Buscar

Processo de digestão se inicia na boca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Processo de digestão se inicia na boca, onde apresentam-se dois tipos de digestão a primeira chamada de digestão mecânica, ocorre através da mastigação onde um dente em contato com o outro, promove a quebra de grandes pedaços em partículas menores, a segunda por sua vez a digestão química que ocorre através de enzimas que possuímos na saliva bucal sendo elas lipase (quebra de lipídio) e amilase (quebra de amido).
 Após esse processo forma-se o bolo alimentar que se segue após a deglutição para a faringe, após isso para o esôfago, este por sua vez propicia movimentos peristálticos que levam o alimento até o estomago.
 No estomago o alimento fica de 4 -5 horas, no estomago possuímos movimentos que auxiliam na quebra das macromoléculas em micromoléculas, movimentos chamados de propulsão e retropulsão, e temos também enzimas que propiciam a quebra molecular sendo eles pepsinogênio que quando ativado se torna pepsina (quebra de proteínas), lipase gástrica (quebra de lipídios). 
Após esse processo o bolo alimentar se apresenta em uma forma mais líquida denominado quimo. No intestino delgado ocorre a maior quebra que macromoléculas em micro moléculas devido a grande quantidade de enzimas amilase, lipase e erepsina que compõe o suco entérico, amilase pancreática, lipase pancreática, tripsina, quimiotripsina que compõe o suco pancreático. 
O fígado por sua vez libera a bile que participa do processo de digestão de lipídios fazendo uma emulsão. O quimo agora se torna quilo e se apresenta em uma consistência líquida, no intestino delgado temos microvilosidades que permitem a absorção dessas micromoléculas para a manutenção do organismo do indivíduo. 
No intestino grosso o quilo se transforma em bolo fecal, no intestino grosso ocorre grande absorção de água, e tem os dejetos que são resultado de todo processo de digestão, e por fim a eliminação do resultado final por meio da defecação/evacuação.