Buscar

ATIVIDADE DE FARMACOLOGIA FACULDADE SUMARE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE FARMACOLOGIA FACULDADE SUMARE
Os benzodiazepínicos constituem uma das classes farmacológicas mais amplamente utilizadas como ansiolíticos e sedativos. Qual das seguintes afirmativas está correta? 
D.  
Todos os benzodiazepínicos apresentam algum efeito sedativo. 
 
Os processos fisiológicos que influenciam as variáveis farmacocinéticas em neonatos são alterados de forma significativa no primeiro ano de vida, particularmente nos primeiros meses. Portanto, deve-se dar atenção especial à farmacocinética de fármacos administrados a pacientes nessa faixa etária. Qual das afirmativas abaixo não corresponde às alterações farmacocinéticas no neonato? 
C.  
O neonato apresenta menor percentual de água total, assim como menor percentual de água extracelular na composição de seu peso corporal quando comparado com os adultos, o que pode interferir na distribuição tecidual dos fármacos hidrossolúveis. 
 
Alguns fármacos podem ser secretados pelo leite materno e desencadear efeitos adversos no lactente. Qual das afirmativas não corresponde às possíveis características e efeitos de medicamentos secretados no leite materno? 
  
A quantidade de fármaco que é secretado no leite materno não depende das características físico-químicas e da farmacocinética do medicamento. 
 
Com relação à farmacologia aplicada à amamentação e pediatria, é incorreto afirmar que: 
 
Em bebês, a absorção retal é adequada e regular, o que permite que muitos medicamentos possam ser administrados por via retal em recém-nascidos. 
 
O uso de fármacos anticonvulsivantes e a ocorrência de crises convulsivas durante a gestação podem gerar risco de teratogenicidade e comprometimento da viabilidade fetal. Todas as gestantes correm alguns riscos de complicações durante a gestação, e, para as que têm epilepsia, esse risco é maior, além de que cerca de 30% delas podem ter aumento na frequência de crises convulsivas. Nesse cenário, as afirmativas abaixo estão relacionadas ao efeito dos fármacos anticonvulsivantes durante a gestação, exceto: 
  
Os descendentes de mães que usaram carbamazepina ou fenitoína não têm risco maior para o desenvolvimento de malformações. 
 
Grávidas podem depender do uso de medicações para minimizar os agravos de doença preexistente (como diabetes e hipertensão). Além disso, a gravidez, por si só, pode causar situações que comprometem o bem-estar materno, como náuseas e vômitos, que necessitam de tratamento. Em algumas situações, as gestantes são usuárias de drogas. Nesse contexto, durante a gestação deve-se estar atento à transferência placentária de fármacos ou drogas e à exposição do feto a agentes teratogênicos ou tóxicos, que podem comprometer o seu desenvolvimento ou mesmo sua vida futura. Com relação aos aspectos farmacológicos relacionados ao uso de medicamentos durante a gestação, as afirmações abaixo estão corretas, exceto: 
 
Em mulheres hipertensas tratadas com anti-hipertensivo, que ficam grávidas, recomenda-se a manutenção da terapia medicamentosa durante a gestação, mesmo que esses medicamentos sejam captopril ou enalapril. 
 
Os fármacos antiadrenérgicos apresentam diferentes efeitos sobre os sistemas orgânicos. Esses efeitos dependem de qual família e qual subtipo de adrenoceptores eles estão bloqueando. O efeito esperado de um fármaco antiadrenérgico com ação sobre os adrenoceptores alfa 1 está descrito na alternativa: 
Vasodilatação. 
 
Os fármacos beta-bloqueadores são utilizados no tratamento de diferentes quadros clínicos. A alternativa que exemplifica corretamente um uso clínico desse grupo de fármacos antiadrenérgicos é: 
 
Anti-hipertensivos. 
 
Os fármacos antiadrenérgicos que atuam de forma não seletiva sobre os adrenoceptores beta são contraindicados para indivíduos que apresentam: 
Doença pulmonar obstrutiva crônica. 
 
Os fármacos antiadrenérgicos alfa 1 são bastante importantes no tratamento de diferentes quadros clínicos. Sobre esses fármacos, é CORRETO o que se afirma em: 
Podem ocasionar hipotensão postural. 
 
X.M, 45 anos, asmática, exibiu quadro de arritmia cardíaca. Um fármaco beta-bloqueador foi prescrito a essa paciente. Um beta-bloqueador que pode ser utilizado na paciente em questão é o: 
Atenolol.

Outros materiais