Buscar

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4 PLANO EMERGENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Tamires Conceição Pereira Leite
	RGM: 25757571
	Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual 
Polo - Várzea Grande – Mato Grosso
	Data: 21/05/2021
	Curso: Formação Pedagógica Para Graduados Não Licenciados - Biologia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que foi elaborado a partir de uma ampla discussão que envolveu toda comunidade escolar - estudantes, professores, pais - e resultou numa proposta de aprendizagem por competências gerais e habilidades especificas, que devem preparar os estudantes para a realidade de seu cotidiano, para serem capazes de resolver problemas reais. Neste documento são indicados 10 competências gerais que devem orientar o ensino básico. Os objetivos da BNCC é garantir aos estudantes do ensino básico o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns, igualando o ensino nas escolas de todo o Brasil, e o desenvolvimento e formação de habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o os dias hoje.
As 10 competências gerais se entrelaçam e criam uma estrutura que se dividi em habilidades específicas para cada componente e níveis de ensino. A primeira competência é sobre o Conhecimento, no qual busca fortalecer um aspecto para o qual a escola sempre esteve direcionada. A principal atuação das unidades escolares, historicamente, sempre foi o conhecimento, sendo uma portadora dos saberes.
A segunda competência é o Pensamento Científico, Crítico e Criativo, apresentando dois elementos fundamentais para desenvolvimento da pesquisa: a curiosidade e a imaginação. Esses dois aspectos são fundamentais para o pensamento investigativo que indaga e ajuda a criar o novo. 
A terceira competência é o Repertório Cultural, onde será buscado valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais. A quarta competência é a Comunicação, onde se aborda os diversos tipos de comunicações existentes, não só a verbal, mas também as linguagens artísticas, matemática e cientifica. Ambas as competência podem ser trabalhadas em conjunto, desdobrando-se para contemplar as linguagens que compõem tanto o campo das artes quanto de outros contextos culturais. Tanto as linguagens artísticas quanto as das ciências, da matemática, nos diferentes aspectos e configurações são modos de produzir saberes e de expressar práticas culturais dos diferentes povos. Conhecer essas linguagens é se aproximar de maneiras a desvendar as realidades ou de reconstruí-las.
A quinta competência é a Cultura Digital e apresenta um aspecto bastante específico, essa competências estabelece que não basta ser usuário de tecnologias digitais, mas criador, exercendo o protagonismo e autoria. Para isso, é necessária a compreensão e a mobilização de ferramentas cognitivas.
A sexta competência é o Trabalho e Projeto de Vida, busca a valorização e apropriação dos conhecimentos e experiências, a valorização pode ser das artes, das linguagens, que serão fontes conhecimento e saberes.
A sétima competência é a Argumentação, ela aponta para elementos fundamentais para uma sociedade: a informação. Ajuda a acessar e selecionar informações, entendendo quais são confiáveis e quais não são, para argumentar com base em fatos e dados.
A oitava e nona competência falam sobre o Autoconhecimento e Autocuidado e Empatia e Cooperação respectivamente, ambas estão ligadas aos aspectos socioemocionais, do cuidado físico e emocional, da prática da empatia, do respeito ao coletivo e das relações sociais. Na caminhada para nos entendermos acabamos por entender o outro, criando empatia e lidando com as emoções.
E para concluir, a décima competência aborda a Responsabilidade e Cidadania, sendo a unificação de todos os aspectos já mencionados nas outras competências, que resultou na produção de um caminho que se inicia na estruturação de conhecimentos historicamente construídos chegando a um individuo socialmente responsável. 
A quarta competência é conectada ao campo da comunicação aonde se fala sobre as diversas formas de comunicação, sejam elas verbal, oral ou visual-motora, como Libras, escrita, corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica. Essas variadas formas de comunicação têm por objetivo ajudar o aluno no processo de ensino-aprendizagem, partilhando informações, experiências, ideias em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo. As áreas que mais contribuem para este aprendizado são as Linguagens e Ciências Humanas, mas ela também pode ser desenvolvida com outras áreas de conhecimento, como por exemplo, a Ciências da Natureza através do letramento cientifico que é a capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre questões científicas. Outra parte muito importante da comunicação nas Ciências da Natureza é a divulgação cientifica que é compartilhamento de informações e conhecimentos adquiridos. 
O desenvolvimento dessa competência é de grande importância para o aluno egresso do Estágio Curricular, dado que a comunicação é fundamental para a transmissão do conhecimento. O aluno egresso terá que aprender e desenvolver diversas formas de comunicação, pois trabalhará com alunos com as mais diversas particularidades, onde cada um deles terá uma melhor forma de aprendizado do conteúdo, seja com a explicação oral, em vídeos na internet, realizando a leitura de um texto e etc.. Portanto o aluno egresso tem que estar preparado para as adversidades da sala de aula.

Continue navegando