Logo Passei Direto
Buscar

Unidade 2 - neuroatomia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O plexo lombossacral é constituído pelas raízes anteriores dos nervos espinais lombares, sacrais e coccígeos de T12, L1, L2, L3, L4, L5, S1, S2, S3 e S4. Em sua trajetória, subdivide-se em uma porção lombar (plexo lombar), formada de T12 a L4, e uma porção sacral (plexo sacral).
Nesse sentido, o teste de reflexo profundo patelar visa investigar a integridade de qual nervo e seus respectivos segmentos?
a. Nervo obturatório; L2-L4.
b. Nervo femoral; L5-S5.
c. Nervo tibial; L2-L4.
d. Nervo tibial; L5-S5.
e. Nervo femoral; L2-L4.

Indique a alternativa que tem relação somente com o sistema nervoso simpático:
a. Possui neurônios pré-ganglionares na coluna lateral dos segmentos espinais T1-L2.
b. Possui neurônios pré-ganglionares no tronco encefálico.
c. Todas as fibras liberam acetilcolina nas junções neuroefetuadoras.
d. Efetua respostas de repouso e digestão.
e. É também denominado craniossacral.

A divisão do plexo braquial segue a ordem raízes anteriores; troncos; divisões; fascículos e ramos terminais (nervos).
Nesse sentido, os nervos terminais musculocutâneo e mediano apresentam suas distribuições em que estruturas, respectivamente?
a. Músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial.
b. Músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial; e músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço.
c. Músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial; e músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.
d. Músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo; e músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço.
e. Músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.

Enquanto fígado, estômago, pâncreas, baço e intestino delgado são inervados pelo sistema simpático através do gânglio celíaco e do gânglio mesentérico superior, os mesmos órgãos são inervados pelo sistema parassimpático através de qual estrutura?
a. Nervo esplâncnico maior.
b. Gânglio mesentérico inferior.
c. Nervo vago.
d. Gânglio celíaco.
e. Nervo trigêmio.

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático agem através de determinados gânglios, plexos e nervos.
Indique a alternativa relacionada ao sistema nervoso parassimpático.
a. Medula suprarrenal.
b. Gânglios colaterais.
c. Coluna lateral dos segmentos espinais T1 a L2.
d. Gânglios coccígeos.
e. Gânglios intramurais e gânglio óptico.

O Tecido Nervoso (juntamente com o sistema endócrino) é responsável pelo controle e coordenação dos diversos órgãos do corpo humano.
Sobre o tecido nervoso, é correto afirmar:
a. É formado por dois tipos principais de células: os neurônios e as células da glia, ambos dispersos na abundante matriz extracelular.
b. É responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma corporal.
c. Calor, luz, alterações químicas e choque mecânico são exemplos de estímulos que podem desencadear as funções dos neurônios.
d. Os neurônios possuem uma propriedade em comum com glândulas e células musculares: a capacidade de conduzir informações a outras partes do corpo.
e. No Sistema Nervoso Central são encontradas diversas estruturas, entre elas a medula espinhal e os gânglios.

As fibras motoras e as fibras sensitivas do plexo cervical formam feixes nervosos distintos e separados assim que os ramos anteriores emergem.
A esse respeito, o maior nervo do plexo cervical (C3-C5) envia aferências motoras a que músculo?
a. Tireo-hióideo (C1).
b. Esternocleidomastoideo (C1-C5).
c. Diafragma (C3-C5).
d. Esternotireoideo (C1-C3).
e. Esterno-hióideo (C1-C3).

O terceiro ventrículo é uma cavidade encefálica preenchida por líquido cerebrospinal.
Em qual região encefálica localiza-se esse ventrículo?
a. No canal central da medula espinal.
b. Entre a ponte e o cerebelo.
c. Diencéfalo.
d. Entre o cerebelo e a medula espinal.
e. No interior do mesencéfalo.

A meninge dura-máter possui duas lâminas. Quando uma delas - a lâmina meníngea - invagina e se introduz profundamente na cavidade do crânio, acaba formando septos, como a foice do cérebro, o tentório do cerebelo, a foice do cerebelo e o diafragma da sela.
Indique abaixo as características pertencentes somente ao tentório do cerebelo.
a. Tem projeção entre os hemisférios cerebrais, na fissura longitudinal.
b. Localiza-se entre a meninge aracnoide e a pia-máter.
c. Protege e sustenta os dois lobos occipitais do cérebro.
d. Continuação da lâmina de dura-máter que reveste a sela turca do osso esfenoide.
e. Estende-se na linha sagital, inferiormente ao tentório do cerebelo. Sua margem posterior contém o seio occipital.

A barreira hematencefálica se mantém íntegra por todo o sistema nervoso central, exceto em três regiões.
Indique uma delas:
a. Cerebelo.
b. Capilares da glândula pineal.
c. Mesencéfalo.
d. Ponte.
e. Lobo frontal.

A imagem representa os plexos viscerais da cavidade torácica e da cavidade abdominopélvica.
Qual estrutura está sendo indicada pela letra A?
a. Plexo cardíaco.
b. Plexo mesentérico inferior.
c. Plexo esofágico.
d. Gânglio mesentérico superior.
e. Plexo pulmonar.

O plexo cervical consiste em ramos cutâneos e musculares dos ramos anteriores dos nervos de C1 a C4 e algumas fibras nervosas de C5.
Sendo assim, os ramos cutâneos do plexo cervical fornecem inervação sensitiva a áreas na cabeça, no pescoço e no tórax. Nesse sentido, o nervo auricular magno e o nervo cervical transverso fornecem inervação sensitiva a que regiões, respectivamente?
a. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula; fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide.
b. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula; fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo.
c. Fornece inervação sensitiva ao pescoço, do músculo esternocleidomastoideo até a linha da clavícula, inferiormente; fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo.
d. Fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo; fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula.
e. Fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide; fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula.

A maioria dos órgãos ou estruturas do corpo sofrem inervação tanto do sistema nervoso simpático quanto do parassimpático.
Indique a alternativa que contém uma estrutura que sofre inervação simpática, mas não parassimpática.
a. Glândulas salivares.
b. Rins.
c. Pulmões.
d. Glândulas sudoríparas.
e. Bexiga.

O plexo braquial apresenta uma porção supraclavicular, que está localizada no trígono lateral do pescoço, e uma porção infraclavicular, que se localiza na axila e é constituída por ramos anteriores das raízes nervosas cervicais de C5 a T1, com participação ocasional de C4 e T2. Essas raízes nervosas cervicais se unem para formar três troncos.
Os troncos que compreendem os segmentos de C5 a C6 e C7 são denominados, respectivamente:
a. tronco médio e tronco inferior.
b. tronco médio e tronco superior.
c. tronco superior e tronco inferior.
d. tronco superior e tronco médio.
e. tronco inferior e tronco superior.

“Envolve e banha completamente as superfícies expostas do sistema nervoso central, sustenta o encéfalo e transporta nutrientes, mensageiros químicos e resíduos metabólicos.”
Essas características pertencem ao:
a. Septo pelúcido.
b. Plexo coroide.
c. Quarto ventrículo.
d. Sangue que circula no encéfalo.
e. Líquido cerebrospinal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O plexo lombossacral é constituído pelas raízes anteriores dos nervos espinais lombares, sacrais e coccígeos de T12, L1, L2, L3, L4, L5, S1, S2, S3 e S4. Em sua trajetória, subdivide-se em uma porção lombar (plexo lombar), formada de T12 a L4, e uma porção sacral (plexo sacral).
Nesse sentido, o teste de reflexo profundo patelar visa investigar a integridade de qual nervo e seus respectivos segmentos?
a. Nervo obturatório; L2-L4.
b. Nervo femoral; L5-S5.
c. Nervo tibial; L2-L4.
d. Nervo tibial; L5-S5.
e. Nervo femoral; L2-L4.

