Buscar

Lideranca_equipes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade individual 
Matriz Plano de Liderança
	Tarefa: Uma determinada empresa de construção civil precisa organizar seu quadro de funcionários para a realização de um novo projeto: a construção de uma barragem, que demanda da equipe um trabalho conjunto.
Essa empresa possui 30 funcionários com formações diversas – engenheiros de diferentes áreas, arquitetos, ecologistas, especialistas em recursos hídrico, etc –, com perfis variados, distribuídos pelas gerações X e Y.
Alguns desses funcionários foram contratados recentemente e ainda não conhecem totalmente a cultura da empresa. Além disso, a maioria nunca trabalhou em conjunto, em uma mesma empreitada. Daí o desafio da empresa: transformar um grupo de funcionários em uma equipe de alta performance.
Imagine que você é um consultor contratado pela empresa para elaborar um plano de liderança que contenha as recomendações para o desenvolvimento da equipe.
Nesta tarefa, você deve desenvolver os seguintes tópicos:
· a importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas;
· perfil desejado do líder que conduzirá a equipe; 
· estilo de liderança mais apropriado para transformar o grupo descrito em uma equipe de alta performance;
· os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho.
Para realizar seu trabalho, além da leitura do conteúdo desta disciplina, você poderá buscar subsídios em outras fontes de consulta.
	Introdução
	Uma das questões mais relevantes no mundo empresarial e corporativo é o entendimento do papel do líder, bem como seu impacto dentro de uma equipe. A resposta para esse questionamento vem mudando muito ao longo das últimas décadas. 
Atualmente, vemos como função principal do líder, a influência do time, despertando as melhores características de cada membro e provocando a sinergia entre estas. Assim, liderar deixa de ser a conquista de indivíduos, e passa ser a formação de uma equipe de excelência, proativa e autônoma, com integrantes capacitados, recursos bem alocados e comunicação efetiva. 
Neste trabalho, será apresentado um plano de liderança com recomendações para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance que atuará em um projeto de construção civil de uma barragem. O plano passará por recomendações e análise da importância de uma boa comunicação, determinação do perfil e estilo de liderança requerido pela equipe do projeto, bem como papéis a serem desempenhados por tal equipe.
	Desenvolvimento
	Importância da comunicação corporativa 
A comunicação corporativa é uma ferramenta essencial na formação de equipes de alto desempenho. É ela que alinha a estratégia e as prioridades da empresa e aponta quais são os objetivos do negócio, dos projetos e assim, da equipe em si. Segundo pesquisas, apesar de 88% das empresas acreditarem na importância da comunicação corporativa, apenas 58% mantêm uma área exclusiva destinada à tal tarefa, enquanto as demais delegam o assunto ao setor de recursos humanos [1].
Independente do tamanho da empresa, as mensagens que nela circulam alteram, o clima organizacional, podendo engajar ou atrapalhar os resultados da organização dependendo de como sejam repassadas. Há dois tipos de problemas que podem ser gerados na comunicação corporativa: circular informações conflitantes ou parciais que gerem muito ruído; e falha no envio da mensagem quando essa não atinge o receptor desejado.
Para evitar os efeitos indesejáveis e assegurar uma boa comunicação corporativa devemos identificar: a estratégia de negócio da empresa no curto, médio e longo prazo; o público-alvo da mensagem; e quais os principais canais de comunicação e marketing que devem ser utilizados (através de testes e monitoramento). Tendo os dados levantados, o objetivo e plano de ação do plano de comunicação é definido [2]. No nosso caso, queremos ter a comunicação corporativa como alavanca de marca, aumento de vendas, mas principalmente, ferramenta de apoio ao desenvolvimento das equipes que compõem a empresa.
Assim, não basta transmitir informações, é preciso que a comunicação corporativa gere engajamento das equipes através da transparência, agilidade e alinhamento com a estratégia. Uma equipe engajada se apresenta de forma mais eficiente, produtiva, performando melhor nas atividades que lhe são propostas. Nesse cenário, o líder se torna o responsável por transmitir as mensagens alinhadas à comunicação corporativa, alinhando todos os membros a um mesmo objetivo comum e promovendo assim, a transformação de seu grupo a um status de equipe [3].
Perfil desejado do líder que conduzirá a equipe
