Buscar

Dinâmica de Grupo: Etapas e Técnicas de Seleção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ETAPAS DA DINÂMICA DE GRUPO
TÉCNICAS DE SELEÇÃO – NARA MACHADO 
Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2011
AULA 7
*
*
 	
		Técnica de seleção que objetiva observar o comportamento e as atitudes dos candidatos interativamente, através de técnicas vivenciais onde o candidato têm a oportunidade de descontrair e buscar interação com outros participantes.
DINÂMICA DE GRUPO
AULA 7
*
*
ETAPAS DA DINÂMICA 
DE GRUPO
Elaboração
Preparação
Aplicação
Análise de dados
AULA 7
*
*
Selecionador verifica os objetivos pretendidos;
Busca auxílio nos manuais/livros de jogos em dinâmica;
Define as técnicas que serão utilizadas durante a dinâmica (apresentação inicial, jogos, debates, entre outros);
Compatibiliza técnica e perfil do cargo; 
Mensura o nível de complexidade da tarefa a ser proposta;
Realiza uma pesquisa de recursos;
Apresenta uma estrutura com atividades adequadas para não expor, desnecessariamente, os candidatos à situações vexatórias ou “humilhantes”.
Como exemplo, se estamos selecionando para um cargo de vendas, é interessante a utilização de uma técnica expositiva e de negociação, onde o selecionador poderá perceber os atributos do perfil do candidato nesse cargo específico. 
ELABORAÇÃO
AULA 7
*
*
O selecionador define a logística da dinâmica (data, local, horário, materiais a serem utilizados);
Convoca os participantes;
Apresenta ao requisitante as técnicas que serão utilizadas na dinâmica para entendimento na forma de condução.
Na convocação, o selecionador deverá informar aos participantes a etapa, local e o tempo de duração da dinâmica, evitando transtornos aos candidatos quanto aos compromissos. 
Respeitar horários e comunicar de forma transparente facilita o entendimento dos participantes dos critérios de seleção. 
Adquirir previamente, todo o material a ser utilizado de acordo com as técnicas selecionadas (revistas, jornais, papéis, colas, etc.) 
Providenciar um local adequado ao tamanho do grupo e sem barulhos/interrupções que possam atrapalhar a concentração dos candidatos.
PREPARAÇÃO
AULA 7
*
*
APLICAÇÃO
Etapa na qual o selecionador atuará como facilitador, conduzindo todo o processo. 
Habilidades necessárias ao Facilitador:
Ouvir os outros;
Comunicar-se com os outros;
Trabalhar com os outros;
Diagnosticar situações diferentes;
Colocar-se no lugar dos outros;
Flexibilidade na ação, intervindo segundo às necessidades;
Contribuir nas mudanças sociais; respeitando a liberdade individual dos membros do grupo;
Observar atentamente as forças psicológicas e sociais que atuam no grupo;
Estar atento ao seu próprio processo de desenvolvimento.
AULA 7
*
*
APLICAÇÃO
Fase na qual acontece a dinâmica;
Subdividida em três partes principais:
 
