Buscar

ATIVIDADE 1 gestao

Prévia do material em texto

suário
	QUESIA SANTA FE DE JESUS
	Curso
	GRA0214 GESTÃO ESCOLAR GR1493-212-9 - 202120.ead-29780653.06
	Teste
	ATIVIDADE 1 (A1)
	Iniciado
	29/11/21 23:03
	Enviado
	29/11/21 23:55
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	52 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 2 pontos
	
	
	
	De acordo com Paro (1997, p.13), “no que diz respeito à estrutura administrativa, também há algumas transformações urgentes a serem processadas. A mais abrangente delas diz respeito a uma radical mudança na forma de organização do poder e da autoridade na gestão escolar. A forma hierarquizada e unipessoal da atual direção escolar é menos compatível com os objetivos democráticos da educação do que formas alternativas de gestão colegiada.” Durante o percurso histórico, a administração tem sido objeto de muitos debates, motivo pelo qual foram se apresentando diversas teorias na tentativa de explicá-la. Assim, a leitura histórica nos permite identificar várias escolas administrativas que contribuíram para a evolução paradigmática das concepções da gestão educacional. Todavia, é importante reiterar que esses princípios administrativos não devem ser transportados para pensar a escola sem uma análise crítica, em função da especificidade desse campo em relação às demais organizações (empresas). PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. p. 13 
Tendo em vista os traços constitutivos da escola, avalie as afirmações a seguir.  
 
I. Os princípios que norteiam o taylorismo se resumem ao enfoque das tarefas individuais a serem executadas pelos trabalhadores em busca da eficiência do sistema produtivo. Nesse enfoque, a improvisação dá lugar ao planejamento sistemático e o empirismo é substituído pelo método científico. 
II. A escola clássica, que tem como fundamento os estudos de Fayol, enfatizava a importância da gerência administrativa e o papel que a estrutura organizacional tem para ser eficiente. A ênfase estava no fator humano dentro da empresa e no como o administrador poderia equacionar as demandas da empresa e as necessidades humanas.  
III. A escola das relações humanas defendia a necessidade de se humanizar as relações de trabalho. Essa teoria começa a ser sistematizada com base nos estudos e nas experiências realizadas por Elton Mayo e sua equipe, na fábrica da Western Electric Company (Hawthorne, Chicago). Essa escola focalizava a estrutura da empresa tendo como central a atribuição de responsabilidades para cada função administrativa.  
IV. Um paradigma administrativo pode ser entendido como um modelo dogmático capaz de validar explicações e compreensões de certos aspectos no campo administrativo. 
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas. 
	Resposta Correta:
	 
 I, apenas.  
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta: à luz das correntes administrativas, verificamos que a escola clássica, ancorada nos estudos de Fayol (1841-1925), desenvolvia um modelo gerencial bastante semelhante ao Taylorismo, todavia com uma ênfase significativa na estrutura do processo produtivo. Já a escola das relações humanas defendia a dimensão humana como fator determinante na administração e teve nos estudos de Elton Mayo e sua equipe, na fábrica da Western Electric, o seu principal fundamento teórico. 
 
	
	
	
· Pergunta 2
2 em 2 pontos
	
	
	
	Na contemporaneidade, a gestão escolar e a organização das instituições de ensino constituem desafios a serem superados pelos profissionais que nelas atuam. A gestão escolar precisa estar ancorada na participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) deve ser considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.  
 
PORQUE 
 
O art. 3º da LDBEN, Lei Federal no 9.394/96, preconiza que os princípios de gestão democrática devem orientar o ensino público no Brasil, definindo como ele tem que ser ministrado. A gestão escolar implica no processo de criação e organização do projeto pedagógico. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.  
	Resposta Correta:
	 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.  
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: mesmo a gestão democrática tendo status constitucional sua implementação no interior das escolas constitui um desafio contínuo pela efetivação do ideário social de uma escola democrática, de forma geral, e da educação básica, em particular. Essa perspectiva da gestão democrática tem sido objeto de luta dos movimentos sociais no Brasil, de longa data. 
	
	
	
· Pergunta 3
2 em 2 pontos
	
	
	
	“De acordo com Corrêa e Pimenta (2005, p.30), “ a escola adquire nova função e mesmo novas cores. A ‘dimensão humana’ é recuperada, inserida numa outra vertente – a da produtividade. Grupos e estilos de liderança são explorados e investigados, tendo em vista, agora, um conceito diferenciado de eficácia e resultados. Relações de poder e de autoridade são ‘economicamente’ internalizadas, transformando a administração escolar em modelo de transição de uma metodologia centrada na tarefa para uma locação no indivíduo e em pequenos grupos. A interdependência, a integração e o equilíbrio asseguram a estabilidade e sobrevivência de longo prazo do sistema escolar e, consequentemente, do sistema organizacional”. CORRÊA, M. L.; PIMENTA; S. M. Teorias da administração e seus desdobramentos no âmbito escolar. In: OLIVEIRA, M. A. M. (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005 
Qual das alternativas, apresentadas a seguir, corresponde ao que defendem Côrrea e Pimenta? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A teoria administrativa das relações humanas pode ser evidenciada na escola pela centralidade que a dimensão humana assume em todos os processos organizacionais, considerando as interações sociais produzidas e as suas implicações no processo educativo. 
	Resposta Correta:
	 
