Buscar

Prova de bioclimatologia nota 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feito por: Jéssica Cristina da Silva 
Questão 1)
Em relação aos mecanismos de transferência de energia térmica, marque a alternativa correta.
I) Pode-se dizer que quanto maior a temperatura do ar menor será a pressão de saturação de vapor, pois em maiores temperaturas é necessário menor volume de vapor de água para que o ar fique saturado.
II) A radiação, condução, convecção e evaporação são os principais mecanismos de transferência de energia térmica. Para ocorrer troca de energia por condução é necessário o contato direto entre as superfícies e no caso da convecção é necessário contato da superfície com um fluido.
III) Quando as ondas de radiação térmica atingem uma superfície qualquer, parte da energia incidente é refletida, parte é absorvida pela superfície e parte é transmitida através da massa sob a superfície. Isso implica na existência de três propriedades: refletividade (ρ), absorvidade (α) e transmissividade (τ). Pode-se dizer que quanto maior a absorvidade, também maior a refletividade da superfície.
a) apenas a afirmação I está correta
X) apenas a afirmação II está correta 
c) apenas a afirmação III está correta
d) apenas as afirmações I e II estão corretas 
e) apenas as afirmações II e III estão corretas
Questão 2) Cite e comente sucintamente as principais razões para se estudar a Etologia na produção e sanidade animal, particularmente, no Brasil um pais continental, localizado em uma região intertropical?
As principais razões para se estudar etologia são: 
1. Os impactos que a intensificação da produção gera na própria produção
2. Os impactos do alto grau de seleção genética dos animais
3. Os impactos do estresse calórico dos trópicos
· É comum que produtores queiram aumentar sua produção pois quanto maior a produção consequentemente maior serão seus lucros entretanto a intensificação da produção pode ter alguns impactos importantes. Para intensificar a produção, por exemplo de gado de leite, muitos produtores recorrem ao confinamento como forma de potencializar ao máximo os resultados com o espaço que têm entretanto o confinamento pode gerar estresse nos animais que precisam de espaço para se movimentarem, gastar energia e expressar seus comportamentos naturais, quando um animal fica constantemente confinado ele não consegue realizar nada disso e ainda está sujeito a outros estresses como o estresse térmico sem poder sair daquele espaço para fugir desses estressores, isso faz com que os níveis de glicocorticosteróide no plasma sanguíneo subam, aumentando assim os níveis de glicose no sangue já que o glicocorticosteróide atua sobre o metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos para ativar a gliconeogênese e consequentemente aumentar a glicemia que servirá de fonte de energia para combater o estressor, além de elevar a glicose, o glicocorticosteróide tem efeito antialérgico e antiinflamatório e também tem efeito catabólico sobre os tecidos ósseo, linfático e conjuntivo, além do mais o glicocorticosteróide (que é produzido pelo córtex adrenal) afeta os animais da produção de forma prejudicial, diminuindo seu crescimento e engorda, a qualidade de sua carne, produção de seu leite, sua fertilidade e sua sanidade, à longo prazo levando à imunossupressão. Tudo isso diminui o bem estar animal diminuindo assim a produção animal.
· O alto grau de seleção genética nos animais apesar de parecer tentador para se obter grande fertilidade e produção pode trazer riscos pois na seleção unilateral, os animas acabam tendo um desequilíbrio hormonal tendo seus níveis de GH e STH aumentados além do normal enquanto seus níveis de LH, FSH e ACTH são menores do que o normal, isso pode causar efeitos diretos, como a alteração do comportamento dos animais, e efeitos indiretos como uma diminuição da resistência orgânica que também afetará o comportamento animal.
· O estresse calórico dos trópicos é um problema constante no nosso país, também conhecido como estresse térmico ele prejudica a reprodução, a produção, a conformação (tamanho dos animais), a sanidade e o comportamento animal (animal apresenta comportamentos anormais como agressividade, mudança no tempo de ruminação, tempo em que permanece de pé, tempo de socialização, mudança na forma de se deitar, levantar e andar etc.)
Todas essas razões são extremamente importantes de se estudar já que vivemos em um país que é líder na exportação de carne, tem o segundo maior rebanho do mundo (atrás apenas da Índia que tem o maior do mundo por razões religiosas) além de sermos grandes consumidores de carne.
