Buscar

PTI - Comportamento do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para que uma empresa chegue com precisão a um consumidor que possui necessidades e desejos específicos, utilizamos a segmentação de marketing. Ela beneficia a empresa tomando decisões estratégicas de marketing melhores, e amplia as chances de conversão de vendas. O papel social, cultura, medos e necessidades, estágio de vida e outros fatores influenciam o comportamento de compra do consumidor. Existem quatro tipos de segmentação de marketing que são mais comumente usados. 
A segmentação geográfica, leva em conta parâmetros geográficos como: Estado, cidade, bairro, endereço, CEP, zona rural ou urbana, residencial ou comercial, entre outros. Por exemplo: uma rede de fast food pode ter um cardápio diferenciado para cidades litorâneas ou mais quentes, com variações em relação ao que é servido em centros urbanos ou no interior.
A demográfica segmenta os consumidores de acordo com variáveis como sexo, idade, raça ou etnia, nível de renda, ocupação, nível de instrução e tamanho e composição da família. O comportamento do consumidor está se tornando cada vez mais dinâmico e variado. Por exemplo: a Fiat tem a faixa de preço mais baixo e, portanto, fabrica carros dirigidos para o consumidor médio. Já a Audi e BMW têm um suporte de preço alto, assim o mercado-alvo são os compradores de alta renda.
A segmentação comportamental, pode ser determinada com bastante precisão com auxílio de dados analíticos, por quem usa sistemas de CRM e automação de marketing. Determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Usa parâmetros como frequência de uso, sensibilidade ao preço, benefícios procurados, grau de lealdade ou fidelidade à marca e prontidão para comprar. Por exemplo, pessoas com estilo de vida tendem a buscar opções de comida mais saudáveis, alimentos orgânicos, veganos etc. 
Segmentação psicográfica usa o estilo de vida das pessoas, suas atividades, interesses e opiniões para definir um segmento de mercado. Quando o cliente nota que compartilha os mesmos valores com uma marca, pode trazer grandes benefícios, principalmente no que se refere a fidelidade e lealdade. Entre os atributos que definem uma segmentação psicográfica podemos listas o estilo de vida, a personalidade, valores e atitudes. Por exemplo, a fast fashion Zara comercializa-se com base no estilo de vida, onde os clientes que querem as roupas mais recentes e diferenciadas podem visitar as lojas da Zara.

Continue navegando