Buscar

Questões do caso N1 BPM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso: Para que serve o Business Process Management (BPM)?
Questão 1
Em geral, a primeira pergunta que a equipe da Betha Y que quer iniciar um projeto BPM precisa esclarecer é “quais processos de negócios pretendemos melhorar”? Essa afirmativa está correta? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, pois o BPM ou Business Process Management é um conceito mundialmente aceito onde se une gestão de negócio e T.I com foco na otimização dos resultados realizando melhorias dos processos de negócios e a análise de erros ou falhas na gestão e execução de processos na organização é o começo da evolução operacional da mesma, por esse motivo analisando e entendendo esses “buracos” na gerência e aplicação dos processos conseguimos fazer o levantamento de requisitos necessários para a aplicação de novos métodos como o BPM identificando Planejamento, Análise, Desenho do processo, Modelagem do processo, Implementação e Refinamento para a melhoria de desempenho da organização, visando sanar as falhas dos processos de negócios encontradas causando a melhoria desses processos com eficiência e eficácia para obter retornos logísticos e financeiros a empresa Betha Y.
Questão 2
Agora, suponha que a Betha Y esteja enfrentando um problema com o processo de pedidos on-line em termos de tempo de processamento. Para identificar a causa raiz do problema, a empresa decide que todas as equipes envolvidas no processo de pedidos devem modelar sua parte do processo. Por que essa abordagem pode ser problemática?
Resposta: Pelo fato de cada equipe decidir fazer as coisas do seu jeito, não levando em conta a próxima etapa ou uma padronização dos processos, podendo não encaixar com o projeto final e assim acarretar em incompatibilidade de ideias e tirando o foco da otimização dos resultados da organização, e sem alguém responsável por centralizar a modelagem do processo geraria vários resultados diferentes e possíveis erros de processo causando mais vícios e tornando todo o sistema de pedidos uma grande bagunça sem regras e sem estratégias bem definidas. Por esses fatos é indispensável à adoção do Business Process Management (BPM), mantendo as boas práticas de gestão nos processos de negócios.
 
Questão 3
Considere as duas empresas a seguir. A empresa A é a Betha Y, fundada há 20 anos, que cresceu rapidamente no mercado e manteve sua posição. A empresa B é de propriedade do estado e opera em um domínio com extensos regulamentos de saúde e segurança. Como essas diferentes características influenciam uma abordagem de descoberta baseada em processos?
Resposta: Influenciam na maneira como cada uma das empresas lida com os processos internos, pois empresas estatais geralmente são mais burocráticas e “engessadas” quando o assunto é mudança, e para haver descobertas baseadas em processos precisa-se de levantamento de requisitos como: pesquisas de documentos e artigos que com certeza levará muito tempo para ser liberado pela empresa do estado, ainda mais sendo uma estatal que opera em regulamentos de saúde e segurança, e pela burocracia em conseguir analisar os fatos certamente haverá mais demora e gasto de energia do que a empresa Betha Y do setor privado e com uma bagagem de 20 anos de experiência onde as informações e autorizações serão menos burocráticas para se conseguir, pois geralmente os gestores querem velocidade na resolução dos problemas e não mais problemas e empecilhos para conseguir solucionar um problema. Por tanto a diferença se da pelo método burocrático e pouco liberal da empresa estatal comparada à empresa privada onde se presa pela velocidade e qualidade de seus serviços.
Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é ff3717f2-c4b0-4704-aede-553563d0cc64. Copie e salve este número como prova de seu envio.

Continue navegando