Indique a alternativa que tem relação somente com o sistema nervoso simpático:
a. Possui neurônios pré-ganglionares na coluna lateral dos segmentos espinais T1-L2.
b. Possui neurônios pré-ganglionares no tronco encefálico.
c. Todas as fibras liberam acetilcolina nas junções neuroefetuadoras.
d. Efetua respostas de repouso e digestão.
e. É também denominado craniossacral.

A divisão do plexo braquial segue a ordem raízes anteriores; troncos; divisões; fascículos e ramos terminais (nervos).
Nesse sentido, os nervos terminais musculocutâneo e mediano apresentam suas distribuições em que estruturas, respectivamente?
a. Músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial.
b. Músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial; e músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço.
c. Músculo flexor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo flexor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo superficial; e músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.
d. Músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo; e músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço.
e. Músculos flexores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculos flexores no antebraço (músculo flexor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo flexor profundo dos dedos e músculos flexores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.

Enquanto fígado, estômago, pâncreas, baço e intestino delgado são inervados pelo sistema simpático através do gânglio celíaco e do gânglio mesentérico superior, os mesmos órgãos são inervados pelo sistema parassimpático através de qual estrutura?
a. Nervo esplâncnico maior.
b. Gânglio mesentérico inferior.
c. Nervo vago.
d. Gânglio celíaco.
e. Nervo trigêmio.

Os sistemas nervosos simpático e parassimpático agem através de determinados gânglios, plexos e nervos.
Indique a alternativa relacionada ao sistema nervoso parassimpático.
a. Medula suprarrenal.
b. Gânglios colaterais.
c. Coluna lateral dos segmentos espinais T1 a L2.
d. Gânglios coccígeos.
e. Gânglios intramurais e gânglio óptico.

O Tecido Nervoso (juntamente com o sistema endócrino) é responsável pelo controle e coordenação dos diversos órgãos do corpo humano.
Sobre o tecido nervoso, é correto afirmar:
a. É formado por dois tipos principais de células: os neurônios e as células da glia, ambos dispersos na abundante matriz extracelular.
b. É responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma corporal.
c. Calor, luz, alterações químicas e choque mecânico são exemplos de estímulos que podem desencadear as funções dos neurônios.
d. Os neurônios possuem uma propriedade em comum com glândulas e células musculares: a capacidade de conduzir informações a outras partes do corpo.
e. No Sistema Nervoso Central são encontradas diversas estruturas, entre elas a medula espinhal e os gânglios.

As fibras motoras e as fibras sensitivas do plexo cervical formam feixes nervosos distintos e separados assim que os ramos anteriores emergem.
A esse respeito, o maior nervo do plexo cervical (C3-C5) envia aferências motoras a que músculo?
a. Tireo-hióideo (C1).
b. Esternocleidomastoideo (C1-C5).
c. Diafragma (C3-C5).
d. Esternotireoideo (C1-C3).
e. Esterno-hióideo (C1-C3).

O terceiro ventrículo é uma cavidade encefálica preenchida por líquido cerebrospinal.
Em qual região encefálica localiza-se esse ventrículo?
a. No canal central da medula espinal.
b. Entre a ponte e o cerebelo.
c. Diencéfalo.
d. Entre o cerebelo e a medula espinal.
e. No interior do mesencéfalo.

A meninge dura-máter possui duas lâminas. Quando uma delas - a lâmina meníngea - invagina e se introduz profundamente na cavidade do crânio, acaba formando septos, como a foice do cérebro, o tentório do cerebelo, a foice do cerebelo e o diafragma da sela.
Indique abaixo as características pertencentes somente ao tentório do cerebelo.
a. Tem projeção entre os hemisférios cerebrais, na fissura longitudinal.
b. Localiza-se entre a meninge aracnoide e a pia-máter.
c. Protege e sustenta os dois lobos occipitais do cérebro.
d. Continuação da lâmina de dura-máter que reveste a sela turca do osso esfenoide.
e. Estende-se na linha sagital, inferiormente ao tentório do cerebelo. Sua margem posterior contém o seio occipital.