1ª ) Abertura 
 O facilitador se apresenta,  agradece a presença dos participantes, apresenta o observador e comenta sobre a oportunidade.
 Destaca informações sobre a empresa (produtos/ serviços /abrangência de atuação, etc) para que os candidatos possam conhecer maiores detalhes, sendo esta uma oportunidade de “venda” da organização (atratividade).
 Aplica a primeira técnica da dinâmica – uma técnica de aquecimento para quebrar possíveis resistências e facilitar a interação em grupo.
AULA 7
*
*
APLICAÇÃO 
(CONTINUAÇÃO)
2ª ) Desenvolvimento 
 Aplicação das técnicas (3 ou 4) que estão relacionadas diretamente ao perfil de competências da vaga. Inicia-se com a apresentação dos candidatos e depois são apresentadas outras técnicas para avaliação do perfil.
3ª ) Encerramento 
 O facilitador agradece novamente a presença, explica as próximas etapas, deixando espaço para perguntas e dúvidas.  
AULA 7
*
*
ANÁLISE DE DADOS
Após finalização da dinâmica;
Facilitador e observador conversam e estabelecem ranking dos candidatos, a partir das impressões;
Observador (requisitante) define quais candidatos terá interesse de agendar uma entrevista individual. 
Facilitador fornece feedback (retorno) aos profissionais não classificados  e contata os pré-selecionados para a fase seguinte. 
Importante sempre fornecer retorno aos candidatos não indicados, devido à expectativa gerada com o processo.
AULA 7
*
*
ANÁLISE DE DADOS 
(CONTINUAÇÃO)
Selecionador estabelece ranking, estruturando uma tabela: 
Tabela: lado esquerdo, nome de cada participante e, do outro lado, as principais competências comportamentais a serem avaliadas, estabelecendo uma nota de 1 a 3, de acordo com a observação realizada  (característica fraca/regular/forte).
Após atribuição dessa “nota”, somam-se os pontos obtidos por cada participante e teremos um ranking estabelecido de forma decrescente, que será utilizado comparativamente na avaliação dos candidatos
AULA 7
*
*
TÉCNICAS DE AQUECIMENTO
AULA 7
*
*
Os participantes ficam de pé, em duplas e de frente um para o outro, com o desafio de contagem rápida de 1 a 3, ou seja, cada participante fala um número sequencial (1,2,3,1,2,3,.....). Como a dupla tem que falar a sequência de 1 a 3 rapidamente, é comum erros e risos, ajudando no processo de descontração do grupo. O selecionador pode incluir, além dos números, movimentos corporais, como: estalo de dedos, bater palmas, ainda de forma sequencial, aumentando a complexidade do exercício.
AULA 7
*
*
2. 	Os obstáculos (madeira, revistas, bolas, etc.) são distribuídos pela sala. Os participantes devem caminhar lentamente entre os obstáculos, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. Após, os participantes deverão colocar vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer parados até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O selecionador, com auxílio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirará todos os obstáculos da sala, insistindo para que o grupo tenha bastante cuidado e, em seguida, pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo, pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
3. 	O selecionador orienta que os participantes falem em sequência e rapidamente: 3 limões, 2 limões, 1 limão, 1/2 limão. Quem errar, deixa o grupo.
AULA 7
*
*
TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
AULA 7
*
*
Cada participante produz um painel contendo suas características, utilizando os recursos disponíveis (gravuras, canetas coloridas, cola, tesoura, cartolinas, entre outros), depois apresenta esse painel para todo o grupo.
O facilitador escreve algumas características no flip-chart e solicita que os participantes apresentem-se, individualmente, de acordo com os pontos destacados. Exemplo: nome, idade, formação, experiência, qualidade, mania, sonho a ser realizado.
O facilitador orienta que, em dupla, os participantes conversem trocando informações pessoais/profissionais e, em seguida, apresentem-se assumindo o papel do outro.
AULA 7
*
*
TÉCNICAS DE 
DESENVOLVIMENTO 
AULA 7
*
*
AULA 7
O facilitador propõe aos participantes a elaboração de uma atividade individual, na qual terão que criar um produto em que não acreditam. Após a definição do produto, terão que tentar vendê-lo para o mercado, utilizando argumentos coerentes.
O facilitador fornece a seguinte instrução: “Vocês trabalham em uma empresa de cosméticos de grande porte, com abrangência internacional. Devido à necessidade de expansão e conquista de novos clientes, você recebeu um grande desafio: desenvolver um produto cosmético para as mulheres de “Zambauê”, país Africano, observando três características importantes: esse produto deverá ser totalmente inovador e diferenciado; deverá ter como foco a mulher africana entre 20 e 40 anos; não deverá ser facilmente imitável. Vocês terão 10 minutos para desenvolver o produto e, em seguida, apresentarão à empresa de “Zambauê”, que irá aprovar ou não os produtos para divulgação e comercialização ainda este ano. Após orientação, o facilitador distribui papel A4 e canetas coloridas para os participantes que, após desenvolvimento do produto, deverão apresentá-lo.
*
*
O facilitador propõe uma atividade onde a seguinte questão deve ser respondida: “o que levaria para
um lugar deserto?” Cada participante coloca sua opinião, devendo chegar a um consenso quanto aos cinco únicos objetos que poderiam ser levados.
O facilitador coloca um grande tapete sobre o chão e solicita que  os participantes fiquem em cima do mesmo. Em seguida, informa que estão numa ilha e que tudo em volta é mar. Em seguida, aponta um espaço do outro lado da sala como terra firme e pergunta: O que o grupo faria para poder chegar ao outro lado?
AULA 7
*
*
TÉCNICAS DE 
ENCERRAMENTO:
AULA 7
*
*
MODELO DE FICHA
Exemplo de um modelo utilizado pelo observador durante a dinâmica, onde todos os pontos observados deverão ser anotados. Existe um espaço com as competências a serem observadas e, ao lado, a coluna “participantes”, onde coloca-se o nome de cada candidato. No espaço “observações”, o observador poderá anotar o desempenho dos candidatos em cada técnica, de forma a ter evidências do perfil que irá ajudá-lo na escolha dos candidatos.
AULA 7
*
*
AULA 7
*
*
PRÓXIMA AULA !!!
 GRAFOLOGIA 
AULA 7
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando