Buscar

NORMAS APROVACOES E CERTIFICACOES Resolução do Caso - N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sustentabilidade na construção civil
A Arquitetura e construção são um setor onde a sustentabilidade tem extrema relevância. A sustentabilidade é dividida em três pilares: ambiental, que causa algum impacto no meio ambiente, a curto, médio ou longo prazo; econômico, produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços estabelecendo uma competitividade justa em relação aos concorrentes; e social, ambiente que favoreça o crescimento pessoal e coletivo dos funcionários, e estimule a criação de relações de trabalho saudáveis. Na arquitetura comercial, o conceito de sustentável está ligado ao ambiente, pode estar presente na escolha de materiais e projeto, no uso de recursos e até nos métodos de construção.
O conceito de construção sustentável é baseado em cinco principais idéias:
- Projetos Inteligentes: Que aproveitam as características e todo potencial do terreno e da natureza do entorno, por exemplo, a iluminação natural para economizar na utilização de lâmpadas. E outro fator importante é o uso de materiais ecológicos, como, madeira de reflorestamento, plástico e concreto reciclado, entre outros.
- Redução da Poluição: Uma obra sempre gera poluição, ainda mais se for de grande porte, como neste caso. Mas existe a possibilidade de reduzir o desperdício de materiais, através do aproveitamento dos mesmos. Além de reaproveitar as sobras da construção (tijolos quebrados, madeira, etc.) encaminhando ao setor de reciclagem.
- Eficiência energética: Pode ser alcançada com o uso de lâmpadas e de eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água, cobertura verde, pinturas claras e vidros inteligentes.
- Aproveitamento da água: Armazenamento da água da chuva em reservatórios para ser usada em tarefas como regar plantas, limpeza de pisos e de banheiros. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos mais resistentes e de modelos mais eficientes.
Bibliografia
Entenda os três pilares da sustentabilidade. Tera. 2021. Disponível em: <https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee> Acesso em: 14 out. 2021.
Sustentabilidade na construção civil: benefícios ambientais e econômicos. Tera. 2021. Disponível em: <https://www.lamb.eng.br/sustentabilidade-na-construcao-civil-beneficios-ambientais-e-economicos/?gclid=Cj0KCQjwqp-LBhDQARIsAO0a6aJUPzUZSIZuIjiBP0IhmknpQ-wWwJZWxrY09N-PTgcshez348drS_QaAju3EALw_wcB>Acesso em: 14 out. 2021.

Outros materiais