Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A tecnologia vem trazendo avanços e isso não seria diferente com a área da construção civil, aprimorando os materiais e possibilitando a fabricação de materiais inteligentes, capazes de reagir a estímulos externos.
Novas possibilidades de materiais e aplicações vêm sendo desenvolvidas a partir da associação de métodos tradicionais e processos digitais, além da produção de novos materiais a partir de processos tecnológicos, as tecnologias digitais atuam para empregar novas possiblidades de configuração de materiais tradicionais. Brown(2014) aponta os principais processos contemporâneos no processo de materiais: Processos bidimensionais; Processos aditivos e robótica. 
Usando como exemplo a madeira e suas diversas aplicações, é altamente sustentável desde que seja proveniente de reflorestamento, a madeira apresenta grandes qualidades por ser rígida e resistente e grande versatilidade para acabamento, por ter muitas texturas e cores naturais e pode ser utilizada em muitas etapas da obra como: pisos(assoalho de taco, tábua corrida ou piso laminado) painéis(fechamento de paredes, forros e móveis) e estruturação(estacas, ripas, vigas e fôrmas de estrutura). Mas ainda sofre resistência cultural por parte da população é chama de “Síndrome dos três porquinhos” visto que as pessoas acham que madeira ainda é um material frágil. 
Todo ano acompanhamos os melhores e diversos tipos de materiais, nas grandes feiras que acontecem pelo mundo e isso possibilita as melhores escolhas para os projetos, observando e se atentando sempre a sustentabilidade dos materiais e a geração de resíduos.
Os materiais têm sido aprimorados através da tecnologia, como é o caso de alguns plásticos que está se tornando mais ecológicos com a composição de polímeros biodegradáveis. A utilização da nanotecnologia trazendo materiais mais leves, mais fortes e de baixo custo em comparação com os tradicionais. 
Um exemplo seria o deck de plásticos ecológicos que é muito similar a madeira mas é fabricado a partir da mistura de polímeros, cargas naturais, pigmentos, aditivos e fibras que garantem o mesmo charme e elegância da madeira, sem agredir o meio ambiente.
Com toda essa inovação também chega trazendo novos softwares para desenhos, permitindo um novo conceito na produção de peças e documentos, nas representações gráficas tridimensionais, trazendo um novo modelo de visualização e representação de materiais e fases do projeto. Com essa evolução a tecnologia vem se tornando uma grande aliada para reduzir alguns dos principais riscos e acabar com os maiores problemas que atingem a construção civil.
O desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias no setor resultam em ganho de produtividade e qualidade otimizando o tempo das obras e economia com a redução e retrabalhos e desperdício de matérias, podemos trabalhar com modelos de gestão de dados, em que qualquer mudança feita é automaticamente revisada nas demais formas de visualização correspondente. Também podemos citar as vantagens da modelagem 3D, que é gerado de forma automática desse modo é possível realizar o levantamento de quantitativos com muito mais precisão e agilidade nos levantamentos de quantitativos, maior controle nos orçamentos e na execução da obra. 
A tecnologia impulsiona avanços no desenvolvimento da indústria de materiais e no mercado de produção de objetos e especialmente na representação gráfica, que se torno mais eficaz e precisa.