Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2 de Administração Mercadológica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Administração
Semestre: 6º 
Disciplina: Administração Mercadológica II
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente às aulas 5 a 8
OBS: - o prazo para a devolutiva é de até 20 dias (equivalente ao período de provas).
- enviem em formato Word para agilizar a correção, por favor.
- confiram se as respostas estão devidamente marcadas.
- lembrem-se que, uma vez enviada, não há como reenviar.
- nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente quem fez e de quem colou.
Obs: AS ATIVIDADES OBJETIVAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NO GABARITO, SERÃO CORRIGIDAS SOMENTE SE ESTIVER NO GABARITO.
PREENCHER O GABARITO – SERÁ CORRIGIDO SOMENTE O GABARITO
	03
	04
	05
	06
	07
	C
	C
	E
	C
	B
	01. A decisão sobre ampliação de linhas de produtos apoia-se em três possibilidades. Responda: 
a) Discorra sobre a ampliação para os dois sentidos e explique duas vantagens e duas desse tipo de ampliação. (1,0 ponto)
 R: A extensão de linha de produtos ocorre quando a fabricante decide ampliar seu sortimento de produtos a partir de um item existente. Normalmente, cujas vendas já são bem sucedidas. Por exemplo: Empresa de Sucos de laranja que decide vender sucos similares, mas nos sabores: limão, uva, morango e etc; Ou Chocolates que decide lançar a mesma versão do produto campeão de vendas nas opções light e diet. Já as vantagens de apostar na extensão de linha de produtos são no sentido de que os investimentos são relativamente baixos e os riscos são menores já que os consumidores já estão envolvidos com o produto principal e terão maior facilidade em experimentar o item novo. Desvantagens: Risco de reputação e Irrelevância da proposta oferecida.
b) Cite um produto que representa a ampliação para os dois sentidos e explique porque esse produto pode ser considerado esse tipo de ampliação. (1,0 ponto)
R: Um celular, por exemplo, no qual a empresa opta por lançar uma edição especial do aparelho em uma cor diferente. Esse produto se encaixa, perfeitamente, em uma ampliação da linha.
	
02. A maioria das curvas de ciclos de vida é retratada em forma de sino. Essa curva geralmente é retratada em quatro fases. Agora responda: (3,0 pontos)
a) Cite 2 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida INTRODUÇÃO, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na fase maturidade.
R: É quando o produto passa por todos os critérios de desenvolvimento e é considerado pronto para ser lançado no mercado. Exemplo Walkee Paws que é coleção de calça leggin para cães. Tv da Xiaomi mi tv lux com 5g, ainda está no s critérios de desenvolvimento. 
b) Cite 2 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida CRESCIMENTO, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na crescimento.
R: Celulares da Iphone e Xiaomi, saiba que quando o produto está no estágio do crescimento, é importante ter uma estratégia para mantê-lo lá, mesmo com novos competidores disputando o público com ele. Suas características principais estão nas vendas escaláveis e na manutenção dos valores investidos no marketing.
c) Cite 2 exemplos de produtos especificando marca e modelo, que estão na fase de ciclo de vida DECLÍNIO, e explique porque cada um dos produtos citados podem ser considerado na declínio.
R: É quando o produto chega ao fim e encerra seu ciclo de vida. Pode demorar 100, 200 ou até 1.000 anos. É impossível saber. Exemplos: Comidas congeladas da Colgate – 1982, aparentemente, a notoriedade da marca de cremes dentais em outro segmento não agradou muito aos consumidores, já que a linha foi descontinuada. Microsoft Zune, o MP3 player da Microsoft – 2006, tentando alcançar o mesmo sucesso do iPod da Apple, o Zune não atingiu seu objetivo: faltava o apelo emocional da marca de Steve Jobs. Em 2009 foi lançada a última versão do aparelho. Mais um para a lista de projetos que fracassaram na Microsoft.
