Buscar

2021-11-16 Cultura e clima organizacional - CASO PRATICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MONITORAMENTO PARÂMETROS AVALIAÇÃO – PLANO DE CARREIRA (ATENDIMENTO + BACKOFFICE)
SAMUEL CANDIDO DE OLIVEIRA – SETOR DE FONTES HUMANAS – 16/11/2021 – FONTE MESTRADO
	ITEM
	PARÂMETROS
	TANG/INTANG
	EVID. OBJETIVA
	5
	Livros/Masterminds;
	T
	Resumos e Masterminds (qdo solicitado)
Atividade Prática da Disciplina:
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
1. O quanto a ideia de “aperfeiçoamento contínuo” – é válida para as empresas de seu âmbito laboral ou expertise?
Em um cenário de constante mudança, a evolução e aprimoramento ininterrupto não é só uma questão de perenidade existencial organizacional. A exemplo de países como Japão e Israel que alternam problemas em inovações, se transformando como referência em desenvolvimento e soluções, de forma a serem referenciais aos impactos sociais e reerguimento em tempos de crises. Disciplina, técnica e espírito empreendedor estão enraizados na cultura destas nações, assim se destacam como notáveis e expoentes, onde através dos diferenciais criativos proporcionam o desenvolvimento, gestão da mudança, e êxitos estratégicos, como exemplos às empresas, organizações e também a países emergentes. 
2. É bom perseguir o aperfeiçoamento contínuo, ou é melhor fomentar a mudança na cultura organizacional apenas quando haja maus resultados? 
O aperfeiçoamento contínuo é mais vantajoso e menos oneroso que a mudança somente em cenários de resultados baixos. O aperfeiçoamento contínuo é preventivo, enquanto o segundo é corretivo, e a correção é mais dispendiosa que a prevenção. O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo. Fomentar uma cultura de planejamento e desenvolvimento no time pode fortalecer significativamente a cultura e contribuir para um clima favorável à inovação. É como na biologia: a qualidade de vida se dá através de alguns exemplos, tais como hábitos alimentares saudáveis, equilíbrio emocional, atividades físicas, etc., com estes aspectos, fica mais fácil alcançar a longevidade e qualidade de vida tão almejados nos dias de hoje. A mudança corporativa passa pela solidificação de uma cultura consistente e valores compartilhados pelo time que a compõe, onde gestão estruturada da mudança é preponderante para o desenvolvimento organizacional.
3. Qual relação existe entre mudança e clima organizacional? Justifique a resposta teoricamente e compartilhe alguma experiência ao respeito.
O clima corporativo está intimamente ligado à saúde da organização, sendo um indicativo salutar e preponderante no estado em que se encontra a instituição, de forma a estar preparada para enfrentar as intempéries oriundas de adversidades competitivas em dado segmento, isto é, o clima organizacional é determinante para o êxito da mudança ou não. Clima e cultura organizacionais, gestão da mudança andam de mãos dadas, de forma a empoderar um time fortalecido e maduro, a fim de manter a assertividade na estratégia de redirecionamento e transformação organizacional.
4. Pesquise e cite quatro empresas que tenham efetuado uma mudança cultural a partir de: uma crise dramática, rotação na liderança, organizações jovens e pequenas e cultura frágil. Sustente-se no quadro anexado.
	