A barreira hematencefálica se mantém íntegra por todo o sistema nervoso central, exceto em três regiões.
Indique uma delas:
a. Cerebelo.
b. Capilares da glândula pineal.
c. Mesencéfalo.
d. Ponte.
e. Lobo frontal.

A imagem representa os plexos viscerais da cavidade torácica e da cavidade abdominopélvica.
Qual estrutura está sendo indicada pela letra A?
a. Plexo cardíaco.
b. Plexo mesentérico inferior.
c. Plexo esofágico.
d. Gânglio mesentérico superior.
e. Plexo pulmonar.

O plexo cervical consiste em ramos cutâneos e musculares dos ramos anteriores dos nervos de C1 a C4 e algumas fibras nervosas de C5.
Sendo assim, os ramos cutâneos do plexo cervical fornecem inervação sensitiva a áreas na cabeça, no pescoço e no tórax. Nesse sentido, o nervo auricular magno e o nervo cervical transverso fornecem inervação sensitiva a que regiões, respectivamente?
a. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula; fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide.
b. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula; fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo.
c. Fornece inervação sensitiva ao pescoço, do músculo esternocleidomastoideo até a linha da clavícula, inferiormente; fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo.
d. Fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo esternocleidomastoideo; fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula.
e. Fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide; fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula.

A maioria dos órgãos ou estruturas do corpo sofrem inervação tanto do sistema nervoso simpático quanto do parassimpático.
Indique a alternativa que contém uma estrutura que sofre inervação simpática, mas não parassimpática.
a. Glândulas salivares.
b. Rins.
c. Pulmões.
d. Glândulas sudoríparas.
e. Bexiga.

O plexo braquial apresenta uma porção supraclavicular, que está localizada no trígono lateral do pescoço, e uma porção infraclavicular, que se localiza na axila e é constituída por ramos anteriores das raízes nervosas cervicais de C5 a T1, com participação ocasional de C4 e T2. Essas raízes nervosas cervicais se unem para formar três troncos.
Os troncos que compreendem os segmentos de C5 a C6 e C7 são denominados, respectivamente:
a. tronco médio e tronco inferior.
b. tronco médio e tronco superior.
c. tronco superior e tronco inferior.
d. tronco superior e tronco médio.
e. tronco inferior e tronco superior.

“Envolve e banha completamente as superfícies expostas do sistema nervoso central, sustenta o encéfalo e transporta nutrientes, mensageiros químicos e resíduos metabólicos.”
Essas características pertencem ao:
a. Septo pelúcido.
b. Plexo coroide.
c. Quarto ventrículo.
d. Sangue que circula no encéfalo.
e. Líquido cerebrospinal.

