Buscar

seminários respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina : Seminários Avançados
Professor Marcelo Santos 
Dupla: Maria de Lourdes. Matrícula :201603380361
Jéssica Bezerra. Matrícula : 201509616901 
• - Explique, com sua palavras, os principais pontos de divergência das teorias de Piaget e Vygotsky
 Os dois teóricos do desenvolvimento divergiram principalmente nos pontos: Na aquisição da linguagem; apesar do ponto de vista interacionista em comum, Vygotsky cria que a linguagem era, para além da capacidade de se comunicar,  verbalizando o que foi aprendido, (como quando a criança ouve quando um adulto pede água e ela aprende a pedir quando está com sede, mesmo que de forma rústica "quer aga") para ele, o ato de chorar para avisar que está com sede já é em si, uma forma de linguagem, ao contrário de Piaget que defendia que a criança primeiro desenvolve uma linguagem egocêntrica num dos estágios de desenvolvimento, estágio onde a criança é incapaz de se se colocar no lugar do outro. Seria mais um processo de dentro para fora. Espontâneo. 
 Um outro ponto é nas etapas de aprendizagem, Piaget estipulou fases de desenvolvimento com idades precisas e para Vygotsky a aprendizagem vem junto com o desenvolvimento e requer sociabilidade, o aprendizado é colaborativo, o inverso do aprendizado por descobrimento de Piaget. E por fim, a delimitação que Piaget traçou nas fases, (sensorio-motor, pré-operatório, operatório-concreto e formal) é uma visão biológica um tanto determinista e  Vygotsky achava que o amadurecimento não vem com a idade, mas com interações sociais. 
• Escolha um autor (entre Freud, Jung, Skinner, Carl Rogers e Fretz Perls) para explicar o desenvolvimento histórico e teórico de sua abordagem
• Freud nasceu em 6 de maio de 1856, na moravia, mudou-se com a família para a capital, Viena e lá se formou em Medicina. Ganhou uma bolsa em 1886 para estudar no hospital de salpetriere na França com Charcot, um neurologista proeminente e foi lá que teve maior contato com pacientes histéricas. Muito importante para a psicanálise, nessa fase,  a compreensão de que os sintomas das histéricas não eram biológicos, mas sim psíquicos fez Freud se debruçar sobre isso e desenvolver as primeiras práticas e conceitos. Uma paciente, que sofrendo de questões psíquicas, pediu-lhe para que ele "se calasse" e deixasse ela falar. Assim, ele baseou o modelo de tratamento, percebeu a importância de externar questões que aparentemente não tinham importância para um tratamento médico. Dessas escutas, a atenção flutuante e a associação livre se tornaram imprescindíveis para o método. Ainda a partir dessas escutas Freud foi percebendo que se podia reduzir sintomas físicos. Um outro marco foi a publicação junto com o médico Josef Breuer " Estudos sobre histeria" com os experimentos com hipnose para diminuir também esses sintomas.
 Freud foi percebendo que muitas das queixas tinham a ver com traumas e acontecimentos passados na infância e mais ainda que a questão sexual era predominante na fala dos pacientes. Pensando sobre como a mente armazena essas lembranças traumáticas e nos escapes desses traumas como sintomas físicos que ele elaborou os conceitos de inconsciente, pré consciente como instâncias na mente. Posteriormente ID, Ego e Superego. A partir daí foi observando o processo de adoecimento que esses traumas recalcados podiam acarretar e mais ainda, como eles se "disfarçavam", retornavam e emergiam.
Então disso tudo ele funda a psicanálise como método pra se escavar nessas instâncias: ouvindo o conteúdo dos sonnhos, lembranças, traumas da infância. 
A interpretação dos sonhos, o livro de 1900, támbem é um marco por que além de trazer a possibilidade de se interpretar os sonhos, alguns conceitos importantes são apresentados.

Continue navegando