Buscar

Alterações biomecânicas da gestante MMSS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ALTERAÇÕES DA BIOMECÂNICA DOS MEMBROS SUPERIORES
 Quanto às alterações da biomecânica dos membros superiores em gestantes no segundo trimestre de gestação, apesar de o objetivo inicial esteja direcionado para a manutenção da gravidez e a proteção fetal, as alterações vistas no corpo da mulher podem resultar em distúrbios e modificações que possam comprometer a qualidade de vista da mesma momentaneamente, durante o período da gestação.
 Pensando desta forma, vemos que o principal fator para o comprometimento da biomecânica da mulher, é o crescimento do útero, que vai progressivamente anteriorizando o corpo da gestante com o peso da barriga e dos seios, e que consequentemente, a mulher tenta compensar o centro da gravidade, causando um desequilíbrio postural, mas quanto a isso, deixaremos que outro grupo aborde mais.
 Em relação aos membros superiores, a gestante tem tendência a anteriorizar os ombros os jogando para frente com uma protusão escapular, decorrente do crescimento das mamas, o que acaba acentuando uma curvatura anormal na coluna vertebral. 
 Outra modificação importante que ocorre nos membros superiores, é o desenvolvimento de edema que ocorre no final do segundo trimestre, entre o quinto e sexto mês de gestação, e se estende ao final da gravidez. As mãos da mulher sofrem um aumento de sangue e fluídos corporais em pelo menos 50%, e é responsável por pelo menos 25% de todo o ganho de peso da gestante. Os fatores que podem colaborar para esta alteração seriam excesso de sódio na alimentação, inatividade física ou excesso da mesma, ficar muito tempo na mesma posição, às vezes muito tempo em sedestação ou muito tempo em ortostática, ou alimentação com baixo potássio.
FORMAS DE PREVENÇÃO
 A conduta que a paciente deve seguir seria evitar permanecer principalmente na mesma posição em longos períodos de tempo, sempre tentando revezar, procurar não ficar muito tempo sentada, ou muito tempo de pé, manter uma dieta adequada e de preferência seguindo as orientações de um nutricionista. Em relação aos ombros, buscar estar sempre com a postura adequada, preferencialmente fazendo acompanhamento com o fisioterapeutas com reeducação postural global, RPG, ou pilates na intenção de trazer maior mobilidade para a paciente e fortalecimento de seus músculos, o que além de contribuir para a redução do edema, diminui as dores musculares.
https://www.abc.med.br/p/gravidez/63442/edema+durante+a+gravidez+conheca+e+saiba+como+prevenir.htm
MOTA, Gabriela Brasileiro Campos; BATISTA, Murylo Carvalho; MOTA, Tércio de Sousa; VILAR, Lorena Maria Brito Neves Pereira; DA SILVA, Isabella Dantas; DE PAIVA, Thâmara Pequeno; BRITO, Daniel Rubens Menezes de Siqueira. ALTERAÇÕES POSTURAIS EM GESTANTES: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA BIOFOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA. Revista online do CESSED. Vol. 14 - n. 20/21, janeiro a dezembro de 2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando