Buscar

Gestão e Mapeamento de Processos - APOL 2 v1v2v3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO ESPECÍFICA) O gerenciamento dos processos organizacionais é realizado por meio de relatórios de acompanhamento e indicadores, garantindo-se, assim, que os resultados sejam atingidos. A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) costuma ser utilizada para que o fluxo de trabalho e a gestão organizacional sejam definidos adequadamente bem como para que as projeções dos processos do negócio sejam alcançadas.
Com relação ao gerenciamento de processos organizacionais, a análise SWOT
Nota: 10.0
	
	A
	é um indicador que informa se o processo está sendo gerenciado adequadamente.
	
	B
	é focada no gerenciamento de pessoas, sendo muito utilizada para análise de resultados.
	
	C
	proporciona conhecimento técnico e operacional sobre o processo que está sendo desenhado.
	
	D
	compreende a definição dos resultados esperados nos processos organizacionais, o que garante resultados.
	
	E
	propicia uma visão geral do processo de negócio, o que permite sistematizar e organizar o gerenciamento do processo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
ENADE, 2018
Questão 2/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Dentro dos Business Rules Management Systems (BRMS), os sistemas de gerenciamento de regras de negócio tem como uma das premissas diferenciar o que são regras de negócios e o que são requisitos funcionais. Em uma filosofia BPM, essa distinção é primordial e deve ser enfatizada a todos aqueles que gerenciam processos.
Tendo por base o exposto anteriormente, leia as seguintes afirmativas:
I - Uma regra de negócio pode dar origem a diversos requisitos funcionais.
II - Requisitos funcionais são elementos mais associados à tecnologia.
III - Uma regra de negócio determina o que um sistema de informação deve fazer.
IV - Regras de negócio tem de considerar as limitações das tecnologias.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
Regras de negócios são tratadas pelos sistemas informatizados, mas, para que isso aconteça, vão dar origem a um ou mais requisitos funcionais. Isto é, para implementar uma regra de negócio, os analistas de sistemas devem criar requisitos funcionais para que as regras de negócio sejam atendidas pelos sistemas. Um requisito funcional é uma implementação tecnológica de uma regra de negócio. Regras de negócios especificam como o software deve operar e não o que o sistema deve fazer, além de não ter de considerar eventuais restrições tecnológicas (o que é considerado pelos requisitos funcionais). Assim, apenas as afirmativas I e II são corretas (aula 4, tema 3).
	
	C
	II e III, apenas
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 3/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
BPM (Business Process Management) que foi traduzido como Gestão de Processos de Negócio, é uma disciplina que prega a implementação de uma metodologia corporativa sistemática, que visa a melhoria contínua por meio da padronização de processos e da otimização do fluxo de trabalho. De maneira mais teórica, dá para dizer que o BPM é uma combinação entre automação, controle, análise e otimização de fluxos corporativos. O objetivo é promover apoio aos objetivos e metas da empresa, abrangendo sistemas, funcionários, clientes e parceiros dentro e além dos limites da empresa.
Sua aplicação depende do estudo e monitoramento assíduo dos processos do negócio. Assim, é possível identificar e destrinchar as necessidades, moldando os processos de forma a melhorar os resultados ao longo do tempo, o que justifica a implantação de BPM pois traz vantagens para a organização, clientes, gerência e demais atores dos processos.
Disponível em:<https://www.totvs.com/blog/negocios/bpm/>. Acesso em agosto de 2022 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
I - A implantação do BPM traz como vantagens para os clientes melhoria do planejamento e projeção dos processos internos.
II - É um dos focos do BPM possibilitar visão conjunta dos processos considerando a interação entre diferentes setores da empresa.
III - Entre as vantagens mais visíveis do BPM tem-se a compreensão de como as operações de negócio ocorrem e avaliação dos custos.
IV - De acordo com o texto, o BPM proporciona a melhoria contínua dos processos e impacta positivamente no valor agregado entregue ao cliente.
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é (e) porque é um dos objetivos é a entrega do valor para os clientes. Isso é possível por meio da implantação do BPM que traz como premissa fazer com que os gestores gerenciem as empresas por processos com visão conjunta deles, independente dos departamentos ou setores.
A sentença I está incorreta porque as vantagens mencionadas, melhoria de planejamento e projeção de processos internos, são para a empresa, gerencia e atores internos da organização e não diretamente para os clientes conforme traz a afirmação. 
(Aula 4, tema 1)
Questão 4/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Muitas organizações, ao crescerem, passam a querer adotar filosofias de BPM e depois evoluír para práticas e tecnologias de EPM, para atingir um nível de excelência no gerenciamento de seus processos. Não apenas usando ferramentas tecnológicas, mas também contando com métodos de gestão e consolidação de uma cultura de gestão por processos. Há uma variedade de modelos de referência e estruturas de trabalho que podem ajudar para esse objetivo.
Tendo por base o enunciado e os conteúdos estudados sobre modelos de referência e estruturas de trabalho para gestão por processos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	é recomendável que a organização crie um modelo inédito de referência e estruturas de processos, a fim de estarem mais adequados à sua realidade.
	
	B
	há modelos que, embora sejam conhecidos por boas práticas, podem não se adequar à organização, dado que o conceito “boas práticas” é relativo.
	
	C
	mesmo em organizações que trabalham seus processos por e-mails e planilhas, existe uma facilidade em ter dados sobre seus processos.
	
	D
	sempre que possível, é interessante a empresa fazer uma cópia fiel dos modelos que comprovadamente funcionaram em outras empresas.
	
	E
	modelos de referência de processos são pertinentes para que a organização entenda qual deles pode ser mais apropriado para suas particularidades.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Na natureza, a essência é a transformação. No mundo organizacional não é diferente. As técnicas e metodologias quase sempre são evoluções de elementos já existentes. Logo, na adoção de uma arquitetura de processos EPM, é conveniente usar modelos de referência para se definir os processos interfuncionais da empresa. A ideia básica aqui é utilizar informações e experiências já consolidadas, de modo que a organização descubra e implemente boas práticas, ao invés de tentar criar algo completamente do zero. Nesse contexto, temos o conceito (irônico) do SAP, o “sistema avançado de planilhas”. Ou o “SIE - Sistema Integrado de E-mails”. Empresas que não têm sistemas adequados para implementar o EPM, acabam tendo problemas para acessar dados sobre os seus próprios processos. A busca por modelos de referência, ou melhores práticas, tem por objetivo fazer com que a empresa tenha noção do que funciona ou não funciona para sua realidade, com base em experimentos já realizados por outras organizações. Aqui temos o uso do benchmarking, que é a observação do que outras organizações fazem e aproveitar as melhores práticas para a sua empresa. Não se trata de cópia, mas sim de uma adaptação, pois cada organização é peculiar (aula 6, tema 5).
Questão 5/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO GERAL) A percepção de parcela do empresariado sobre a necessidade
de desenvolvimento sustentável vem gerando
uma postura que se contrapõe à cultura centrada na maximização do lucro dos acionistas. A natureza global de
algumas questões ambientais e de saúde, o reconhecimento da responsabilidade mundial pelo combate à pobreza, a crescente interdependência financeira e acrescente dispersão geográfica das cadeias de valor evidenciam que assuntos relevantes para uma empresa do setor privado podem ter alcance muito mais amplo que aqueles restritos à área mais imediata onde se localiza a empresa. Ilustra essa postura empresarial a pirâmide de responsabilidade social corporativa apresentada a seguir.
Com relação à responsabilidade social corporativa, avalie as afirmações a seguir.
I - A responsabilidade social pressupõe estudo de impactos potenciais e reais das decisões e atividades da organização, o que exige atenção constante às ações cotidianas regulares de uma organização.
II - À medida que a responsabilidade econômica de uma organização diminui, a responsabilidade social corporativa aumenta e, por conseguinte, a empresa passa a agir com ética.
III - A concessão de financiamento para atividades sociais, ambientais e econômicas é fator relevante para redução da responsabilidade legal empresarial.
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
ENADE, 2015
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 6/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o excerto a seguir:
“Smith e Fingar (2003) afirmam em relação ao BPMS e o definem como um ambiente para modelagem, integração e execução das atividades de projeto, manufatura e manutenção dos processos de negócios.  Ainda de acordo com os autores, o BPMS tem um conceito análogo em relação ao conceito de Data Base Management System (DBMS), sendo esse último com a finalidade de gerenciar dados e o primeiro gerenciar processos de negócios. ”
Fonte: OLÍMPIO, Douglas B. Estudo de Caso Sobre a Gestão de Processos e o uso do Business Process Management System em Processos Logísticos da Empresa Distribuidora Center Mix. 2019. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife, 2019. Disponível em: https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2020/1459. Acesso em: 17 ago. 2022.
Tendo em vista o exposto no excerto e os conteúdos estudados sobre BPMS, analise as asserções:
I - O BPMS tem grande potencial de gestão, sendo utilizado para assegurar que os processos estão sendo efetivamente cumpridos como modelados.
PORQUE
II - São soluções que englobam várias tecnologias que viabilizam o monitoramento, controle e integração dos diversos processos de negócios da organização. 
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as asserções.
Nota: 10.0
	
	A
	
As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	Ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
BPMS são softwares que automatizam os processos de negócios de uma organização, apoiando essa gestão em todas as suas etapas, desde o mapeamento e modelagem dos processos até o monitoramento do desempenho destes, visando sua otimização. Podemos complementar esse conceito inicial com a definição do BPM CBOK (2013, p. 372), que define BPMS como: “[...] um novo tipo de ambiente de negócio que integra negócio e tecnologia da informação. O termo "ambiente" é empregado para descrever a operação resultante da utilização de BPMS, pois gera aplicações e fornecem o suporte às operações de negócio na sua execução. ” Assim, podemos entender as suítes BPMS como ferramentas que permitem – de maneira automatizada – mapear todos os processos de uma organização, do início ao fim.
Portanto ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I (aula 4, tema 4).
	
	E
	Ambas as asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 7/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o texto a seguir:
“BPM (sigla para?Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português) é o conjunto de práticas focadas na melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seu objetivo é integrar a estratégia da organização às expectativas e necessidades dos clientes. Com a gestão de processos, a organização é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade, ganhando competitividade no mercado.”
Fonte: ALMEIDA, Vinicius N. de. O que é BPM (Business Process Management): o guia para implantar a gestão de processos na sua empresa. 2015. Euax Consulting. Disponível em: https://www.euax.com.br/2015/06/bpm-business-process-management-o-que-e. Acesso em: 17 ago. 2022.
Observe o trecho em negrito no texto. Com relação ao BPM e seus benefícios aos clientes é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o BPM tem por função básica melhorar a imagem da empresa e angariar mais clientes.
	
	B
	a função mais importante do BPM é auxiliar na fidelização e retenção dos clientes antigos.
	
	C
	o objetivo máximo do BPM é entregar valor para o cliente, por meio de seus produtos e serviços.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
O objetivo primordial do BPM é a entrega de valor para o cliente. Há objetivos secundários, porém a entrega de valor ao cliente é a finalidade principal da disciplina BPM (aula 1, tema 1).
	
	D
	atualmente o objetivo do BPM é incentivar o engajamento dos clientes nas mídias sociais.
	
	E
	para o âmbito dos clientes, a principal finalidade do BPM é melhorar ações de pós-venda.
Questão 8/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO ESPECÍFICA) No redesenho, que surgiu da necessidade de revisão dos processos organizacionais, pode-se utilizar análise de fluxogramas e mapeamento de fluxos para a compreensão dos objetivos e o encaminhamento das ações às áreas e às equipes envolvidas.
Entendendo-se como essas ações são desencadeadas, considerando os objetivos institucionais, criam-se condições de padronizar e aprimorar determinados fluxos de trabalho. O uso de informação e comunicação pode ser fundamental para o redesenho dos processos. As tecnologias da informação facilitam a integração do fluxo de informações e reduzem o retrabalho e o trâmite físico de documentos. O mapeamento dos processos pode ser extremamente necessário para o sucesso da tomada de decisões.
No contexto do redesenho, o mapeamento de processos é necessário para que a empresa
I – adquira viabilidade e conhecimento a respeito da definição de um processo, missão e objetivos, responsabilidades, fronteiras e interfaces, entradas e saídas, fornecedores e clientes.
II – realize análise crítica dos processos, contemplando, entre outros aspectos: necessidade do processos, agregação de valor, impacto do processo na empresa, desempenho, oportunidades de melhoria, gargalos ou restrições existentes, identificação de clientes e interfaces, ferramentas utilizadas e entendimento do processo.
III - melhore o seu modus operandi, avaliando a forma de redesenhar os processos para melhorar o desempenho e a utilização de processos similares (benchmarking).
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
ENADE, 2018.
	