Prévia do material em texto

17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 1/9
Página inicial / Meus Cursos / ENIAC_20221F_1379 / Materiais de Estudo / Unidade 2 - Exercícios de �xação
Iniciado em segunda, 17 jan 2022, 21:09
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 17 jan 2022, 21:24
Tempo
empregado
15 minutos 27 segundos
Notas 9,50 de um máximo de 10,00(95%)
Questão 1
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 2
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
O plexo lombossacral é constituído pelas raízes anteriores dos nervos espinais lombares,
sacrais e coccígeos de T12, L1, L2, L3, L4, L5, S1, S2, S3 e S4. Em sua trajetória, subdivide-
se em uma porção lombar (plexo lombar), formada de T12 a L4, e uma porção sacral
(plexo sacral), constituída de L4 a S4. Nesse sentido, o teste de re�exo profundo patelar
visa investigar a integridade de qual nervo e seus respectivos segmentos?
a. Nervo obturatório; L2-L4.
b. Nervo femoral; L5-S5.
c. Nervo tibial; L2-L4.
d. Nervo tibial; L5-S5.
e. Nervo femoral; L2-L4. 
Indique a alternativa que tem relação somente com o sistema nervoso simpático:
Escolha uma opção:
a. Possui neurônios pré-ganglionares na coluna lateral dos segmentos espinais T1-L2. 
b. Possui neurônios pré-ganglionares no tronco encefálico.
c. Todas as �bras liberam acetilcolina nas junções neuroefetuadoras.
d. Efetua respostas de repouso e digestão.
e. É também denominado craniossacral.
https://portalacademico.eniac.edu.br/
https://portalacademico.eniac.edu.br/course/view.php?id=15204
https://portalacademico.eniac.edu.br/course/view.php?id=15204#section-1
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/view.php?id=363016
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 2/9
Questão 3
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 4
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
A divisão do plexo braquial segue a ordem raízes anteriores; troncos; divisões; fascículos e
ramos terminais (nervos). Nesse sentido, os nervos terminais musculocutâneo e mediano
apresentam suas distribuições em que estruturas, respectivamente?
a. Músculos �exores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face
lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculo �exor ulnar do carpo, parte
ulnar do músculo �exor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar e os pequenos músculos dos dedos,
por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão, por meio do ramo super�cial.
b. Músculo �exor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo �exor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar
e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão,
por meio do ramo super�cial; e músculos �exores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e
coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do
antebraço.
c. Músculo �exor ulnar do carpo, parte ulnar do músculo �exor profundo dos dedos, músculo adutor do polegar
e os pequenos músculos dos dedos, por meio do ramo profundo; sensitivo da pele da face medial da mão,
por meio do ramo super�cial; e músculos �exores no antebraço (músculo �exor radial do carpo e músculo
palmar longo); músculos pronador quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo �exor profundo dos
dedos e músculos �exores dos dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele
da face ântero-lateral da mão; ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.
d. Músculos �exores no antebraço (músculo �exor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador
quadrado e pronador redondo; parte radial do músculo �exor profundo dos dedos e músculos �exores dos
dedos, por meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão;
ramos articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo; e músculos �exores no braço (músculos
bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da face lateral do antebraço, por meio do nervo
cutâneo lateral do antebraço.
e. Músculos �exores no braço (músculos bíceps braquial, braquial e coracobraquial); sensitivo da pele da
face lateral do antebraço, por meio do nervo cutâneo lateral do antebraço; e músculos �exores no
antebraço (músculo �exor radial do carpo e músculo palmar longo); músculos pronador quadrado e
pronador redondo; parte radial do músculo �exor profundo dos dedos e músculos �exores dos dedos, por
meio do nervo interósseo anterior do antebraço; sensitivo da pele da face ântero-lateral da mão; ramos
articulares para o cotovelo, pulso e articulações do carpo.

O principal centro metabólico do neurônio é:
a. O terminal axonal.
b. O cone de implantação.
c. A árvore dendrítica.
d. As vesículas sinápticas.
e. O corpo celular. 
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 3/9
Questão 5
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 6
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Indique a alternativa que apresenta a estrutura indicada pela letra A na imagem. 
 
 
a. Cornos ventrais dos ventrículos laterais. 
b. Forame interventricular.
c. Quarto ventrículo.
d. Terceiro ventrículo.
e. Aqueduto do mesencéfalo.
Enquanto fígado, estômago, pâncreas, baço e intestino delgado são inervados pelo
sistema simpático através do gânglio celíaco e do gânglio mesentérico superior, os
mesmos órgãos são inervados pelo sistema parassimpático através de qual estrutura?
Escolha uma opção:
a. Nervo esplâncnico maior.
b. Gânglio mesentérico inferior.
c. Nervo vago. 
d. Gânglio celíaco.
e. Nervo trigêmio.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 4/9
Questão 7
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 8
Incorreto Atingiu 0,00 de 0,50
Questão 9
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Em alguns neurônios, é possível observar a condução saltatória do impulso nervoso.
Podemos atribuir essa propriedade à presença de:
a. corpo celular dos neurônios.
b. células da glia.
c. dendritos do axônio.
d. bainha de mielina dos neurônios. 
e. axônios dos neurônios.
Os sistemas nervosos simpático e parassimpático agem através de determinados
gânglios, plexos e nervos. Indique a alternativa relacionada ao sistema nervoso
parassimpático.
Escolha uma opção:
a. Medula suprarrenal.
b. Gânglios colaterais.
c. Coluna lateral dos segmentos espinais T1 a L2. 
d. Gânglios coccígeos.
e. Gânglios intramurais e gânglio óptico.
O Tecido Nervoso (juntamente com o sistema endócrino) é responsável pelo controle e
coordenação dos diversos órgãos do corpo humano. Sobre o tecido nervoso, é correto
a�rmar:
a. É formado por dois tipos principais de células: os neurônios e as células da glia, ambos dispersos na
abundante matriz extracelular.
b. É responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma corporal.
c. Calor, luz, alterações químicas e choque mecânico são exemplos de estímulos que podem desencadear
as funções dos neurônios.

d. Os neurônios possuem uma propriedade em comum com glândulas e células musculares: a capacidade de
conduzir informações a outras partes do corpo.
e. No Sistema Nervoso Central são encontradas diversas estruturas, entre elas a medula espinhal e os gânglios.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 5/9
Questão 10
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 11
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 12
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
As �bras motoras e as �bras sensitivas do plexo cervicalformam feixes nervosos distintos
e separados assim que os ramos anteriores emergem. As �bras motoras são
denominadas alça cervical, por formarem uma alça. As �bras sensitivas são denominadas
apenas plexo cervical. A esse respeito, o maior nervo do plexo cervical (C3-C5) envia
aferências motoras a que músculo? 
a. Tireo-hióideo (C1).
b. Esternocleidomastoideo (C1-C5).
c. Diafragma (C3-C5). 
d. Esternotireoideo (C1-C3).
e. Esterno-hióideo (C1-C3).
O terceiro ventrículo é uma cavidade encefálica preenchida por líquido cerebrospinal. Em
qual região encefálica localiza-se esse ventrículo?
a. No canal central da medula espinal.
b. Entre a ponte e o cerebelo.
c. Diencéfalo. 
d. Entre o cerebelo e a medula espinal.
e. No interior do mesencéfalo.
O que constitui os corpúsculos de Nissl, presentes no citoplasma do pericário das células
neuronais?
a. Grupos de neuro�lamentos.
b. Vesículas sinápticas.
c. Mitocôndrias.
d. Retículo endoplasmático rugoso e polirribossomos. 
e. Aparelho de Golgi.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 6/9
Questão 13
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 14
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 15
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
A meninge dura-máter possui duas lâminas. Quando uma delas - a lâmina meníngea -
invagina e se introduz profundamente na cavidade do crânio, acaba formando septos,
como a foice do cérebro, o tentório do cerebelo, a foice do cerebelo e o diafragma da sela.
Indique abaixo as características pertencentes somente ao tentório do cerebelo.
a. Tem projeção entre os hemisférios cerebrais, na �ssura longitudinal.
b. Localiza-se entre a meninge aracnoide e a pia-máter.
c. Protege e sustenta os dois lobos occipitais do cérebro. 
d. Continuação da lâmina de dura-máter que reveste a sela turca do osso esfenoide.
e. Estende-se na linha sagital, inferiormente ao tentório do cerebelo. Sua margem posterior contém o seio
occipital.
Em relação à sinapse química, assinale a alternativa correta:
a. Os canais aniônicos permitem a entrada de cargas positivas, promovendo a excitação do neurônio.
b. As correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células.
c. Transforma um sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua
sobre a célula pós-sináptica através de neurotransmissores.

d. Transforma um sinal químico do neurônio pré-sináptico em um sinal elétrico que atua sobre a célula.
e. A membrana pré-sináptica e a membrana pós-sináptica precisam se unir para que ocorra a sinapse.
A barreira hematencefálica se mantém íntegra por todo o sistema nervoso central, exceto
em três regiões. Indique uma delas:
a. Cerebelo.
b. Capilares da glândula pineal. 
c. Mesencéfalo.
d. Ponte.
e. Lobo frontal.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 7/9
Questão 16
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
A imagem representa os plexos viscerais da cavidade torácica e da cavidade
abdominopélvica. Qual estrutura está sendo indicada pela letra A? 
 
