Buscar

biologia - citologia fenômeno da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Citologia: Fenômeno da vida
Todos os seres vivos são formados por células, do ser humano até microrganismos, que são responsáveis por diversas interações na natureza, e podem ser encontrados no ar, no solo e, inclusive, no homem. Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida, ou bastante negativa, neste caso, os efeitos são prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, através do contato com microrganismos patogênicos. 
As bactérias são seres unicelulares considerados organismos primitivos, no entanto, têm papel fundamental para a vida do nosso planeta. Estão presentes em todos os ambientes, são microrganismos com alta capacidade de adaptação, aliados à mutações e troca de material genético, processo que é fundamental para sua evolução, e ainda se multiplicam rapidamente. 
A história da biologia celular está ligada ao desenvolvimento tecnológico que tornou possível o estudo da célula. A partir do século XIV, as lentes de vidro começaram a ser usadas para correção de defeitos de visão e como dispositivos de aumento, possibilitando a análise de estruturas antes não vistas a olho nu. Os primeiros estudos sobre a morfologia da célula começaram com a popularização dos microscópios ópticos rudimentares no século XVII, posteriormente complementados com várias técnicas histológicas nos séculos XIX e XX, permitindo a observação mais detalhada das diversas estruturas celulares.
Através do estudo das propriedades das células foi instituída a Teoria Celular. Esse conceito surgiu no século XIX, idealizado pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden, no ano de 1838, e pelo zoólogo, também alemão, Theodor Schwann, em 1839. Os princípios gerais desta teoria se baseiam em alguns aspectos fundamentais:
↠ Todos os seres vivos são formados por uma ou mais células.
↠ Toda célula se origina de outra preexistente, por um processo chamado divisão celular.
↠ A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos vivos.
↠ A atividade de um organismo depende da atividade total de células independentes. 
↠ Todas as células possuem, basicamente, a mesma constituição química. 
↠ As reações metabólicas e bioquímicas ocorrem no interior das células. 
↠ A célula contém informação genética e hereditária que é passada para outras células durante o processo de divisão celular.
✼ Níveis de organização celular:
Como já definido anteriormente, a célula é a unidade estrutural e funcional comum a todos os seres vivos e podemos encontrar seres constituídos por uma ou mais células. Elas são responsáveis por realizar todas as funções vitais, como reprodução, crescimento, alimentação, movimentação, reação a estímulos externos e respiração (consumo de oxigênio com produção de dióxido de carbono). Sendo assim, a célula é a menor parte de um ser vivo capaz de desenvolver-se e reproduzir-se, ou seja, a menor parte de um ser vivo onde encontramos as propriedades básicas da vida. 
Apesar de todas as células terem uma estrutura básica comum, existem variantes de cada tipo, em número suficiente para originar a enorme variedade de formas vivas que conhecemos até os dias de hoje. Além disso, as células que formam um indivíduo pluricelular não são todas iguais. Existem grupos celulares distintos encarregados de desempenhar diferentes funções e originados por um processo denominado diferenciação celular. Por exemplo, no nosso corpo, existem cerca de 300 tipos diferentes de células, cada uma com uma função específica. 
De uma maneira geral, independente do formato, todas as células são constituídas por um envoltório denominado membrana plasmática, um citoplasma e material genético, sendo que as células procarióticas possuem material genético solto no citoplasma, são pobres em membranas, e as eucariontes possuem o núcleo delimitado por uma membrana nuclear. 
Apesar das diferenças entre as células procariontes e eucariontes, todas têm em sua estrutura membrana plasmática, material genético e citoplasma.
A membrana plasmática é uma estrutura fina semipermeável, isto é, seleciona o que passará por ela, assim ocorre a passagem de algumas substâncias do meio extracelular para o meio intracelular, e vice versa. Também é constituída de uma dupla camada lipoproteica (gordura + proteína), enquanto o citoplasma é o meio interno onde ocorre a maioria das reações químicas e sínteses, é formado de água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares, formando um coloide, uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte interna da célula (gelatinoso), chamado de endoplasma, e menos denso nas periferias, chamado de ectoplasma. Tanto o endoplasma como o ectoplasma fazem parte do hialoplasma ou citosol, onde ocorrem as reações químicas metabólicas e a ciclose, que se refere ao movimento no interior das células. O citoplasma possui citoesqueleto formado por proteínas e tem a função de estruturar a forma da célula. Essa estrutura é inexistente nas células procariontes, onde a forma e a sustentação das células é feita por uma parede celular rígida. Além dessas estruturas básicas, as células podem ter diversas outras estruturas na sua constituição, formando dois padrões distintos: as células procarióticas e as células eucarióticas. 
As células eucarióticas possuem no interior do citoplasma diversas estruturas como o Núcleo celular, mitocôndrias, complexo de golgi, retículo endoplasmático, ribossomos, lisossomos etc. Já nas células procarióticas, no seu citoplasma existem ribossomos, o material genético está disperso e possuem uma parede celular rígida que permite forma e proteção à célula.
As alterações causadas por agentes patogênicos nas células podem leva-las à necrose, que é um processo patológico e desordenado de morte celular que pode ser causado por agentes biológicos, ocasiona lesões diretas ou desencadeia respostas imunológicas contra a célula, assim os leucócitos irão eliminar as células alteradas.
✼ Características das células procariontes e eucariontes
Todas as células possuem elementos essenciais: citoplasma, membrana plasmática ou membrana celular, que separam os conteúdos celulares do ambiente externo e também o material genético, que constitui a informação hereditária e que regulam todas as atividades celulares e características que são passadas para os descendentes. 
Mais uma das diferenças dos dois tipos de células é a forma em que o material genético se apresenta. As células procariontes não possuem um sistema de membranas, deixando seu material genético solto no citoplasma, além de serem extremamente pequenas e com poucas organelas. Nas células eucariontes é bem visível o núcleo envolto em uma membrana nuclear e elas possuem muitas organelas. O núcleo foi observado inicialmente em 1802 por Franz Bauer, no entanto, só em 1831 Robert Brown identificou essa estrutura como de extrema importância para a célula. Brown escolheu o nome núcleo (do grego nux – semente) por imaginar que fosse a semente da célula, comparando com os frutos das plantas.

Outros materiais