	E
	
II e III, apenas.
Questão 9/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o excerto a seguir:
“Diferentemente da literatura de projetos, a noção de portfólio de processos é pouco explorada em Gestão de Processos de Negócio, sendo um tópico de pesquisa emergente, em geral citado pelas áreas de Governança de Processos e Maturidade BPM (SANTANA, 2015). De maneira resumida, muitas operações de empresas podem ser traduzidas como um conjunto de processos e subprocessos que interagem entre
si para que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade, eficiência e dentro do prazo desejado pelo cliente. ”
Fonte: NOGUEIRA, Daniel Lima. Um Método para Estruturação e Gestão de Portfólios de Processos de Negócio. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Depto. de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://www.bcc.ufrpe.br/sites/ww3.bcc.ufrpe.br/files/Daniel%20Nogueira.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
Com base no excerto e nos conteúdos estudados sobre Business Process Portfolio Management (BPPM), julgue as afirmativas:
I - A Gestão de um Portfólio de Processos é fundamental para que a organização possa priorizar iniciativas em relação aos processos.
II - A priorização de quais processos serão trabalhados em um contexto de EPM é feita principalmente com base em seus desempenhos.
III - Uma vez que a noção de portfólio de processos é pouco estudada (conforme o texto), o gerenciamento deste portfólio é homogêneo em todas as empresas.
IV - Empresas iniciantes no BPM podem usar o BPPM como um suporte, já que os dados sobre seus processos são escassos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O Business Process Portfolio Management ou o gerenciamento de portfólio de processos de negócios (BPPM) é uma abordagem para priorizar a melhoria contínua dos processos, baseada no portfólio de processos. A definição do BPM Cbok sobre esse gerenciamento (2013, p. 333) diz que “o gerenciamento de portfólio de processos conecta a organização a uma perspectiva de integração, fornecendo um método para avaliar e gerenciar os processos da organização em uma visão consolidada, e uma estrutura de trabalho para a governança que permite estabelecer as prioridades de transformação. ” O gerenciamento do portfólio de processos não é igual em todos os momentos de todas as empresas. Empresa em estágio inicial de adoção do BPM, usam em geral o BPPM em um papel de suporte, pois os dados de processos ainda são incipientes.
Assim, as afirmativas I, II e IV são corretas, enquanto a III é incorreta (aula 6, tema 2).
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 10/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
O software de gestão de desempenho empresarial ou EPM utilizado para a gestão corporativa de processos, é especializado em orçamento, previsão e gestão financeira. Ele oferece análise de dados, relatórios e modelagem de previsões para que as organizações possam analisar, compreender e planejar seus negócios estrategicamente. Com o software EPM, as empresas podem alinhar a estratégia à execução dos negócios. A tecnologia usa o feedback obtido com os dados gerados por sistemas, processos e atividades de toda a organização. O resultado dessa análise ajuda a identificar os motores de negócios e apresenta outros insights. 
Disponível em:<https://www.sap.com/brazil/insights/what-is-enterprise-performance-management.html>. Acesso em agosto de 2022 (adaptado). 
Considerando o conceito apresentado, avalie as sentenças a seguir. 
I - Uma das limitações do método EPM é ausência da visão holística dos processos pois, avalia cada operação separadamente.
II - A implementação do EPM por uma organização é garantia de sucesso por si só, devido a sua complexidade e volume de informações necessárias.
III - O uso de um software de apoio como apresentado no texto, facilitará a gestão dos processos da empresa por meio da visão integrada de suas operações.
IV - Os elementos apresentados no texto evidenciam que uma empresa pode gerenciar seus processos a partir de uma perspectiva macro com a implantação do EPM.
É correto o que se afirma em
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
A alternativa que apresenta a resposta correta é (d) porque um software dedicado ao EPM é um dos requisitos para a implantação em uma organização, pois exige estruturação da TI e suas aplicações. Além disso, o EPM traz a visão holística (perspectiva macro) das operações da organização. 
As demais alternativas estão incorretas porque o EPM traz a visão holística (perspectiva macro) das operações da organização, mas não garante sucesso somente com a implantação, pois é uma prática consolidada, mas se utilizada de forma isolada, não garante sucesso. 
(Aula 6, tema 1)
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 1/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o texto:
“Arquitetura orientada a serviços (SOA) é um tipo de design de software que torna os componentes reutilizáveis usando interfaces de serviços com uma linguagem de comunicação comum em uma rede. Um serviço é uma unidade ou conjunto de funcionalidades de software independente, que foi desenvolvido para concluir uma tarefa específica, como recuperar determinadas informações ou executar uma operação. Ele contém as integrações de dados e o código necessários para executar uma função de negócios completa. Esses serviços podem ser acessados remotamente e é possível interagir com eles e atualizá-los de maneira independente. Em outras palavras, a SOA integra os componentes de software que foram implantados e são mantidos separadamente, permitindo que eles se comuniquem e trabalhem juntos para formar aplicações que funcionam em sistemas diferentes. “
Fonte: RED HAT. O que é arquitetura orientada a serviços (SOA)? 2020. Disponível em: https://www.redhat.com/pt-br/topics/cloud-native-apps/what-is-service-oriented-architecture. Acesso em: 17 ago. 2022.
Baseado nas informações do texto e nos conteúdos sobre SOA nos materiais de estudo, atribua V para as informações verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A arquitetura SOA privilegia a eliminação da redundância de vários códigos de software que se destinam a fazer a mesma operação.
(  ) SOA é acima de tudo uma tecnologia e deve ser encarada e trabalhada como tal pela organização.
(  ) A base para implementar a SOA é o estudo e mapeamento detalhado dos processos.
(  ) Um dos benefícios da SOA é melhorar a integração entre os setores de TI e de negócios nas empresas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, F, V
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Se existem várias aplicações – mesmo que em tecnologias diferentes – tratando as mesmas regras de negócio, a SOA preconiza que essas regras estejam em apenas um desses servidores e as demais aplicações as chamariam quando precisassem processar aquela determinada regra. SOA não deve ser encarada como uma tecnologia, é mais que isso. Trata-se antes de tudo de uma filosofia de TI, cujo objetivo é facilitar a integração entre os sistemas, por meio de soluções modulares, seguindo o conceito de serviços. SOA implementa as regras de negócios mapeadas no estudo dos processos, em uma arquitetura de baixo acoplamento, isso é o que permite o uso destes pedaços de software por várias aplicações. Por fim, SOA facilita a comunicação entre as áreas de negócios e a área de T.I., pois a área de negócios sabe que os serviços implementados nas aplicações correspondem aos processos que estão mapeados. Assim, apenas a terceira afirmação é falsa (F), as demais são verdadeiras (V) (aula 4, tema 5).
	
