Buscar

EXERCÍCIOS Bambuterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Bambuterapia
1. A bambuterapia pode ser usada para diversas indicações. De acordo com a queixa, podem-se determinar as manobras que irão atingir o objetivo da massagem. Analise as queixas de cada caso e o objetivo da massagem. Assinale a alternativa que corresponde à situação na qual a aplicação de bambuterapia com movimentos deslizantes suaves ascendentes poderá trazer mais benefícios.
B) Queixa de inchaço e peso nas pernas ao final do dia.
Com relação à queixa de inchaço e peso nas pernas ao final do dia, os movimentos deslizantes suaves realizados com pressão suave auxiliam o sistema linfático. Em sentido ascendente, favorecem o retorno venoso e linfático. A pressão suave atua também nas terminações nervosas, promovendo o relaxamento, mas nesse caso não é necessário que o sentido seja ascendente.
2. Para preparar a pele do rosto para a bambuterapia estética, os cosméticos são bem-vindos. Pode ser usado inicialmente um produto de limpeza que remove as impurezas. O ideal é que, para o tratamento facial, os cosméticos sejam adequados ao tipo de pele e os ativos auxiliem nos resultados desejados.
Para produzir ação de lifting facial na região frontal (testa), os bambus devem deslizar em direção à região pré-auricular (região próxima à orelha) na técnica de bambuterapia.
C) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa, pois na ação de lifting facial na região frontal (testa), os bambus devem deslizar em direção à raiz do cabelo.
3. Técnica de massagem que pode ser associada à bambuterapia com o objetivo de aumentar a circulação sanguínea e mobilizar os fluidos corporais, por meio de movimentos com ritmo e pressão vigorosos, costuma ser associada a ativos lipolíticos. A que técnica o texto se refere?
A) Massagem modeladora.
A massagem modeladora utiliza movimentos clássicos de massagem com ritmo e pressão mais vigorosos, tem o objetivo de aumentar a circulação sanguínea e mobilizar os fluidos corporais, pode ser associada a cosméticos com ativos lipolíticos que atuam na melhora do metabolismo e têm a intenção de estimular a lipólise. 
A drenagem linfática manual usa movimentos lentos e suaves no trajeto do sistema linfático.
O shiatsu usa pressões que atuam sobre os meridianos com função de reequilibrar o funcionamento do organismo.
A reflexologia usa pressão e estímulo em pontos específicos, chamados microssistemas, como cabeça, orelha, mãos e pés, e promove ação reflexa em outros órgãos e sistemas corporais. 
A massagem relaxante é uma técnica realizada com movimentos leves, moderados e lentos, com o objetivo de diminuir o cansaço, o estresse e a ansiedade. 
4. Leia as afirmativas abaixo:
I - A febre, por poder estar relacionada a processos infecciosos, é uma contraindicação para a realização da bambuterapia.
II - A tendinite, por ser uma inflamação crônica, é uma contraindicação para a bambuterapia.
III - A bambuterapia não deve ser realizada em pessoas muito magras, pois o atrito dos bambus com os ossos pode causar desconforto. 
Assinale a alternativa correta.
E) São verdadeiras apenas as afirmativas I e III.
A febre, por poder estar relacionada a processos infecciosos, é uma contraindicação para a realização da bambuterapia. A bambuterapia não deve ser realizada em pessoas muito magras, pois o atrito dos bambus com os ossos pode causar desconforto. A tendinite, por ser uma inflamação crônica, não é contraindicação para a bambuterapia; a contraindicação é para inflamação na fase aguda. 
5. Ana tem 40 anos e se queixa de tensão na região das costas. Quer realizar um procedimento que lhe proporcione bem-estar. Após a avaliação, foi verificado que não há nenhuma contraindicação. Qual seria a melhor escolha de técnicas associadas à bambuterapia para ajudar nesse caso?
D) Reflexologia, shiatsu e massagem relaxante.
Embora as técnicas de massagem promovam de maneira geral um bem-estar devido aos seus efeitos fisiológicos, no caso de uma queixa de tensão na região das costas a escolha de técnicas que tenham ação mais direcionada ao relaxamento é mais interessante.
A massagem modeladora é mais indicada para queixas estéticas em relação à gordura localizada e à celulite. A drenagem linfática, para a retenção de líquidos. A massagem lifting também é para fins estéticos, para promover um “levantamento” nas regiões com pouca flacidez. O shiatsu e a reflexologia são boas opções para relaxamento, mas é preciso estar atento às associações e ao objetivo do tratamento de acordo com a queixa do cliente.
Assim, as melhores escolhas são reflexologia, shiatsu e massagem relaxante. A reflexologia pode estimular pontos que diminuem a ansiedade e o estresse, melhorando a tensão. O shiatsu reequilibra o funcionamento do organismo, promove o relaxamento e a sensação de bem-estar, e a massagem relaxante diminui o cansaço, o estresse e a ansiedade. São técnicas que podem contribuir com mais efeitos na queixa.

Continue navegando