Buscar

PCC ÚNICO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Aluno: Meg Evelyn Costa da Silva
Matrícula: 202103350836
 PCC ÚNICO 
Brasília
2022
INTRODUÇÃO 
Quando falamos sobre aprendizagem, seja ela infantil, de jovens e/ou adultos, temos que levar em consideração os seus conhecimentos prévios deles. 
Todo indivíduo já vem à escola com uma “base” de conhecimentos, sendo eles sensorial, cultural e escolar, que também vem acompanhado de um conjunto de processos cognitivos. 
Devemos observar também que os indivíduos têm suas particularidades na compreensão dos processos de ensino aprendizagem, por isso, temos a Neuropsicologia como aliada nesse processo, afinal as emoções servirão de maneira eficiente na aprendizagem dos alunos, proporcionando uma melhor fixação das informações devido a melhor utilização do seu cérebro.
DESENVOLVIMENTO 
Foi apresentado uma charge com um modelo de didática usado por uma professora X. Nesse modelo a professora por motivos desconhecidos não abre espaço para seus alunos falarem sobre o assunto tema da aula. 
A aula em questão refere-se as regiões Sul e Nordeste, e os alunos Raimundo e Marina logo se empolgam pois se refere às suas respectivas regiões natais, mas a professora já os corta logo de cara e de forma ríspida dizendo que não tem tempo para essas bobagens e corrigindo a forma cultural falada por Raimundo. Na charge mostra nitidamente o desânimo das crianças logo após as falas da professora, o que já causa um bloqueio de conteúdo e interesse delas na aula e no conteúdo que virá a ser passado pela professora, que sequer pensou em levar em consideração os conhecimentos prévios vivenciados dos alunos em relação às suas cidades natais, além de cultura, dialeto e experiências.
Observa-se que ocorre erros nesse processo de ensino dentro da sala de aula. A professora não levou em conta em nenhum momento as oportunidades dadas a ela, os alunos assim que toca no assunto das regiões, devido aos seus conhecimentos prévios já se manifestam de forma animada, empolgada e contagiante, pois eles poderiam falar de suas rotinas, experiências, saudades, lembranças, etc. o que facilitaria inclusive o trabalho da docente. A aula poderia ter sido abordada de forma mais dinâmica e mais aberta aos alunos, a professora poderia ter aproveitado a fala das crianças para abrir uma roda de conversas em que dependendo do conteúdo, pudesse ser trabalhada a cultura (costumes, comida, roupas, músicas típicas...), a hidrografia, relevos, literatura... de cada região do país.
Supondo que o conteúdo em questão seja da disciplina de Geografia com os alunos do 3⁰ ano do ensino fundamental, já que os alunos demonstram interesse em falar sobre suas experiências, culturas, etc. iria propor uma roda de conversa, onde os alunos iriam conversar e falar sobre seus conhecimentos prévios de cada região, iríamos escutar, observar, debater, ri e fazer como que a aula se tornasse bem dinâmica e alegre.
Como forma avaliativa, iria propor que os alunos formassem 5 grupos e realizaria um sorteio para ser justa a escolhas das regiões trabalhadas, iria pedir para que cada grupo realizasse uma pesquisa sobre os relevos e o clima de cada região, aproveitaria e já deixaria o trabalho interdisciplinar, onde poderia pedir aos alunos que fizessem pesquisas sobre as culturas de cada região, envolvendo seus costumes, músicas, roupas e comida típica, onde deverão explicar suas pesquisas e escolher um prato típico com o porquê da escolha para levar ao lanche.
Iria permitir que cada aluno a final da aula contasse uma história pessoal ou de alguém que conheça envolvendo o conteúdo proposto, iria usar dessas histórias para trabalhar inclusive as questões de bullying, preconceito, etc.
REFERÊNCIAS
Conteúdo Interativo (webaula.com.br)
Revista Educação Pública - Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos (cecierj.edu.br)

Continue navegando