	Nome e 
características pontuais 
	Estratégia para superar a mudança 
	Recomendações para futuro
	Lições e aprendizagens de cultura organizacional
	Crise dramática 
	A Atari foi uma das pioneiras na criação de videogames e teve muito sucesso com isso na década de 1980. Então, era de se imaginar que ela fosse manter seu nome no mercado entre os líderes do setor. Mas não foi isso que aconteceu.
	Com a evolução dos sistemas operacionais e do hardware necessários para jogar, os dispositivos da marca foram abandonados pela maioria dos usuários, e ela perdeu espaço para concorrentes como a Nintendo e, posteriormente, a Playstation (Sony).
	A empresa apostou na nostalgia dos consumidores e fatura com o licenciamento de sua marca para produtos diversos.
	Eles criaram o videogame moderno. Eles inventaram o Vale do Silício. Eles construíram um império de pixels. Eles colocaram a indústria a seus pés e, quando conseguiram tudo, entraram em colapso e enterraram sua vergonha no deserto do Novo México.
	Rotação de liderança
	A gigante da informática IBM passou mais de cinquenta anos dentro da importante lista da Fortune 500, que elege as companhias com as maiores receitas dos Estado Unidos. No início dos anos 90, esse cenário começou a mudar e a empresa sofreu uma queda de mais de cinco bilhões de dólares. 
	A recuperação veio com uma reestruturação, que contou com a chegada de um novo CEO, troca de funcionários, mudanças na cultura corporativa e nas estratégias de marketing
	Todo ano a IBM põe um pé no mundo das inovações para trazer uma visão tecnológica do futuro e impressionar o mundo com suas revelações. A iniciativa é fruto de um incansável trabalho dos laboratórios globais de pesquisa e desenvolvimento corporativos da IBM Research
	As mudanças na cultura corporativa permitiram que a IBM se reerguesse e voltasse ao patamar de liderança no mercado.
	Organizações jovens 
	A Apple não nasceu como esse sucesso que é hoje, a companhia já esteve à beira da falência, o que ocorreu há cerca de vinte anos
	 O recurso usado por seu fundador, Steve Jobs, para dar a volta por cima foi a inovação. Ele criou produtos totalmente inovadores para a época, como o iMac e o iPod.
	 deixou um legado fantástico através de seu trabalho.
	 A trajetória da empresa se tornou referência para negócios de todo o mundo, bem como Jobs que, falecido em 2011
	Cultura frágil
	Xerox
Passou a valer muito menos do que duas décadas atrás, mesmo sendo uma das companhias que ajudaram a criar várias tecnologias que usamos atualmente – com um dos times mais inovadores de toda a história. E seu nome, que é sinônimo no Brasil de cópia, hoje é muito menos relevante.
	O PARC (Palo Alto Research Center) da Xerox tinha objetivo de criar novas tecnologias inovadoras. E conseguiram: computadores, impressão à laser, Ethernet, peer-to-peer, desktop, interfaces gráficas, mouse e muito mais. Steve Jobs só criou a interface gráfica de seus computadores após uma visita ao centro da Xerox, no coração do Vale do Silício. E ele não foi o único a “copiar” uma tecnologia deles com o intuito de lucrar.
	Muitos outros o fizeram e ganharam bastante dinheiro com as tecnologias desenvolvidas pela Xerox.
Não adianta ter os melhores inovadores na companhia se seus gerentes não conseguem implementar essas inovações para o mercado - uma regra de ouro para Larry Page.
	
Um player do mercado pouco aproveitou das tecnologias desenvolvidas pela companhia: a própria Xerox. Isso é uma prova de que não adianta ter um time de inovação dentro da sua empresa criando coisas sensacionais. Inovação também é gestão. 
 
5. Desenvolva uma reflexão sobre a cultura e mudança organizacional no ambiente Pós-Pandemia COVID-19. 
Atualmente as organizações necessitam oferecer um ambiente inteligente e adaptável, no qual os resultados estão diretamente ligados à eficácia com que os profissionais podem agregar valor à instituição organizacional através da gestão participativa. Tomando a licença poética de abstrair da Biologia o conceito do Darwinismo, podemos inferir que: estarão preparadas para o Pós-Pandemia COVID-19 as empresas que se redesenharam e adaptaram-se ao ponto de manter robusta a sua cultura, bem como terem estruturado seu processo de mudança organizacional de forma equilibrada, com a liderança coesa, consistente e com o empowerment do time. Inovação, pesquisa e desenvolvimento poderão ser aliados para ressignificação e redesenho de processos a fim de manter o equilíbrio e a perenidade organizacional.

Continue navegando