Buscar

Gravidez na adolescência


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Gravidez na adolescência
1.  Uma gravidez que acontece na adolescência aumenta a ocorrência de problemas e complicações. Essas condições desfavoráveis atingem tanto a mãe adolescente quanto o feto e o bebê após o nascimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os fatores de risco maternos.
D.  Adolescente com peso menor que 45kg e estatura menor que 150cm.
Os fatores de risco materno envolvem os aspectos biológicos, psicossociais e obstétricos, sendo uma grande quantidade de fatores. Dentre eles podemos citar: adolescente com peso menor que 45kg e estatura menor que 150cm, doenças crônicas e infecciosas em andamento, doença psiquiátrica, abuso de álcool e drogas, situação de violência e falta de apoio familiar e do parceiro.
2.  Mais uma fez falando sobre os fatores de risco da gravidez na adolescência, existem alguns deles relacionados diretamente aos aspectos obstétricos. Nesse contexto, a qualidade da assistência pré-natal é fundamental para a identificação precoce dos riscos e para dar início às condutas apropriadas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um fator de risco obstétrico. 
A.  Realização de menos de 6 consultas de pré-natal.
A realização de menos de 6 consultas de pré-natal se apresenta como um fator de risco obstétrico justamente pelo acompanhamento inadequado e pela dificuldade na identificação de outros riscos e alterações na gestante adolescente. O pré-natal deve ser iniciado o mais precocemente possível, de preferência no primeiro trimestre de gestação. A dificuldade de acesso ao pré-natal, o histórico familiar de gravidez na adolescência e a gravidez decorrente de violência ou estupro são fatores psicossociais.
3.  De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Sistema Único de Saúde (SUS) deve prestar atendimento integral à adolescente grávida. Considerando a necessidade de aconselhamento que a adolescente tem, assinale a alternativa que apresenta um assunto importante e previsto no ECA. 
B.  Aconselhar sobre os procedimentos para adoção do bebê para as adolescentes que manifestarem esse desejo
De acordo com o ECA, a adolescente grávida deve receber atenção integral, ou seja, ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, em todos os níveis de assistência, desde a atenção básica até a atenção especializada e hospitalar. As adolescentes também devem receber apoio psicológico, inclusive para aquelas que manifestarem o desejo de entregar o bebê para adoção. O aborto no SUS somente é realizado em casos específicos e autorizados pela justiça. A presença de um acompanhante durante o trabalho de parto é garantido a todas as mulheres, independentemente da idade, bem como a permanência com o bebê após o nascimento e o estímulo ao aleitamento materno. A automedicação deve ser sempre alertada quanto ao risco e desaconselhada pelos profissionais.
4.  A gravidez na adolescência não representa um risco somente para a adolescente, mas também para o feto que está sendo gerado. Existem diversas condições que prejudicam o crescimento e desenvolvimento do bebê. Assinale a alternativa correta a respeito de um fator de risco para o bebê.
E.  Competição mãe e feto por nutrientes.
A competição mãe e feto por nutrientes é um fator de risco para a restrição de crescimento fetal devido ao duplo anabolismo, ou seja, o feto necessita de nutrientes e a adolescente também porque ainda não concluiu seu processo de maturação. O peso materno inferior a 45kg também representa um fator de risco para o bebê. Já os fatores como a gravidez decorrente de violência/estupro, a rejeição pelo progenitor e a reincidência da gravidez na adolescência são fatores de risco psicossociais que afetam mais diretamente a mãe adolescente.