Precisamos estudar e entender melhor a etologia para que possamos compreender como aumentar nossa produção sem prejudicar o bem estar animal pois um prejuízo no bem estar animal é um prejuízo econômico na produção.
Questão 3Cite e comente sucintamente as medidas técnicas para minimizar o efeito do estresse nos animais nos trópicos?
Para minimizar o efeito do estresse nos animais nos trópicos deve-se adotar medidas que permitam aos animais se aliviarem do fator estressor. Nos trópicos o maior estressor é o calor que gera um estresse térmico muito grande portanto em áreas de produção extensiva, ou seja, onde os animais são soltos em uma grande área de pasto para pastarem e andarem à vontade, é ideal que se forneça sombra à esse animais, seja ela pela construção de telhados em diversos pontos da pastagem, seja ela pelo plantio de árvores, além disso é preciso fornecer água à vontade pois com a evaporação que esses animais fazem é preciso que tenham bastante água para não apenas reporem suas reservas e não desidratarem mas também para se refrescarem e diminuírem assim sua temperatura corporal, outra medida é adquirir animais de pelagem clara e pele escura pois assim sua pelagem refletirá grande parte da luz solar e sua pele será protegida pelos altos níveis de malenina presente na mesma.
Questão 4) Os animais endotérmicos apresentam uma termorregulação complexa ((de termo efetores conectados em forma de "rede") mas efetiva dos mecanismos autonômicos para a regulação (manutenção dentro de certos limites) da temperatura corporal (TC). Nos mamíferos, a exposição a uma baixa temperatura, como é ativada a conservação de energia térmica?
A conservação da energia térmica é ativada a partir dos seguintes mecanismos:
Vasoconstrição periférica: os vasos sanguíneos periféricos, ou seja, aqueles mais próximos da pele se contraem diminuindo o fluxo sanguíneo para a pele o que causa diminuição da temperatura da mesma e consequentemente diminui a perda de calor do animal para o ambiente pois a diferença entre a temperatura do ambiente e a temperatura da pele passa a ser pequena.
Piloereção: os pelos ficam eretos e aprisionam uma camada de ar que fica em uma temperatura intermediária entre a temperatura da pele e a temperatura do ambiente fazendo com que haja um gradiente entre a temperatura ambiente, aprisionada e da pele diminuindo assim a perda direta do calor da pele para o ambiente.
Questão 5) A perda de calor pela evaporação (termólise) consiste na passagem da água do estado líquido para o gasoso a partir da energia térmica fornecida pelo próprio organismo, contribuindo para redução desta energia do animal. A evaporação da água é o único meio de perder energia térmica (calor) quando a temperatura ambiente (TA) é igual ou maior do que a temperatura corporal (TC) dos animais. Faça um comentário sobre um animal endotérmico que está numa situação de Hipertermia moderada e severa.
Um animal endotérmico em situação de hipertermia moderada apresentará uma vasodilatação periférica que não comprometerá a irrigação de sangue para outros tecidos e órgãos pois haverá uma redistribuição do débito cardíaco que acontece pela redução da perfusão para os tecidos não vitais ou para os tecidos que recebem uma menor quantidade de sangue. Já em hipertermia severa esse animal vai apresentar uma vasodilatação periférica intensa, um comprometimento da regulação da pressão arterial, edema nos membros inferiores, tontura, exaustão, dor de cabeça, vômito e diarréia.Questão 6) O crescimento do pelo é o resultado da atividade mitótica intensa das células da base do bulbo, que recebem a irrigação sanguínea através da papila. Comente qual a importância das mudas para os animais?
As mudas são muito importantes para a adaptação dos animais à variação de temperatura, por exemplo, na primavera os bovinos perdem seus pelos do inverno e crescem pelos curtos e grossos que facilitarão a evaporação através da pele e no outono caem seus pelos de verão e nascem pelos longos e finos que irão servir para manter uma camada de ar retida no inverno, para prevenir a perda de calor. Murray (1965) percebeu que bovinos da raça Angus mantidos sob diferentes temperaturas, apresentaram diferenças quanto à muda dos pelos, ou seja, os animais sob temperatura mais alta perderam o pelo de inverno mais cedo que aqueles sob temperaturas mais baixas.
!

Continue navegando