A teoria administrativa das relações humanas pode ser evidenciada na escola pela centralidade que a dimensão humana assume em todos os processos organizacionais, considerando as interações sociais produzidas e as suas implicações no processo educativo. 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: as pesquisadoras Corrêa e Pimenta defendem que a Escola das Relações Humanas produziu novas matizes interpretativas do fazer administrativo dentro da escola, pois, deslocou a ênfase que ser concentrava nos processos administrativos para a humanização das relações na instituição escolar, considerando as interações sociais produzidas e as suas implicações no processo educativo. 
	
	
	
· Pergunta 4
2 em 2 pontos
	
	
	
	É importante que se tenha claro que a concepção sobre gestão escolar, existente no interior das escolas, produz reflexos sobre o trabalho desenvolvido, que é constituído por diversos fatores. Entre esses fatores estão: o entendimento sobre os modos de exercício do poder, o percurso histórico e a formação dos diferentes sujeitos, o sistema de valores compartilhados pelos seus membros e a realidade do mundo social. Uma gestão crítica deve levar em consideração os aspectos sociais, tendo o ser humano como foco central, reconhecendo sua independência e sua cultura social. 
Com base nos estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2007), podemos elencar duas ideias fundamentais no que diz respeito ao processo de construção de gestão escolar: a concepção técnico-científica e a concepção sócio crítica, que pode abarcar diferentes posturas: autogestionária, e democrático-participativa. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 
Considerando as concepções expostas,avalie as afirmações a seguir. 
 
I. A concepção técnico-científica é bastante influenciada pela Administração Científica de Taylor e a Teoria Clássica de Fayol. Ela tem como ideia central a hierarquia organizacional, a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. Tende a seguir princípios e métodos da administração empresarial. 
II. A concepção sócio crítica está ancorada no entendimento de que a escola é um sistema composto por sujeitos individuais, os quais devem agir de forma intencional em busca de objetivos comuns. No entanto, na sistematização dos objetivos não é prioridade um processo decisório compartilhado. 
III. Ao problematizar a realidade material, podemos inferir que ela é crivada de múltiplas contradições. Logo, podemos encontrar atributos de duas ou mais concepções existindo de forma simultânea na mesma realidade escolar. Isso apenas evidencia que a construção de uma concepção de gestão é eivada de várias influências teóricas. 
IV. A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade individual e na ausência de direção descentralizada. Nessa concepção, o processo decisório e a construção de soluções são realizadas de forma individualizada. 
É correto o que se afirma em: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: são várias as concepções de gestão escolar que perpassam simultaneamente as ações das escolas públicas. No entanto, elas foram classificadas em duas vertentes, a concepção técnico-científica e a concepção sócio crítica. A primeira, tem seu enfoque na hierarquia organizacional e na racionalização do trabalho, buscando sempre transportar procedimentos administrativos das empresas para as organizações escolares. Enquanto a segunda concepção, chamada de sócio crítica, defende que todos os setores que processam decisões devem fazê-lo de forma compartilhada. 
	
	
	
· Pergunta 5
2 em 2 pontos
	
	
	
	De maneira geral, pode se considerar que as colocações referentes a problemática da gestão escolar, no Brasil, sempre tiveram uma tendência de transportar os princípios e métodos da administração geral para a gestão das organizações escolares, considerando sempre as especificidades dos sistemas escolares. A perspectiva crítica constitui-se no processo emancipatório de construção de um trabalho escolar baseado nos princípios da autonomia, autogestão e solidariedade. 
 
PORQUE 
 
Por mais que haja uma tentativa de derivar da ciência geral da administração, procedimentos, valores, encaminhamentos, que seriam possivelmente úteis para a vida da escola, é preciso reconhecer que as escolas públicas não podem ser tratadas como produtivas, no sentido capitalista do termo, pois a organização escolar difere das demais organizações sociais, em decorrência da natureza e especificidade do trabalho que produz. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.  
	Resposta Correta:
	 
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.  
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: a gestão da organização escolar difere das demais instituições. Nessa perspectiva, administrar uma escola não se resume à transposição dos métodos e das técnicas derivadas das empresas, isso acontece em função de suas especificidades e de suas singularidades educativas.

Continue navegando