixo de 37,7ºC.
CLASSEII –Abrange os líquidos com ponto de fulgor superior a 37,7ºC.
Os combustíveis, CLASSE III, são definidos pela NR-20, da Portaria nº 3,214/78 - Mtb, conforme a seguir:
“20.1.1–Para efeito dessa Norma Regulamentadora, fica definido líquido combustível como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93.3ºC”.
3.7 Biológico
As operações ou atividades que exponham os trabalhadores aos agentes biológicos são consideradas insalubres, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, conforme é estabelecida no Anexo 14 da Lei 6514/77, Portaria 3, 214/78 e NR15 do Ministério do Trabalho.
Através de uma análise e descrição física dos principais setores da empresa, foi possível avaliar seus riscos, fontes geradoras, intensidade entre outros agentes;
Setor: Prensa
Setor: Manutenção
Setor:Transporte Interno/Externo
Setor: Vendas/Pátio
A partir deste estudo, podemos concluir que o Comércio de Sucatas Sucatão apresenta três riscos principais:
Radiação não Ionizante:
Conforme avaliações e especificações dentro dos preceitos legais a radiação ionizante emitido no setor: “Manutenção” agride a saúde dos trabalhadores, porém, com os constantes treinamentos, o uso obrigatório e comprovado dos EPI’s adequados para a função e com os exames médicos obrigatórios, a empresa neutraliza o agente agressivo. Portanto, para as atividades exercidas neste setor, não é devido os adicionais de insalubridade.
Ruído: 
Conforme avaliações e especificações o ruído emitido nos setores: 
“Manutenção, Transporte Interno/Externo” agride a saúde dos trabalhadores, porém, com os constantes treinamentos, o uso obrigatório e comprovado dos EPI’s adequados para a função e com os exames médicos obrigatórios, a empresa neutraliza o agente agressivo. Portanto, para as atividades exercidas nestes setores, não é devido os adicionais de insalubridade.
Já nos setores “Vendas/Pátio e Prensa I” agride a saúde dos trabalhadores, porém como está abaixo do limite de tolerância, estabelecido na NR 15 e com os constantes treinamentos, o uso obrigatório e comprovado dos EPI’s adequados para a função e com os exames médicos obrigatórios, a empresa neutraliza o agente agressivo. Portanto, para as atividades exercidas nestes setores, não é devido os adicionais de insalubridade.
Agentes Biológicos:
Conforme a avaliação e especificação dentro dos preceitos legais o contato com materiais contaminantes, no setor “Prensa I” expõem o trabalhador ao risco iminente de contaminação, assim sendo, o adicional de insalubridade no percentual de 40% é devido.
Podemos concluir que embora á presença de diversos agentes e riscos, a Empresa se empenha em estabelecer cursos, treinamentos, uso correto e responsável de EPI’s para cada função e acompanhado de exames médicos obrigatórios e frequentes, a empresa neutraliza a maioria de seus agentes agressores.
4. ATENDIMENTO PRÉ - HOSPITALAR 
Considerando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) com redação dada pela Lei nº 6514 de 22/12/1997, Portaria nº3214 de 08/06/1978, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR)07, cabe ao empregador: 
a)garantira colaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;
b) custear, sem ônus para o trabalhador todos os procedimentos relacionados ao PCMSO (art.168). O PCMSO deverá ter o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de a gravosa saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza sub clínica, além de constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis a saúde do trabalhador.
O Comércio de Sucatas Sucatão, assim como todo estabelecimento legalizado, está equipado com materiais necessários a prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características das atividades desenvolvidas ali, estando este material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
Os exames médicos são planejados e implementados com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificando nas avaliações previstas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) a realização obrigatória dos exames médicos compreende:
- Avaliação Clínica: abrangendo ocupacional, exame físico e mental;
- Exames Complementares: realizados de acordo com os termos específicos neste programa.
A avaliação clínica referida como parte integrante dos exames médicos constantes deverá obedecer aos prazos e a periodicidade conforme abaixo relacionado:
a) Exame Médico Admissional: deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades;
b) Exame Médico Periódico: de acordo com o seguinte intervalo mínimo de tempo.
b.1) Para trabalhadores expostos a riscos ou situações de trabalho que impliquem no desencadeamento ou agravamento de doenças ocupacionais ou ainda para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas,os exames deverão ser repetidos:
- a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo agente da inspeção do trabalho, ou ainda como resultado de negociação coletiva de trabalho;
- de acordo com a periodicidade especifica dano anexo nº06 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas.
b.2) Para os demais trabalhadores:
-anual, quando menores de dezoitoanos emaiores de quarenta ecinco anos deidade; 
- a cada dois anos, para trabalhadores entre dezoito anos e quarenta e cinco anos de idade.
c) Exame Médico de Retorno ao Trabalho:deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho, de trabalhadores ausente por período igual ou superiora 15 (quinze) dias por motivo de doença ou acidente da natureza ocupacional ou não, ou parto.
d) Exame Médico de Mudança de Função: ser obrigatoriamente realizado antes da data da mudança. 
e) Exame Médico Demissional: será obrigatoriamente realizado até a data de homologação, desde que o último tenha sido realizado há mais de 135 dias (empresas de grau 1 e2 ) e 90 dias (empresas de grau 3e 4).
