Buscar

Atividade 3 - Gestão de Serviços de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Os hospitais são sistemas complexos, constituídos de diferentes áreas que interagem e servem de suporte ao atendimento de pacientes e clientes internos. A UTI é subsistema dentro do hospital, podendo ser considerado um dos setores de maior complexidade da organização. Apresenta-se como cliente de várias áreas e presta serviços para médicos do corpo clínico e externos, centro cirúrgico, pronto atendimento, setores de internação incluindo maternidades, tendo como cliente externo mais importante o paciente, clínico e/ou cirúrgico. O mapeamento de processos se torna fundamental na análise de valor gerado ao cliente”. 
FERNANDES, H. S. et al. Gestão em terapia intensiva: conceitos e inovações. Rev Bras Clin Med. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 129-137, 2011. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2011/v9n2/a1829.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados escolha um hospital, geral ou especializado, e descreva as principais interações entre as áreas de enfermagem e faturamento. Você pode utilizar como fonte de informações estudos publicados, websites das instituições, entre outros. Você pode descrever as atividades principais de cada área e depois mostrar como as atividades de uma delas afeta a outra. Se a instituição escolhida for muito complexa, você selecionar uma especialidade dentro desses setores.
O ramo da enfermagem está atuando cada vez mais nos setores administrativos, visto que é uma profissão muito versátil. Levando em consideração uma instituição de urgência e emergência, os profissionais da enfermagem devem documentar em prontuário a fim de gerar evidências todo o processo de cuidado além dos materiais utilizados e suas quantidades. Após o registro dessas informações, esses documentos devem ser auditados também por um enfermeiro para então seguir para o faturamento médico hospitalar. Todo esse processo é de extrema importância, visto que, qualquer erro poderá ocasionar prejuízos e posteriormente, queda no nível de qualidade dos atendimentos oferecidos.

Outros materiais