Buscar

Sociologia e Antropologia - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

.
AV1 - SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 Geografia - 2ª Chamada – 1º Bim/2003 - Data: _____/_____/______
 CURSO:
DATA: _______/_______/2018
ALUNO(A): GABARITO
NOTA:
PROF. P.H.
TURMA: 
1. Leia o texto a seguir: 
O nascimento da sociologia ocorreu numa época em que a industrialização e a urbanização estavam transformando as próprias bases da sociedade. Dentre os séculos XVII e XVIII, o aperfeiçoamento das técnicas de produção, visando a produzir cada vez mais com menos gente, possibilitou a invenção de máquinas que aumentassem significativamente os lucros, substituindo gradativamente a produção manufatureira pela maquino fatura.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 19. (Adaptado).
Sobre o surgimento da sociologia marque V para verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo 
( V ) a Sociologia buscou explicar os problemas sociais decorrentes da rápida urbanização, provocada pelas novas tecnologias de produção em massa. 
( V ) a divisão do trabalho industrial se tornou um importante tema de estudo da Sociologia, pois as tarefas repetitivas e altamente especializadas tiveram como consequência o aumento da desigualdade social. 
( V ) os primeiros pensadores da ciência sociológica tinham a tarefa de racionalizar a nova ordem social, encontrando soluções para a “desorganização” por meio do conhecimento das leis que regem as relações entre os indivíduos. 
( V ) os novos papéis sociais, que surgem nesse período, marcam a interdependência entre operários e empresário. Isso será um fator fundamental para se compreenderem as desigualdades produzidas pela relação entre instrumentos de produção (do empresário) e a força de trabalho (do operário), a qual fundamentou a organização social da época. 
( F ) as novas formas de pensar a sociedade sofreram influência das ciências biológicas. Estas explicavam a sociedade como um conjunto de ações individuais independentes, sendo esses estudos considerados uma referência teórica importante para a Sociologia. 
 
2. Analise itens abaixo:
I - A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos. 
II - A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a homogeneidade. 
III - O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade. 
IV - O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio de justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas. 
V - O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal. 
Com base nas ideias comteanas, assinale o item correto:
a) Somente I está correta
b) I, II e III estão corretas
c) Somente a V está correta
d) IV e V estão corretas
e) Todas estão corretas
 
3. Leia o texto a seguir:
Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, nasceu em 15 de abril de 1858, Épinal na França vindo a falecer em 15 de novembro de 1917 na cidade de Paris. Estudou na  Escola Normal Superior de Paris, Universidade de Leipzig, Lycée Louis-le-Grand, era Acadêmico, sociólogo, antropólogo e filósofo, muito influenciado pelo Positivismo, Funcionalismo e Evolucionismo.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 76-77.
O texto faz referência a Émile Durkheim. Sobre esse sociólogo, é INCORRETO afirmar que 
a) A sociedade faz o homem na mesma medida em que o homem faz a sociedade;
b) Se é verdade que a sociedade existe em cada um, em cada um só existe um fragmento dela;
c) As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
d) A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
e) Não é função da sociologia descobrir as leis da vida social; pretensão positivista; estudo com método;
 
4. Foi com Augusto Comte (1798-1857), discípulo e secretário particular de Saint-Simon, que a Sociologia começou a se delinear como ciência. Nascido no final do século XVIII, viveu toda a primeira metade do século XIX, período de crises e desordens sociais, consequências das desestruturações política e econômica provocadas pelas revoluções.
Considerando as reflexões e definições de Auguste Comte sobre a natureza da Sociologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Definiu a lei dos três estados, na qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução, a passar por três estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo.
II. Propôs classificação das ciências, que tratam do pensamento sobre cada domínio do universo e da sociedade, pela ordem, matemática/astronomia, física, química, biologia e sociologia.
III. Defendeu que a observação cuidadosa dos fatos empíricos e o teste sistemático de teorias sociológicas tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimento metafísico.
IV. Preocupou-se em definir a Sociologia como ciência da humanidade, capaz de desvendar as leis da organização humana, cujo conhecimento deveria ter utilidade prática a fim de melhorar a vida das pessoas.
Está CORRETA a alternativa 
a) I, II e III, apenas. 
b) I, II e IV, apenas. 
c) I, III e IV, apenas. 
d) II, III e IV, apenas. 
e) Todas estão corretas
 
5. A Sociologia surgiu das reflexões que alguns pensadores fizeram acerca das transformações ocorridas na sociedade do seu tempo. No final do século XIX, a Sociologia se tornou acadêmica, isto é, universitária, e ganhou maior destaque na França, na Alemanha e nos Estados Unidos. 
Sobre o desenvolvimento da Sociologia, marque o item correto nas alternativas a seguir
a) Ao se desenvolver como ciência universitária, a Sociologia tinha o objetivo de compreender as relações entre os indivíduos. Com isso, as transformações sociais e econômicas das sociedades europeias se constituíram em um objeto de estudo importante para os primeiros sociólogos. 
b) As crises sociais e econômicas na França influenciaram o desenvolvimento da Sociologia nesse país e teve em Max Weber seu maior representante. Por meio do estudo do sistema educacional francês e das condições sociais dos trabalhadores, esse sociólogo se preocupou com a ordem social de sua época quando formulou ideias, que orientavam os indivíduos em suas condutas morais. 
c) Émile Durkheim é considerado o principal representante da Sociologia desenvolvida na Alemanha. No início do século XX, a Alemanha estava vivenciando muitas mudanças históricas. Isso foi importante para que Weber criasse uma teoria que compreendesse as sociedades por meio da ação do indivíduo nas diferentes situações sociais, baseada em determinadas motivações e intenções. 
d) Nos Estados Unidos, a Sociologia acadêmica se desenvolveu em várias universidades, por meio de investimentos de Associações e Fundações, cujo principal objetivo era compreender os problemas sociais, como violência, marginalidade social, desorganização urbana, etc. das cidades americanas. Diante disso, a Sociologia desenvolvida na América estava distante das ideias surgidas na Europa que a caracterizam como ciência, pois, nos Estados Unidos, os estudos sociológicos eram mais locais. 
e) O desenvolvimento da Sociologia, depois de 1970, teve como tema principal as questões sociais que deram origem ao capitalismo comercial e industrial. Consegue-se perceber essa característica da Sociologia atual, lendo as reflexões, que os cientistas sociais vêm fazendo acerca da mundialização dos problemas sociais que caracterizam os países. 
6. A ópera-balé Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia,de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condições dessa classe social na derrocada da ordem democrática com a ascensão do nazismo na Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos vê todos os seus sonhos de ascensão social ruírem. A obra expressa a visão marxista na chamada doutrina das classes.
Em relação à doutrina social marxista, assinale a alternativa correta. 
( F ) A alta burguesia é uma classe considerada revolucionária, pois foi capaz de resistir à ideologia totalitária através do controle dos meios de comunicação. 
( F ) A classe média, integrante da camada burguesa, foi identificada com os ideais do nacional-socialismo por defender a socialização dos meios de produção. 
( F ) A pequena burguesia ou camada lúmpen é revolucionária, identificando a alta burguesia como sua inimiga natural a ser destruída pela revolução. 
( V ) A pequena burguesia ou classe média é uma classe antirrevolucionária, pois, embora esteja mais próxima das condições materiais do proletariado, apoia a alta burguesia. 
( V ) O proletariado e a classe média formam as classes revolucionárias, cuja missão é a derrubada da aristocracia e a criação dos estados liberais. 
 
7. Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que 
a) Para Marx a ideologia é melhor forma de libertação do homem, pois permite uma visão mais apurada da realidade.
b) ao mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a considera um elemento fundamental no processo de emancipação da classe trabalhadora. 
c) a sociedade capitalista transforma todas as formas de consciência em representações ilusórias da realidade conforme os interesses da classe dominante. 
d) a superação da cegueira coletiva imposta pela ideologia é um produto do esforço individual principalmente dos indivíduos da classe dominante. 
e) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista. 
8. Em Weber encontramos uma das mais primorosas análises do nascimento e do desenvolvimento da sociedade moderna. Tomando como fio condutor o estudo das religiões, vai afirmar que a marca específica da civilização ocidental é a RACIONALIZAÇÃO. Para Weber existem três tipos ideais de educação são: 
I - Despertar o carisma, isto é, qualidades heroicas ou dons mágicos; 
II - Transmitir o conhecimento especializado. 
III - pretendem preparar o aluno para uma conduta de vida, seja de caráter mundano ou religioso. 
Está CORRETA a alternativa 
a) I, II apenas. 
b) I, apenas. 
c) I, III , apenas. 
d) II, III estão incorretas. 
e) Todas estão corretas
9. O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada 
a) nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.
b) dialética, pois reconhece a existência de uma realidade exterior ao pesquisador. 
c) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.
d) kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade. 
e) weberiana, pois aborda a ação social racional atribuída por um sujeito. 
 
10. Para Weber, “A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão.” (COHN, 1991. p. 128).
Nesse sentido, as ações de Mahatma Gandhi, líder no movimento de independência da Índia, representam qual tipo de dominação na análise weberiana? 
a) Dominação Legal 		b) Dominação Anômica 	c) Dominação Carismática d) Dominação Altruísta

Outros materiais