 
 
 
Escolha uma opção:
a. Plexo cardíaco.
b. Plexo mesentérico inferior.
c. Plexo esofágico. 
d. Gânglio mesentérico superior.
e. Plexo pulmonar.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 8/9
Questão 17
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 18
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
O plexo cervical consiste em ramos cutâneos e musculares dos ramos anteriores dos
nervos de C1 a C4 e algumas �bras nervosas de C5. Sendo assim, os ramos cutâneos do
plexo cervical fornecem inervação sensitiva a áreas na cabeça, no pescoço e no tórax.
Nesse sentido, o nervo auricular magno e o nervo cervical transverso fornecem inervação
sensitiva a que regiões, respectivamente?
a. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula;
fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide.
b. Fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula;
fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo
esternocleidomastoideo.

c. Fornece inervação sensitiva ao pescoço, do músculo esternocleidomastoideo até a linha da clavícula,
inferiormente; fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o
músculo esternocleidomastoideo.
d. Fornece inervação à parte superior do pescoço, entre a linha da mandíbula e a pele sobre o músculo
esternocleidomastoideo; fornece inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior
da linha da mandíbula.
e. Fornece inervação sensitiva à parte lateral superior do pescoço e em torno do processo mastoide; fornece
inervação sensitiva à região da orelha e à pele em torno da parte posterior da linha da mandíbula.
A maioria dos órgãos ou estruturas do corpo sofrem inervação tanto do sistema nervoso
simpático quanto do parassimpático. Indique a alternativa que contém uma estrutura que
sofre inervação simpática, mas não parassimpática.
Escolha uma opção:
a. Glândulas salivares.
b. Rins.
c. Pulmões.
d. Glândulas sudoríparas. 
e. Bexiga.
https://atendimento.eniac.edu.br/
17/01/2022 21:43 Unidade 2 - Exercícios de fixação: Revisão da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1568214&cmid=363016 9/9
Questão 19
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
Questão 20
Correto Atingiu 0,50 de 0,50
O plexo braquial apresenta uma porção supraclavicular, que está localizada no trígono
lateral do pescoço, e uma porção infraclavicular, que se localiza na axila e é constituída
por ramos anteriores das raízes nervosas cervicais de C5 a T1, com participação ocasional
de C4 e T2. Essas raízes nervosas cervicais se unem para formar três troncos. Os troncos
que compreendem os segmentos de C5 a C6 e C7 são denominados, respectivamente:
a. tronco médio e tronco inferior.
b. tronco médio e tronco superior.
c. tronco superior e tronco inferior.
d. tronco superior e tronco médio. 
e. tronco inferior e tronco superior.
“Envolve e banha completamente as superfícies expostas do sistema nervoso central,
sustenta o encéfalo e transporta nutrientes, mensageiros químicos e resíduos
metabólicos.” Essas características pertencem ao:
a. Septo pelúcido.
b. Plexo coroide.
c. Quarto ventrículo.
d. Sangue que circula no encéfalo.
e. Líquido cerebrospinal. 
◄ Assunto 08 - Tecido Nervoso: componentes celulares, conexões e funções
Seguir para...
Unidade 2 - Exercícios de fixação (Recuperação) ►
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/lti/view.php?id=363023&forceview=1
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/view.php?id=366233&forceview=1
https://atendimento.eniac.edu.br/

Mais conteúdos dessa disciplina