	E
	F, V, F, F
Questão 2/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
A definição de que “processo é um conjunto de causas que produzem um determinado efeito”, é bem conhecida e aceita entre os especialistas. Ela é muito utilizada quando se empregam métodos de análise e solução de problemas voltados para a melhoria incremental de processos, ou seja, quando o objetivo é identificar as causas de um determinado problema. Essa melhoria exige transformação dos processos, que também ocorre de maneira incremental e por meio de quatro níveis: Melhoria de processos, Redesenho de processos, Reengenharia de processos e Mudança de paradigma.
USIRONO, C.H. Escritório de processos: BPMO – Business Process Management Office. Rio de Janeiro: Brasport, 2015 (adaptado)
Considerando os quatro níveis citados, avalie as afirmações a seguir.
 
I - Na melhoria de processo a empresa realiza ajustes sutis e graduais em seus processos utilizando abordagens conhecidas.
II - Uma empresa que deseja se reposicionar no mercado e apresentar uma nova versão da sua atuação o faz por meio da reengenharia dos seus processos.
III - O redesenho de processos organizacionais requer que o analista avalie a operação como um todo e considere os possíveis impactos em todas as áreas.
IV - O nível de mudança de paradigma significa que a empresa decidiu mudar radicalmente seus processos e para isso está realizando um mapeamento criterioso.  
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, apenas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é (a) porque na melhoria de processo ocorrem pequenos ajustes realizados de forma gradual utilizando por exemplo, abordagens Lean, Six Sigma, Gerenciamento da qualidade total, entre outros. O redesenho de processos defende uma visão integral que possibilite entender o processo ponta a ponta.
 As demais alternativas estão incorretas porque quando a empresa quer se posicionar de maneira diferenciada no mercado ela está no nível de mudança de paradigma e não de reengenharia de processos. Além disso, é no nível de reengenharia de processos que o analista realiza mudanças radicais e mapeia o processo a partir do zero. 
(Aula 5, tema 1)
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 3/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o excerto a seguir:
“Smith e Fingar (2003) afirmam em relação ao BPMS e o definem como um ambiente para modelagem, integração e execução das atividades de projeto, manufatura e manutenção dos processos de negócios.  Ainda de acordo com os autores, o BPMS tem um conceito análogo em relação ao conceito de Data Base Management System (DBMS), sendo esse último com a finalidade de gerenciar dados e o primeiro gerenciar processos de negócios. ”
Fonte: OLÍMPIO, Douglas B. Estudo de Caso Sobre a Gestão de Processos e o uso do Business Process Management System em Processos Logísticos da Empresa Distribuidora Center Mix. 2019. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife, 2019. Disponível em: https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2020/1459. Acesso em: 17 ago. 2022.
Tendo em vista o exposto no excerto e os conteúdos estudados sobre BPMS, analise as asserções:
I - O BPMS tem grande potencial de gestão, sendo utilizado para assegurar que os processos estão sendo efetivamente cumpridos como modelados.
PORQUE
II - São soluções que englobam várias tecnologias que viabilizam o monitoramento, controle e integração dos diversos processos de negócios da organização. 
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as asserções.
Nota: 10.0
	
	A
	
As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	Ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
BPMS são softwares que automatizam os processos de negócios de uma organização, apoiando essa gestão em todas as suas etapas, desde o mapeamento e modelagem dos processos até o monitoramento do desempenho destes, visando sua otimização. Podemos complementar esse conceito inicial com a definição do BPM CBOK (2013, p. 372), que define BPMS como: “[...] um novo tipo de ambiente de negócio que integra negócio e tecnologia da informação. O termo "ambiente" é empregado para descrever a operação resultante da utilização de BPMS, pois gera aplicações e fornecem o suporte às operações de negócio na sua execução. ” Assim, podemos entender as suítes BPMS como ferramentas que permitem – de maneira automatizada – mapear todos os processos de uma organização, do início ao fim.
Portanto ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I (aula 4, tema 4).
	
	E
	Ambas as asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 4/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o texto a seguir:
“BPM (sigla para?Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português) é o conjunto de práticas focadas na melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seu objetivo é integrar a estratégia da organização às expectativas e necessidades dos clientes. Com a gestão de processos, a organização é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade, ganhando competitividade no mercado.”
Fonte: ALMEIDA, Vinicius N. de. O que é BPM (Business Process Management): o guia para implantar a gestão de processos na sua empresa. 2015. Euax Consulting. Disponível em: https://www.euax.com.br/2015/06/bpm-business-process-management-o-que-e. Acesso em: 17 ago. 2022.
Observe o trecho em negrito no texto. Com relação ao BPM e seus benefícios aos clientes é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o BPM tem por função básica melhorar a imagem da empresa e angariar mais clientes.
	
	B
	a função mais importante do BPM é auxiliar na fidelização e retenção dos clientes antigos.
	
	C
	o objetivo máximo do BPM é entregar valor para o cliente, por meio de seus produtos e serviços.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
O objetivo primordial do BPM é a entrega de valor para o cliente. Há objetivos secundários, porém a entrega de valor ao cliente é a finalidade principal da disciplina BPM (aula 1, tema 1).
	
	D
	atualmente o objetivo do BPM é incentivar o engajamento dos clientes nas mídias sociais.
	