03. Leia as citações abaixo: (1,0)
A- O produto precisa se aperfeiçoar sempre mostrando superioridade ao anterior e aos outros produtos que possam ameaçá-los. Mas o ideal é que as próprias organizações tramem a obsolescência de seus produtos antes que outra empresa faça isso por ela
B- Os produtos são os objetos principais das relações de troca oferecidos num mercado para pessoas físicas e jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome. A visão ampliada de produto permite incluir serviços, métodos, personalidades e outros. 
Sobre as citações acima, é CORRETO afirmar que: 
a) A primeira citação (A) é verdadeira e a segunda citação (B) é falsa. b) A primeira citação (A) é falsa e a segunda (B) é verdadeira. c) As duas citações (A) e (B) são preposições verdadeiras. d) As duas citações (A) e (B) são preposições falsas.
04. Leia as alternativas abaixo: (1,0)
I- A qualidade em nível esperado o consumidor é atraído pelas novidades e é mais tolerante às falhas do produto/novidade. Já para o caso do nível excitante, não caracteriza diferenciação no produto e, portanto, não são as mais responsáveis pela escolha ou pela venda de um bem. 
II- As ampliações em produtos logo se tornam benefícios esperados, da mesma forma que a ampliação pode gerar vantagem competitiva na hora do consumidor escolher, ela pode, também, afetar a lucratividade.
III- A constante mudança introduzida nos produtos promove sua substituição no mercado mais cedo, esse fenômeno é conhecido como depreciação por obsolescência técnica.
Assinale a opção que contempla somente afirmativas CORRETAS: 
a) I e II b) I e III c) Apenas a II d) Apenas a III e) I, II e III
05. Marque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a sequencia correta: (1,0)
( ) Todos os produtos ofertados devem possuir algumas características básicas, como: marca, design, qualidade e apresentação.
( ) Algumas empresas se destacam quanto ao design de seus produtos. No entanto, a maioria das empresas não dá valor ao design, oferecendo produtos com designs pobres ou comuns, desinteressante. 
( ) O design acima da linha está ligado a parte estrutural e ao funcionamento do produto, enquanto que o design abaixo da linha está ligado aos aspectos visuais do produto, o estilo.
( ) Design  descreve simplesmente a aparência de um produto podendo atrair a atenção, mas ele não melhora necessariamente o desempenho de um produto, enquanto o estilo é mais	profundo chegando ao coração de um produto. 
( ) Design é um modo básico e distinto de expressão, que surge em uma área da atividade humana, o design pode durar várias gerações, entrando e saindo de do gosto do consumidor. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V- F- V- F- F b) F- V- F- F- Vc) F- F- V- V- F d) V- V- F- F- V e) F- V-F- F- F
06. Leia as alternativas abaixo: (1,0)
I- Os produtos requerem estratégias de marketing, financeira de produção, de compras e de recursos humanos diferentes a cada estágio de seu ciclo de vida.
II- Muitas categorias de produtos permanecem no estágio de crescimento indefinidamente e crescem apenas de acordo com a taxa de crescimento da população. 
III- O conceito de ciclo de vida do produto é utilizado para analisar, o lançamento de novo produto, um preço alto e pouca promoção. 
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar: 
a) As alternativas I e II estão corretas. b) As alternativas II e III estão corretas. c) Apenas a alternativa I está correta. d) Apenas a alternativa III está correta. e) Todas as alternativas estão corretas.
07. Avalie as asserções abaixo: (1,0)
A- A palavra modismo significa costume e provém do latim modus. Ela é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciado sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia.
B- A moda é um estilo correntemente aceito ou popular em uma determinada área. A moda passa por quatro estágios: distinção; emulação; massificação; declínio.
Sobre as duas asserções, assinale a alternativa CORRETA: 
a) a primeira asserção (A) é verdadeira e a segunda (B) é falsa.
b) a primeira asserção (A) é falsa e a segunda (B) é verdadeira.
c) as duas asserções (A) e (B) são verdadeiras.
d) as duas asserções (A) e (B) são falsas.

Outros materiais