Buscar

Educação Patrimonial AV II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Patrimonial: AV.III
1Carlos Roberto Antunes dos Santos, na obra História da alimentação no Paraná (1995), descreve que nenhum alimento que entra em nossa boca é neutro, tudo tem história. A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais, como espelho de uma época. Levando em consideração os escritos de Santos e os estudos feitos sobre o tema de gastronomia como patrimônio histórico e cultural imaterial, disserte sobre a complexidade história, social, cultural e gastronômica que recai sobre estes exemplares:
FONTE: SANTOS, C. R. A. dos. História da Alimentação no Paraná. Curitiba: Farol do Saber, 1995.
Resposta esperada: *Os hábitos alimentares não cumprem apenas as funções nutricionais. *Os alimentos e cozinha também podem ser chamados de microcosmos da sociedade. *Os alimentos expressam atitudes ligadas aos usos, aos costumes, aos protocolos, às condutas na qual se encontram inseridos os indivíduos. *A alimentação requer organização, eleição, preparo e ritualização. *Os alimentos também devem ser pensados nas inúmeras relações pelas quais são envolvidos desde a produção, a manipulação, o transporte, a preparação e o consumo. *As crenças, os costumes e os valores sociais e culturais compõem as referências para o que, onde, com quem e como os alimentos serão consumidos. *Promovem a aproximação, a inclusão, a integração e a convivência social; fomentam a intimidade e a confiança entre parentes e amigos; fazem parte do repertório cultural das pessoas.
2A partir dos anos 1980 e primeiros anos dos anos 2000, as definições sobre o que constituía bens e exemplares de patrimônio foram revisadas, problematizadas e reelaboradas. Nesse sentido, foram revisitadas antigas definições e previsões que constavam em documentos como a Carta de Atenas de 1931, na Declaração de Estocolmo, na Carta do Turismo Cultural, na Declaração de Nairobi, na Declaração do México, na Carta de Mar del Plata e a partir disto um novo documento foi redigido e foi intitulado de Recomendações de Paris de 2003. Esta mobilização toda resultou na ampliação de conceitos de patrimônio histórico e cultural que eram centrados em bens materiais e tangíveis para definições que incorporaram expressões e manifestações de natureza imaterial e intangível. Acerca do exposto, disserte sobre as razões que motivaram a ampliação dos antigos conceitos e definições de patrimônio cultural.
Resposta esperada: *Os conceitos até então formulados diziam respeito apenas ao conjunto de edificações, aos monumentos antigos ou de obras de arte excepcionais. *Que deveriam ser preservados ou por terem sido palco de eventos marcantes, ou por constarem em documentos históricos, ou por pertenceram à alguém de renome na sociedade; assim não possibilitavam a compreensão da diversidade e da pluralidade social e histórica, nem das tensões e dos conflitos que caracterizam a produção artística e cultural tanto do presente como do passado. *No entanto, estas discussões e renovações ainda não foram amplamente divulgadas e entendidas em meio à sociedade de maneira geral, pois ainda prevalecem visões reducionistas e distorcidas sobre o tema.

Outros materiais