Para a equipe em questão, composta por pessoas que nunca trabalharam juntas anteriormente e de perfis e gerações diversas, precisamos de um líder com perfil unificador. Ou seja, esta pessoa precisa estar disposta a conhecer e desenvolver o time, gerenciar diferenças e conflitos, além de aconselhar e direcionar quando necessário. Algumas atitudes e características desejadas são [2]:
1. Transmitir energia, entusiasmando o grupo;
2. Passar confiança, fazendo o grupo sentir que pode se apoiar no líder quando precisar;
3. Ser imparcial, mediando conflitos de forma justa;
4. Ter domínio técnico do projeto a ser executado pelo time;
5. Saber ouvir, dando voz aos liderados sempre que estes trouxerem sugestões;
6. Dar e receber feedbacks de forma assertiva;
7. Demonstrar empatia, se colocando no lugar do outro sempre que necessário;
8. Possuir uma comunicação clara e objetiva, evitando ruídos dentro da equipe;
9. Ser visionário, sabendo identificar e gerenciar talentos.
Apresentando as habilidades e comportamentos acima de forma consistente e diária, o líder com certeza auxiliará no engajamento do seu time, transformando-o em uma equipe de unida e de alta performance.
Estilo de liderança 
Existem diversas modalidades de liderança, tendo todas elas benefícios dependendo do meio e cenário que estão inseridas. No caso da equipe em questão, temos um perfil bastante heterogêneo no que se trata de formações (conhecimento técnico), formas de trabalho e objetivos de vida (integrantes de gerações distintas). Além disso, há uma disparidade de alinhamento cultural com a empresa, visto que alguns membros foram contratados recentemente. 
Tendo em vista a não uniformidade da equipe em questão, vemos a necessidade de um líder de perfil situacional que seja capaz de alternar diferentes tipos de liderança, dependendo da situação, da tarefa e, principalmente, do perfil do integrante da equipe com que deverá trabalhar. Esse líder, precisa ser capaz de gerir uma situação nova, por vezes inesperada, com muita flexibilidade para aceitar sugestões, ouvir contribuições e ajudar a equipe a se organizar rapidamente [3].
Além dessas características, dependendo do nível de desenvolvimento e maturidade da equipe a ser trabalhada, o líder pode se utilizar de quatro ações básicas: dirigir; persuadir/treinar; compartilhar/apoiar e delegar. Assim, analisando a equipe a ser trabalhada, podemos classificá-la com um nível D2 de maturidade (alguma competência e baixo comprometimento), requerendo um estilo de liderança E2, focado em treinar/persuadir, dirigir e apoiar [3].
Papéis fundamentais a serem desenvolvidos 
Para uma equipe desempenhar suas atividades de modo eficiente e produtivo, é necessário que esta atue de forma ordenada e sinérgica, desempenhando alguns papéis fundamentais. Primeiro, a equipe deve compartilhar propósitos e metas em comum, construindo uma relação de confiança e respeito às diferenças e equilibrando as tarefas e processo entre os membros. Além disso, para um bom andamento de entregas, as tarefas devem ser bem planejadas, envolvendo toda a equipe na toma de decisões e na solução de problemas que possam surgir, praticando a melhoria contínua [4].
Outro ponto relevante é a comunicação. Esta deve ser eficiente e assertiva. Uma equipe de alto desempenho deve sempre dialogar, prover feedbacks construtivos e recompensar tanto desempenhos individuais, quanto atitudes de apoio ao time [4].
Por fim, cabe ao líder gerenciar ospapeis descritos acima, assegurando o equilíbrio do nível de trabalho, bem como gerindo quaisquer conflitos e desvios.
	Considerações finais 
	Este projeto teve como objetivo desenvolver um plano de liderança com recomendações para a criação e manutenção de uma equipe de alta performance. Assim, vimos a importância de uma comunicação corporativa clara e alinhada com a estratégia da empresa, detectamos a necessidade do desenvolvimento de um perfil de liderança situacional e flexível que seja apto a gerenciar uma equipe tão diversa e, por fim, traçamos os papeis fundamentais da equipe para assegurar seu desempenho durante o projeto contratado.
	Referências bibliográficas
	[1] CASTRO, M. Comunicação Interna e Gestão de Pessoas: Interfaces e perspectivas de integração e diálogo nas organizações. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/ alice/bitstream/doc/987260/1/MonicaCastroDissertacao.pdf. Acesso em: Out 2021.
[2] 7 PASSOS para realizar um plano de comunicação. SuaTV, 2018. Disponível em: https://www.suatv.com.br/blog/7-passos-para-realizar-um-plano-de-comunicacao/. Acesso em: Out 2021.
[3] VIANNA, E. DELMAS, M. Liderança de Equipes. Fundação Getúlio Vargas.
[4] Portal Educação. Equipes de Alto Desempenho. Disponível em: https://siteantigo. portaleducacao.com.br/ conteudo/artigos/administracao/equipes-de-alto-desempenho/11068. Acesso em: Out 2021.
	
	1
	2 
	
	
	
	1

Continue navegando