	E
	para o âmbito dos clientes, a principal finalidade do BPM é melhorar ações de pós-venda.
Questão 6/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO ESPECÍFICA) No redesenho, que surgiu da necessidade de revisão dos processos organizacionais, pode-se utilizar análise de fluxogramas e mapeamento de fluxos para a compreensão dos objetivos e o encaminhamento das ações às áreas e às equipes envolvidas.
Entendendo-se como essas ações são desencadeadas, considerando os objetivos institucionais, criam-se condições de padronizar e aprimorar determinados fluxos de trabalho. O uso de informação e comunicação pode ser fundamental para o redesenho dos processos. As tecnologias da informação facilitam a integração do fluxo de informações e reduzem o retrabalho e o trâmite físico de documentos. O mapeamento dos processos pode ser extremamente necessário para o sucesso da tomada de decisões.
No contexto do redesenho, o mapeamento de processos é necessário para que a empresa
I – adquira viabilidade e conhecimento a respeito da definição de um processo, missão e objetivos, responsabilidades, fronteiras e interfaces, entradas e saídas, fornecedores e clientes.
II – realize análise crítica dos processos, contemplando, entre outros aspectos: necessidade do processos, agregação de valor, impacto do processo na empresa, desempenho, oportunidades de melhoria, gargalos ou restrições existentes, identificação de clientes e interfaces, ferramentas utilizadas e entendimento do processo.
III - melhore o seu modus operandi, avaliando a forma de redesenhar os processos para melhorar o desempenho e a utilização de processos similares (benchmarking).
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
ENADE, 2018.
	
	E
	
II e III, apenas.
Questão 7/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
FORMAÇÃO ESPECÍFICA) Um tecnólogo em Processos Gerenciais foi incumbido da tarefa de melhorar o desempenho da empresa em que trabalhava. Como não dispunha de informações suficientes sobre as
operações, buscou melhor entendimento dos processos do negócio, sabendo que eles refletem o modo como a empresa funciona. O tecnólogo recorreu a instrumentos de mapeamento, como entrevistas, questionários, reuniões, workshops, observação e análise documental.
Nessa situação hipotética, o mapeamento de processos feito pelo tecnólogo
I – será suficiente para gerir a empresa, possibilitando o abandono de outras ferramentas de gestão.
II - ajudará a empresa a enxergar claramente seus pontos fortes e fracos.
III -  possibilitará a identificação de possíveis falhas e, consequentemente, o aprimoramento dos processos existentes ou a implementação de nova estrutura voltada para processos.
IV - possibilitará melhorias nos procedimentos de trabalho, com base em representação gráfica que deve conter: sequência de atividades, agentes envolvidos, prazos e fluxos de entradas e saídas, bem como informações e documentos da empresa.
É correto apenas o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I.
	
	B
	III.
	
	C
	IV.
	
	D
	II, III e IV.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
	
	E
	I e II.
Questão 8/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o excerto a seguir:
“Diferentemente da literatura de projetos, a noção de portfólio de processos é pouco explorada em Gestão de Processos de Negócio, sendo um tópico de pesquisa emergente, em geral citado pelas áreas de Governança de Processos e Maturidade BPM (SANTANA, 2015). De maneira resumida, muitas operações de empresas podem ser traduzidas como um conjunto de processos e subprocessos que interagem entre si para que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade, eficiência e dentro do prazo desejado pelo cliente. ”
Fonte: NOGUEIRA, Daniel Lima. Um Método para Estruturação e Gestão de Portfólios de Processos de Negócio. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Depto. de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://www.bcc.ufrpe.br/sites/ww3.bcc.ufrpe.br/files/Daniel%20Nogueira.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
Com base no excerto e nos conteúdos estudados sobre Business Process Portfolio Management (BPPM), julgue as afirmativas:
I - A Gestão de um Portfólio de Processos é fundamental para que a organização possa priorizar iniciativas em relação aos processos.
II - A priorização de quais processos serão trabalhados em um contexto de EPM é feita principalmente com base em seus desempenhos.
III - Uma vez que a noção de portfólio de processos é pouco estudada (conforme o texto), o gerenciamento deste portfólio é homogêneo em todas as empresas.
IV - Empresas iniciantes no BPM podem usar o BPPM como um suporte, já que os dados sobre seus processos são escassos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O Business Process Portfolio Management ou o gerenciamento de portfólio de processos de negócios (BPPM) é uma abordagem para priorizar a melhoria contínua dos processos, baseada no portfólio de processos. A definição do BPM Cbok sobre esse gerenciamento (2013, p. 333) diz que “o gerenciamento de portfólio de processos conecta a organização a uma perspectiva de integração, fornecendo um método para avaliar e gerenciar os processos da organização em uma visão consolidada, e uma estrutura de trabalho para a governança que permite estabelecer as prioridades de transformação. ” O gerenciamento do portfólio de processos não é igual em todos os momentos de todas as empresas. Empresa em estágio inicial de adoção do BPM, usam em geral o BPPM em um papel de suporte, pois os dados de processos ainda são incipientes.
Assim, as afirmativas I, II e IV são corretas, enquanto a III é incorreta (aula 6, tema 2).
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 9/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
O Escritório de Processos, é a principal estrutura de apoio à gestão por processos no âmbito da SEFAZ/MS, com a missão de gerenciar, estimular e difundir a cultura do gerenciamento de processos para toda a instituição. Nossas atividades consistem em atuar no suporte para mapeamento, modelagem e otimização dos processos, com definição das ferramentas, metodologias, princípios, padrões e práticas de BPM para os processos da cadeia de valor da instituição.
A figura a seguir traz o repositório de processos do escritório de processos da Secretaria de Estado da Fazenda do Mato Grosso do Sul (SEFAZ-MS).
Disponível em:<https://www.eproc.sefaz.ms.gov.br/repositorio-de-processos/>. Acesso em agosto de 2022 (adaptado).
 
A partir do contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I – Ao implementar um repositório de processos a SEFAZ/MS demonstra que está conectada com as práticas de gestão de vanguarda e que são utilizadas em empresas no mundo todo. 
PORQUE
II – A SEFAZ/MS é um órgão público que também possui muitos processos o que exige um espaço, atualmente virtual, para armazenar as informações de como as operações ocorrem na Secretaria.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	
As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é (d) porque um repositório de processos pode ser utilizado por qualquer porte e segmento de organização
(Aula 6, tema 3)
 
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 10/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Observe a charge a seguir:
Analisando a charge sob o ponto de vista de gestão de mudanças de processos, pode-se afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	todas as pessoas são contra em participar das mudanças, embora queiram que elas aconteçam, por isso não levantam a mão na segunda pergunta.
	
