Buscar

DESAFIO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESAFIO 1
1) Identifique as demandas de mudança; você deverá localizar no texto os fatores que demandaram a mudança na organização.
2) Analise as ações que favoreceram esse processo (sinalizar quais ações foram tomadas durante o processo e quais foram os impactos).
3) Exemplifique, com um caso, a necessidade de mudança organizacional: você deverá ilustrar com um caso que seja de seu conhecimento, pode ser de sua empresa, de um colega, familiar etc.
 
Resposta:
1) Demandas de mudança:
A empresa tinha prejuízos gigantescos em suas vendas e sua reputação despencara. Hoje, apesar da pior recessão em 50 anos, a eficiência de produção, os índices de satisfação do cliente e a participação de mercado da Ford não param de subir. Cinco, de cada seis funcionários da empresa, dizem que a Ford está avançando na direção certa. Mulally é celebrado como mestre da reviravolta por ter transformado a Ford na montadora mais bem sucedida e competitiva dos Estados Unidos.
2) Análise de ações que favoreceram esse processo:
Podemos observar que a visão Mulally para a mudança (“Uma Ford: uma equipe, um plano, um objetivo”), foi focado exclusivamente na marca Ford, com poucos modelos de fabricação com plataforma global. 
Mulally, com sua larga experiência com executivo de alto escalão da Boeing, chegou com tudo mudando a cultura defensiva e também territorial a qual a Ford dominava.
Junto com a equipe, fazia visitas a clientes e grupos do mesmo setor. 
Fazia encontros abertos com os funcionários, sempre frisando a mesma mensagem, que é preciso mais cooperação entre as divisões e mais foco nos clientes do quem as suas carreiras.
Embora a transformação dolorosa, a empresa fechou 16 fabricas, algumas equipes foram demitidos, duas de suas marcas periféricas foram vendidas (ex.: Land Rover, Jaguar), os custos em relação a mão de obra foi reduzida. Na linha de produção, os índices de satisfação do cliente e a participação de mercado da Ford não param de subir.
3) Exemplo de um caso que necessita de mudança organizacional:
Perfil
Com atuação no Mercado Imobiliário de Edificações Verticais a Vertex tem como produto principal o fornecimento de “Parede Pronta” – incluindo o projeto, materiais e equipamentos e a execução dos serviços, com garantia de prazo e qualidade.
 
Tem como área de atuação principal o estado de São Paulo, abrangendo um raio de 200 km da capital.
Desafio
Tendo crescido rapidamente e mais do que o previsto, tanto em faturamento quanto em número de funcionários e obras, a operação da empresa estava demandando tempo excessivo dos sócios, e com isso as questões estratégicas e relacionadas à gestão passaram ao “segundo plano”, deixando-os preocupados com possíveis consequências a médio e longo prazos.
A Solução
O primeiro passo foi definir um foco para o crescimento e criar mecanismos de controle e monitoramento.
 
Foi proposto, para isso, estruturar o Planejamento Estratégico e um painel de indicadores para fazer o monitoramento, o controle e eventuais ajustes e, com isso, criar um forte alinhamento dos sócios e da força de trabalho em torno do caminho a ser seguido.
Benefícios do Projeto
1. Obtenção de um foco para o crescimento – por meio de discussões estruturadas e análises de cenários, os sócios definiram, por consenso, o que a empresa quer ser no futuro e o que precisa ser feito para chegar lá – Visão de Futuro.
 
2. Ter um instrumento para compartilhar com toda a força de trabalho as ideias e visões definidas no planejamento e com isso obter a colaboração de todos sem dispersão de esforços – Mapa de Objetivos Estratégicos;
 
3. Priorização de Investimentos – com um planejamento estruturado, as definições e decisões de investimento passam a ser feitos com base no pano traçado e nos benefícios que ele trará (retorno) para o atingimento da Visão de Futuro, evitando prevalecer a opinião de uma só pessoa ou área da empresa;
 
4. Acompanhamento dos resultados da empresa – por meio da medição dos indicadores e de sua comparação com as metas traçadas, pode-se medir o desempenho e assim fazer os ajustes necessários para a eventual correção de rumos.
 
5. Iniciativas e ações – no processo de elaboração do Planejamento Estratégico, foram identificadas algumas lacunas, principalmente nas áreas financeiras e de RH, já que a empresa é de Mão-de-obra intensiva. As ações para a solução das lacunas foram contempladas nas iniciativas estratégicas que serão executadas em formas de projetos e acompanhadas na execução a estratégia.
 
O planejamento é um guia e serve como uma linha condutora de ações para se atingir um objetivo. Assim, tão importante quanto o planejamento é a execução e acompanhamento das ações e iniciativas definidas. É por meio desse acompanhamento que torna-se possível verificar se o que foi planejado ainda continua válido ou se é necessária uma revisão dos objetivos.

Continue navegando