Buscar

ED Quimica Farmaceutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED química farmaceutica
1- D) Haloperidol é um derivado da butirofenona, que produz ação antipsicótica, bloqueio seletivo sobreo SNC por competitividade dos receptores dopaminérgicos pós-sinápticos, no sistema dopaminérgico mesolímbico, e um aumento do intercâmbio de dopaminas no nível cerebral. O decanoato, que é a forma de ação prolongada, atua como pró-fármaco, liberando de forma lenta e estável haloperidol do veículo.
2 - C) O enalapril é um pró fármaco, que ao ser absorvido pelo trato gastrointestinal é convertido em outro composto, ou seja, sua forma ativa, gerando seu efeito, atuando como inibidor da enzima conversora de angiotensina- IECA.
3 - C) Grupos eletronegativos aumentam a potência anti-psicótica dos fenotiazínicos.
4 - D) A estrutura representa um AD tricíclico com amina secundária se dá sua não seletividade quanto ao neurotransmissor.
5 - B) A presença do anel substituído pelas metoxilas tornam a substituição um grupo volumoso que protegerá o anel beta-lactâmico da ação das betalactamases, impedindo que estas promovam a abertura do anel.
6 - D) A estrutura beta-lactâmica possui 5 membros em sua estrutura; o grupo carboxílico livre não é fundamental para sua atividade, mas sendo como fudamental o acilamino. O grupo R é a quem define suas atividades farmacológicas; quanto maior a cadeia beta-lactâmica maior sua eficácia contra as betalactamases.
7 - C) As tetraciclínas são inibidos específicos do ribossomo procariótico. Elas bloqueiam o receptor na subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica, inibindo a síntese proteica o que impede a replicação e leva à morte celular.
8 -E) O sinergismo das sulfas com tripetoprima vem do fato que, embora ambos atuem na mesma via de síntese do ácido fólico, um inibe uma enzima enquanto o outro inibe outra enzima.
9 - E) As fluorquilonas são inibidores da transcrição e replicação de ácidos nucléicos, inibindo a DNA girasse ou a topo isomerase IV, dependendo do tipo de bactéria + ou - .
10 - E) As sulfas podem ser consideradas antimetabólitos, ou falsos metabólitos, pois se ligam no lugar do PABA, na via síntese do DNA bacteriano, impedindo sua formação. Sua ação está em inibir a enzima didropteroatosintas.
11 - C) são as principais classes de atifúngicos: os inibibores da esqualenoepoxidase, os azóis e os polêmicos, estes dois últimos estão relacionados diretamente à sinete de ergosterol.
12- A) Coeficiente de partição maior do que 1 indica fármacos lipofílicos, portanto atravessam a BHE, não sendo aconselhável para portadores de distúrbios do SNC, menores do que 1 indicam fármacos hidrofílicos contra-indicados para pacientes com distúrbios renais.
13 - A) O AL da esquerda é o de maior duração por ser um derivado amílico, enquanto o da direita um derivado éster, o que o torna com menor tempo de duração é o fato deste último sofrer ação das esterases, enzima em maior quantidade no organismo. Sua ação ainda está relacionada ao canal de sódio e vai interagir com este canal, através de deus vias: uma hidrofílica e outra via lipofílica, que comanda qual via será preferencial, será o pH do meio e o pKa do AL.
14 - C) A heroína é obtida através da morfina que é um derivado natural do ópio, sendo feita uma modificação molecular, portanto é um composto semi-sintético.
15- D) Todos os fármacos que possuem nitrogênio terciário podem ser protonados e tornar o fármaco mais hidrossolúvel, no caso da clorpromazina a reação com HCl, faz com que seja formado um cloridrato que é um sal mais solúvel do que o próprio fármaco. Esta é uma estratégia para melhorar a administração por via oral
16 - E) Enantiômeros são moléculas orgânicas que são chamadas assim em razão da sua forma, pois para casa enantiômero existe uma forma idêntica, porem invertida, como se estivesse em frente ao espelho.
17 - E) As isomerias CIS ocorrem quando os grupos semelhantes ligados ao carbono da dupla ligação estão do mesmo lado da cadeia; enquanto que na TRANS ocorrem em lados opostos, portanto nenhuma das moléculas citadas apresentam esse tipo de isomeria.
18 - E) Os medicamentos agonistas são aquelas capazes de se ligar no receptor e desencadear uma resposta biológica semelhante a de substâncias endógenas natural.
19 - C) Medicamento é todo produto farmacêutico, obtido com funcionalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos.
20 - A)

Continue navegando