	B
	a charge comprova que as mudanças organizacionais somente são levadas adiante de forma compulsória, pois as pessoas sempre são resistentes.
	
	C
	as pessoas que escutam o orador não têm consciência de filosofias de processo como o BPM, o que as faz rejeitar quaisquer mudanças.
	
	D
	no momento que o orador faz as perguntas, não há uma visão clara da audiência sobre o que exatamente serão as mudanças em questão.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
As mudanças de processos não são simples. A começar pela identificação correta das atividades que devem ser feitas para que as mudanças sejam levadas adiante e com êxito. O projeto de mudança deve iniciar com uma visão clara do que será esta mudança, a qual deve estar alinhada com a estratégia da organização. A partir dos objetivos e requisitos das mudanças, os responsáveis pelas mudanças devem adquirir um entendimento uniforme sobre o que elas significam e sobre as expectativas dos interessados (aula 5, tema 5).
	
	E
	a reação da audiência à segunda pergunta está baseada no medo da reação do orador, algo muito presente na filosofia de processos BPM.
Questão 1/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
BPM (Business Process Management) que foi traduzido como Gestão de Processos de Negócio, é uma disciplina que prega a implementação de uma metodologia corporativa sistemática, que visa a melhoria contínua por meio da padronização de processos e da otimização do fluxo de trabalho. De maneira mais teórica, dá para dizer que o BPM é uma combinação entre automação, controle, análise e otimização de fluxos corporativos. O objetivo é promover apoio aos objetivos e metas da empresa, abrangendo sistemas, funcionários, clientes e parceiros dentro e além dos limites da empresa.
Sua aplicação depende do estudo e monitoramento assíduo dos processos do negócio. Assim, é possível identificar e destrinchar as necessidades, moldando os processos
de forma a melhorar os resultados ao longo do tempo, o que justifica a implantação de BPM pois traz vantagens para a organização, clientes, gerência e demais atores dos processos.
Disponível em:<https://www.totvs.com/blog/negocios/bpm/>. Acesso em agosto de 2022 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
I - A implantação do BPM traz como vantagens para os clientes melhoria do planejamento e projeção dos processos internos.
II - É um dos focos do BPM possibilitar visão conjunta dos processos considerando a interação entre diferentes setores da empresa.
III - Entre as vantagens mais visíveis do BPM tem-se a compreensão de como as operações de negócio ocorrem e avaliação dos custos.
IV - De acordo com o texto, o BPM proporciona a melhoria contínua dos processos e impacta positivamente no valor agregado entregue ao cliente.
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é (e) porque é um dos objetivos é a entrega do valor para os clientes. Isso é possível por meio da implantação do BPM que traz como premissa fazer com que os gestores gerenciem as empresas por processos com visão conjunta deles, independente dos departamentos ou setores.
A sentença I está incorreta porque as vantagens mencionadas, melhoria de planejamento e projeção de processos internos, são para a empresa, gerencia e atores internos da organização e não diretamente para os clientes conforme traz a afirmação. 
(Aula 4, tema 1)
Questão 2/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o seguinte excerto:
“Hammer & Champy (1994) – autores da teoria da reengenharia de processos – afirma que o time de reengenharia necessita conhecer "as questões críticas que governam o desempenho dos processos". Uma vez que a meta da reengenharia não é melhorar o processo existente (e sim projetar um novo processo), não se faz necessária a análise e documentação do processo atual em grandes detalhes. Ao contrário, estes autores afirmam que o time de reengenharia necessita de uma visão de alto nível, suficiente para o time ter conhecimento necessário (e a intuição) para criar um processo totalmente novo e superior. Hammer & Champy ressaltam a importância do "entendimento" e não "análise" do processo atual. A análise tradicional considera, como ponto de partida, as entradas e saídas do processo como fixas e, a partir deste ponto, faz uma introspecção nas suas atividades internas. Já o entendimento do processo nada assume como fixo. Um time de reengenharia, ao entender um processo, não aceita a suas saídas como dadas (fixas). ”
Fonte: VIEIRA, César G. G. Uma metodologia para a melhoria de processos. 1995. 193 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/76242/101716.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 ago. 2022.        
A partir do texto e dos conteúdos sobre reengenharia de processos, analise as afirmações:
I - A expressão entendimento dos processos no texto é tomada no sentido de que na reengenharia esse estágio é suficiente, já que não haverá melhorias pontuais no processo.
II - Entradas e saídas de processos para a reengenharia devem ser entendidas pelos analistas de processos, mas não deve se assumir que não se possam alterá-las.
III - No início do texto, usa-se a expressão questões críticas que governam o desempenho dos processos. Essa expressão confirma que a reengenharia foca mais no desempenho que nos detalhes dos processos.
São corretas as afirmações:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, apenas.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
A reengenharia é um passo adiante e mais incisivo que o redesenho de processos e a melhoria de processos. Enquanto nos dois primeiros, há melhorias pontuais, em alguns pontos de um processo ou em processos-macro, a reengenharia vai além e defende que determinados processos têm de ser inteiramente refeitos. O enunciado defende vários pontos defendidos pela teoria da Reengenharia, como o entendimento macro dos processos, a noção de que se pode alterar inteiramente o processo e que o desempenho e resultado dos processos são mais importantes que a sua análise pontual e seus detalhes, já que é um estágio mais radical que redesenhos e melhorias de processos. Do que se concluir que todas as afirmações são verdadeiras (aula 5, tema 3).
Questão 3/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO ESPECÍFICA) No redesenho, que surgiu da necessidade de revisão dos processos organizacionais, pode-se utilizar análise de fluxogramas e mapeamento de fluxos para a compreensão dos objetivos e o encaminhamento das ações às áreas e às equipes envolvidas.
Entendendo-se como essas ações são desencadeadas, considerando os objetivos institucionais, criam-se condições de padronizar e aprimorar determinados fluxos de trabalho. O uso de informação e comunicação pode ser fundamental para o redesenho dos processos. As tecnologias da informação facilitam a integração do fluxo de informações e reduzem o retrabalho e o trâmite físico de documentos. O mapeamento dos processos pode ser extremamente necessário para o sucesso da tomada de decisões.
No contexto do redesenho, o mapeamento de processos é necessário para que a empresa
I – adquira viabilidade e conhecimento a respeito da definição de um processo, missão e objetivos, responsabilidades, fronteiras e interfaces, entradas e saídas, fornecedores e clientes.
II – realize análise crítica dos processos, contemplando, entre outros aspectos: necessidade do processos, agregação de valor, impacto do processo na empresa, desempenho, oportunidades de melhoria, gargalos ou restrições existentes, identificação de clientes e interfaces, ferramentas utilizadas e entendimento do processo.
III - melhore o seu modus operandi, avaliando a forma de redesenhar os processos para melhorar o desempenho e a utilização de processos similares (benchmarking).
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
ENADE, 2018.
	
	E
	
II e III, apenas.
Questão 4/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
A empresa ACME Industrial Ltda. é uma empresa de grande porte, que recentemente reelaborou seu planejamento estratégico (PE). Uma das mudanças neste planejamento é a adoção de abordagem de Entreprise Archiecture (EA), em português a “arquitetura empresarial”. Uma das primeiras ações nesse sentido foi aumentar os recursos da área de tecnologia da informação (TI) para aquisição de ferramentas (softwares, hardware e outros) de EA, bem como treinamentos do pessoal de TI nesses novos recursos. Passado um ano destas ações, a empresa concluiu que ainda não teve as metas de EA atingidas, considerando que houve falhas nesta iniciativa.
Tendo por base os conteúdos de estudo sobre Entreprise Archiecture e observando o caso acima, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A ACME entendeu que o mais importante na EA é dotar as áreas de TI com recursos, sem considerar os demais elementos de negócio de forma integrada.
A EA tem evoluído no sentido de focar a análise de negócios. Dessa maneira, a EA modernamente se preocupa com a estrutura da organização, sua estratégia de negócios, sua cultura e formas de trabalho, e suas conexões com a infraestrutura tecnológica. De acordo com o Guia CBOK para o BPM (2013, p. 366), a EA pode ser definida como: [...] um modelo de negócio que define a estrutura da organização e como ela pode cumprir com os requisitos atuais e objetivos futuros de negócio. A visão básica da EA é notadamente de domínio técnico e engloba perspectivas de negócios,
dados, aplicação e tecnologia. Observe que a definição inclui a expressão “perspectivas de negócios”. Essa expressão é que faz a junção entre tecnologia e processos dentro da EA.
Dessa forma a ACME errou em focar somente a área de TI na implantação da EA, quando deveria focar todas as áreas igualmente (aula 4, tema 2).
	
	B
	Em implantações de EA, a média de mercado para var resultados concretos são de mais de um ano, sendo recomendável, assim, a ACME aguardar mais.
	
	C
	Os recursos aplicados pela ACME provavelmente foram insuficientes, dessa forma recomenda-se investimento adicional, bem como ênfase no treinamento.
	
	D
	Para se iniciar uma filosofia de EA, é necessário antes alterar os sistemas de processamento de transações (SPT), a fim de readequar as bases de dados.
	
	E
	Implantações de EA devem iniciar pelas áreas de negócios, contingenciando os recursos destinados às áreas de TI, para não subverter os preceitos do PE.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 5/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
(FORMAÇÃO ESPECÍFICA) O gerenciamento dos processos organizacionais é realizado por meio de relatórios de acompanhamento e indicadores, garantindo-se, assim, que os resultados sejam atingidos. A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) costuma ser utilizada para que o fluxo de trabalho e a gestão organizacional sejam definidos adequadamente bem como para que as projeções dos processos do negócio sejam alcançadas.
Com relação ao gerenciamento de processos organizacionais, a análise SWOT
Nota: 10.0
	
	A
	é um indicador que informa se o processo está sendo gerenciado adequadamente.
	
	B
	é focada no gerenciamento de pessoas, sendo muito utilizada para análise de resultados.
	
	C
	proporciona conhecimento técnico e operacional sobre o processo que está sendo desenhado.
	
	D
	compreende a definição dos resultados esperados nos processos organizacionais, o que garante resultados.
	
	E
	propicia uma visão geral do processo de negócio, o que permite sistematizar e organizar o gerenciamento do processo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
ENADE, 2018
Questão 6/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o seguinte texto:
“Há pouco tempo, presenciei um debate entre dois executivos de uma mesma empresa a respeito da importância de um projeto de BPM para ela e percebi que ambos falavam de coisas diferentes: um com a preocupação de mapear e padronizar processos, e outro monitorar indicadores estratégicos do negócio, mas ambos rotulavam estas iniciativas como BPM [...] Um falava de BPM e o outro falava de EPM. Porém, independente da sopa de letrinhas, o fundamental é o entendimento da essência que cada um dos conceitos representa, evitando problemas de comunicação como o do exemplo citado entre os dois colegas de trabalho.”
Fonte: ANTONIO, Andrea Martins. BPM x EPM – Vamos entender melhor? 2017. LinkedIn. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/bpm-x-epm-vamos-entender-melhor-andrea-martins-antonio. Acesso em: 25 ago. 2022 (adaptado).
Tendo por base o enunciado e os materiais de estudo sobre BPM e EPM, leia as alternativas e assinale a correta.
Nota: 10.0
	
	A
	No BPM o foco é mais holístico, enquanto no EPM se entra nos detalhes.
	
	B
	No EPM, o entendimento de pequenos detalhes é dispensável e até mesmo nocivo.
	
	C
	A principal característica do EPM é entender os processos gerais e como se relacionam.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
No EPM - Enterprise Process Management ou Gestão Corporativa De Processos, não basta apenas entender pequenas partes de um processo, atividades isoladamente ou procedimentos setoriais. Claro que esse entendimento é importante, contudo, no EPM o foco é o todo. Ou seja, é holístico. No EPM não se deve enxergar os processos de maneira fragmentada, mas sim entendendo como se inter-relacionam, olhando a empresa de cima. De acordo com o BPM Cbok (2013, p. 330), “o Gerenciamento Corporativo de Processos (EPM – Enterprise Process Management) é a aplicação de princípios, métodos e práticas de BPM em uma organização para (a) assegurar o alinhamento entre o portfólio e a arquitetura de processos ponta a ponta com a estratégia e os recursos da organização e (b) proporcionar um modelo de governança para o gerenciamento e a avaliação de iniciativas de BPM.” (aula 6, tema 1).
	
	D
	O BPM usa e aplica as melhores práticas de EPM dentro de uma organização.
	
	E
	O BPM é um modelo de governança para que se implantem as iniciativas de EPM.
Questão 8/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o excerto a seguir:
“Diferentemente da literatura de projetos, a noção de portfólio de processos é pouco explorada em Gestão de Processos de Negócio, sendo um tópico de pesquisa emergente, em geral citado pelas áreas de Governança de Processos e Maturidade BPM (SANTANA, 2015). De maneira resumida, muitas operações de empresas podem ser traduzidas como um conjunto de processos e subprocessos que interagem entre si para que os produtos e serviços sejam entregues com qualidade, eficiência e dentro do prazo desejado pelo cliente. ”
Fonte: NOGUEIRA, Daniel Lima. Um Método para Estruturação e Gestão de Portfólios de Processos de Negócio. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Depto. de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://www.bcc.ufrpe.br/sites/ww3.bcc.ufrpe.br/files/Daniel%20Nogueira.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
Com base no excerto e nos conteúdos estudados sobre Business Process Portfolio Management (BPPM), julgue as afirmativas:
I - A Gestão de um Portfólio de Processos é fundamental para que a organização possa priorizar iniciativas em relação aos processos.
II - A priorização de quais processos serão trabalhados em um contexto de EPM é feita principalmente com base em seus desempenhos.
III - Uma vez que a noção de portfólio de processos é pouco estudada (conforme o texto), o gerenciamento deste portfólio é homogêneo em todas as empresas.
IV - Empresas iniciantes no BPM podem usar o BPPM como um suporte, já que os dados sobre seus processos são escassos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O Business Process Portfolio Management ou o gerenciamento de portfólio de processos de negócios (BPPM) é uma abordagem para priorizar a melhoria contínua dos processos, baseada no portfólio de processos. A definição do BPM Cbok sobre esse gerenciamento (2013, p. 333) diz que “o gerenciamento de portfólio de processos conecta a organização a uma perspectiva de integração, fornecendo um método para avaliar e gerenciar os processos da organização em uma visão consolidada, e uma estrutura de trabalho para a governança que permite estabelecer as prioridades de transformação. ” O gerenciamento do portfólio de processos não é igual em todos os momentos de todas as empresas. Empresa em estágio inicial de adoção do BPM, usam em geral o BPPM em um papel de suporte, pois os dados de processos ainda são incipientes.
Assim, as afirmativas I, II e IV são corretas, enquanto a III é incorreta (aula 6, tema 2).
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 9/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
A definição de que “processo é um conjunto de causas que produzem um determinado efeito”, é bem conhecida e aceita entre os especialistas. Ela é muito utilizada quando se empregam métodos de análise e solução de problemas voltados para a melhoria incremental de processos, ou seja, quando o objetivo é identificar as causas de um determinado problema. Essa melhoria exige transformação dos processos, que também ocorre de maneira incremental e por meio de quatro níveis: Melhoria de processos, Redesenho de processos, Reengenharia de processos e Mudança de paradigma.
USIRONO, C.H. Escritório de processos: BPMO – Business Process Management Office. Rio de Janeiro: Brasport, 2015 (adaptado)
Considerando os quatro níveis citados, avalie
as afirmações a seguir.
 
I - Na melhoria de processo a empresa realiza ajustes sutis e graduais em seus processos utilizando abordagens conhecidas.
II - Uma empresa que deseja se reposicionar no mercado e apresentar uma nova versão da sua atuação o faz por meio da reengenharia dos seus processos.
III - O redesenho de processos organizacionais requer que o analista avalie a operação como um todo e considere os possíveis impactos em todas as áreas.
IV - O nível de mudança de paradigma significa que a empresa decidiu mudar radicalmente seus processos e para isso está realizando um mapeamento criterioso.  
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, apenas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é (a) porque na melhoria de processo ocorrem pequenos ajustes realizados de forma gradual utilizando por exemplo, abordagens Lean, Six Sigma, Gerenciamento da qualidade total, entre outros. O redesenho de processos defende uma visão integral que possibilite entender o processo ponta a ponta.
 As demais alternativas estão incorretas porque quando a empresa quer se posicionar de maneira diferenciada no mercado ela está no nível de mudança de paradigma e não de reengenharia de processos. Além disso, é no nível de reengenharia de processos que o analista realiza mudanças radicais e mapeia o processo a partir do zero. 
(Aula 5, tema 1)
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 10/10 - Gestão e Mapeamento de Processos
Leia o texto a seguir:
“BPM (sigla para?Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócio, em português) é o conjunto de práticas focadas na melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seu objetivo é integrar a estratégia da organização às expectativas e necessidades dos clientes. Com a gestão de processos, a organização é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade, ganhando competitividade no mercado.”
Fonte: ALMEIDA, Vinicius N. de. O que é BPM (Business Process Management): o guia para implantar a gestão de processos na sua empresa. 2015. Euax Consulting. Disponível em: https://www.euax.com.br/2015/06/bpm-business-process-management-o-que-e. Acesso em: 17 ago. 2022.
Observe o trecho em negrito no texto. Com relação ao BPM e seus benefícios aos clientes é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o BPM tem por função básica melhorar a imagem da empresa e angariar mais clientes.
	
	B
	a função mais importante do BPM é auxiliar na fidelização e retenção dos clientes antigos.
	
	C
	o objetivo máximo do BPM é entregar valor para o cliente, por meio de seus produtos e serviços.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
O objetivo primordial do BPM é a entrega de valor para o cliente. Há objetivos secundários, porém a entrega de valor ao cliente é a finalidade principal da disciplina BPM (aula 1, tema 1).
	
	D
	atualmente o objetivo do BPM é incentivar o engajamento dos clientes nas mídias sociais.
	
	E
	para o âmbito dos clientes, a principal finalidade do BPM é melhorar ações de pós-venda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando