Buscar

Avaliação Psicopedagógica Clínica


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

CURSO: Psicopedagogia Clínica e Institucional
Disciplina: Avaliação Psicopedagógica Clínica
NOME DO ALUNO: Lucimara Cristina dos Santos
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Redigir um texto dissertativo de 15 até 25 linhas como é o funcionamento das sessões lúdicas centradas na aprendizagem e como se aplicam as provas e testes psicopedagógicos.
REDAÇÃO:
 	O primeiro ponto de partida do processo da avaliação psicopedagógica, inicia-se com a fase diagnóstica, tomando como referência uma queixa. Atuação do psicopedagogo visa identificar as causas dos problemas de aprendizagem, usando instrumentos próprios da psicopedagogia. Deve-se investigar o histórico escolar do aluno, sistema de avaliação e concepção pedagógica. 
Para análise da queixa, são realizadas a observação participante e a observação lúdica. A observação participante é realizada pela entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA). Ela é utilizada como ponto de partida em todo o processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem. O instrumento consiste em uma entrevista semiestruturada que põe em evidência o aprendizado dependendo da queixa. Por meio dela , analisa o desenvolvimento físico, sensorial, motor, viso-motor e intelectual, e sua conduta diante da aprendizagem. 
As provas e testes são usadas, se houver necessidade, para especificar o nível pedagógico, estrutura cognitiva e/ou emocional do sujeito. Sendo um recurso a mais a ser utilizado quando necessário. Existem diversos testes e provas que podem ser utilizados num diagnóstico, como as provas piagetianas do diagnóstico operatório, de inteligência WISC; testes que avaliam os aspectos psicomotores, linguagem; provas de nível de pensamento; avaliação do nível pedagógico; etc. “As provas operatórias tem como objetivo determinar aprendizagem de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, identificando o nível de pensamento alcançando pela criança” (WEISS,1992, p.106)
Referências
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.