5. ESTÁTISTICAAPLICADA
 A aplicação da estatística é comum em nosso cotidiano, uma ferramenta de gestão extremamente importante, ela ajuda a apontar lucros e prejuízos, suas correlações, médias e prevalências, sua precisão é a premissa, sua aplicação auxilia nas tomadas de decisões e permite antecipar resultados catastróficos para a empresa. A estatística aplicada é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos de um conjunto de dados, tais como média ou desvio padrão. Para Souza (2012), “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos
que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
No que se refere a dados estatísticos a empresa Comércio de Sucatas Sucatão não foge à regra e como qualquer empresa que se planeja, ela trabalha com dados estatísticos, utilizados internamente na instituição, onde se aplicam estudos relacionados ao preparo profissional dos empregados da empresa, onde os que se destacam recebem um adicional a título de vantagem financeira pessoal, o setor de gestão de recursos humanos da empresa aplica essa política apesar de não oferecer treinamentos continuados a seus empregados, mas bonifica quem conseguir alcançar especializações e cursos em outras instituições, seja à distância ou presencial, desde que comprovadamente reconhecida e com apresentação de certificado.
	
O gráfico abaixo mostrará o grau de escolaridade dos funcionários da empresa
Gráfico Escolaridade dos Funcionários do Comércio de Sucatas Sucatão, realizado no 3º trimestre de 2018
Escolaridade Funcionários
Ensino Superior
Ensino Técnico
Ensino Fundamental 
EnsinoMédio
E o que se pode perceber, é que mesmo com o apoio e recompensação financeira por cursos e aperfeiçoamentos, o número de profissionais com um índice de escolaridade elevada é pequeno, deixando transparecer que a empresa realmente necessita da Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pois como não se há incentivos pessoais, ficando a Ensino Superior (Completo e Cursando)..........................7,5%Ensino Técnico(Completo).............................................. 12,5%Ensino Médio ( Completo e Incompleto) ..........................37,5%Ensino Fundamental (Completo e Incompleto) .................... 42,5%
Fonte: Gerência de Recursos Humanos e Patrimônio Comércio de Sucatas Sucatão LTDA
6. CONCLUSÃO
Conforme preceitua a Portaria 3.214 de08 de junho de 1.978do Ministério do Trabalho, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI),fornecidos devem e são apropriados aos riscos existentes como Certificado de Aprovação do MTB, tornando o seu uso obrigatório nas atividades que envolvam o risco, neutralizando assim o agente existente. Sendo feita a substituição dos equipamentos de proteção individuais danificados ou extraviados pelo funcionário, também a empresa continuará promovendo e realizando treinamentos visando o uso correto e adequado dos mesmos, porém, com relação a alguns agentes como o de origem biológica; mesmo ocorrendo o fornecimento e os treinamentos dos dispositivos de proteção individual, estes não conseguem neutralizar, minimizar ou atenuar o agente agressivo, tendo em vista que este fator de risco é inerente ás funções efetivamente expostas. Para tais casos é necessário o adicional de insalubridade. 
Podemos concluir que há um foco da empresa em querer garantir e manter o bom atendimento aos clientes, prestando um serviço pontual e mantendo o objetivo de atender a demanda e assumir a liderança em produtos reciclados independente de seus setores. Sendo o primeiro depósito de sucatas de sua cidade, o Comércio de Sucatas Sucatão pretende continuar a estudar seus clientes e fornecedores e assim concentrar suas vendas neste mercado.
A concorrência perfeita ou pura caracteriza – se pela existência de um grande número de produtores (firmas), de tal maneira que uma empresa isoladamente não consiga interferir nos níveis de oferta do mercado, e não tenha, portanto, poder para determinar os preços de equilíbrio. (UNIP, Livro Texto Economia e Mercado. Unidade II) 8. Para manter-se extremamente competitiva o Comércio de Sucatas Sucatão tem por objetivo buscar em sua linha de produção a eficiência técnica e econômica, pretendendo produzir a mesma quantidade de produtos enfardados demandados pelo mercado, utilizando a menor quantidade física de fatores de produção, ao mesmo tempo objetiva produzira necessidade demandada com um menor custo de produção. 
Examinei de modo prático uma empresa real; presenciei seus erros e acertos e tive uma noção clara da necessidade de se executar de forma concreta um plano de negócios no dia – a- dia da empresa. Destarte, todas as formas e situações descritas validaram os conceitos teóricos ensinados pela UNIP, capacitando-me para aplicação do conteúdo ensinado e direcionando-me para o caminho correto de uma gestão, evitando os erros.
Referencias 
Apostilas das matérias de Atendimento Pré-hospitalar, Legislação e Introdução de Higiene e Segurança do Trabalho e Estatística aplicada
Pesquisa direta na empresa 
ESCOLARIDADE FUNCIONÁRIOS	ENSINO SUPERIOR	ENSINO TECNICO	ENSINO FUNDAMENTAL	ENSINO MEDIO	7.5	12.5	37.5	42.5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando