Buscar

TEPRIA E PRÉTICA DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 TEORIA E PRÁTICA DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA
Questão 1. Defina o que é Síndrome de Down e cite algumas características.
R: A Síndrome de Down é uma condição genética, definida por um cromossomo 21 extra nas células do corpo, conhecido também por trissomia do 21. Dentro das células, existem os cromossomos que carregam informações sobre o indivíduo, sendo que cada um tem 46 cromossomos, já aqueles com Síndrome de Down possuem 47. Algumas características são: olhos amendoados; rosto arredondado; mãos menores com dedos mais curtos; prega palmar; orelhas pequenas; dificuldades motoras; língua para fora da boca; estatura baixa; doenças cardíacas; comprometimento intelectual.
Questão 2. Qual a importância da Educação Física para as crianças portadoras da Síndrome de Down? 
R: A Educação Física escolar é fundamental para as crianças portadoras de Síndrome de Down, pois, além de ajudar a fortalecer os ossos e articulações, promove atividades que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social. Na prática com os portadores da SD é importante acreditar mais nos potenciais e menos nas limitações.
Questão 3. O que é Autismo?
R: O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos.
Questão 4. Quais os sintomas do Autismo?
R: Geralmente os sintomas do autismo são notados durante os três primeiros anos de vida de um indivíduo, ou pode demorar até serem percebidos. Os sintomas mais comuns são: demora ou incapacidade para desenvolver a fala; dificuldade de manter contato visual; movimentos repetitivos; alterações nas funções motoras; sensibilidade a alguns sons; apego a determinados objetos; dificuldade de se vestir e se alimentar por conta própria; problema com mudança de rotina; não gostar de toques. 
Questão 5.  O lema olímpico Citius, Altius, Fortiusoi criado pelo padre Henri Didon e amigo do Barão Pierre de Coubertin quando da criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894. De acordo com o lema olímpico responda: 
A- Como você explica a importância dos Jogos Paralímpicos?
R: O incrível do esporte é a superação. Os jogos paralímpicos são importantes para que pessoas com deficiência mostrem o seu brilho, suas habilidades e rendimentos nas competições. Por mais que não tenham todos os seus membros, estejam em uma cadeira de rodas ou até mesmo possuam alguma deficiência intelectual, são atletas que assim como os outros, competem em busca de se superarem cada vez mais. São profissionais talentosos. 
B- Dê dois exemplos como podemos trabalhar a inclusão nas aulas de Educação Física utilizando esportes olímpicos/paralímpicos.
*Vôlei sentado- Utilizando as regras tradicionais do esporte, faremos o voleibol sentado ser um esporte divertido, podendo misturar os times com jogadores portadores de deficiência física e por pessoas que não possuem deficiência. Também pode ser praticado por meninos e meninas ao mesmo tempo. Espírito de equipe, habilidade, estratégia e garra são características necessárias para a sua prática. 
*Futebol de 5- O futebol de 5 será disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais. Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. Podendo ser praticado por pessoas com ou sem deficiência.

Continue navegando