Buscar

APX3 2021 2 Gestão.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIRIO
	Nome: Ana Carolina Clemente Mendes.
	Matrícula: 19116080190
	Pólo: Rio das Flores.
	Disciplina: Gestão 2
APX3 – 2021.2
DISCIPLINA: GESTÃO 2
Coordenação: Profª Elisangela da Silva Bernado
“Assumo o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente."
Nome completo: Ana Carolina Clemente Mendes.
Questão Única
Resposta:
 Tema 2: A gestão escolar democrática: limites e perspectivas.
 De acordo com o texto “Gestão Escolar da democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva”, as instituições de ensino brasileiras, anteriormente, estavam inseridas em um regime opressor, em molde conservador, disciplinar e pautado na distribuição do Poder. No final dos anos 80 e no início dos anos 90, no Brasil, entende-se que as reformas beneficiarão a descentralização, a autonomia e a democratização do ensino.
 A gestão democrática está prescrita desde a Constituição Federal, regulamentada na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.3 94/96 e no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Contudo, existem diversos desafios para a efetivação da gestão democrática no fomento de políticas educacionais que repercutem no chão da escola, ou seja, uma política educacional que seja capaz de integrar-se ao cotidiano da escola, respeitando e levando em consideração todos os atores do processo educacional.
 De acordo com (Monteiro, Gonzalez, Garcia, 2011, p. 92) “hoje, o desafio maior é organizar políticas de governo que consigam dar cumprimento a fundo que está disposto na LDBEN n°9.394/97, fato que ainda não ocorreu plenamente”. Isso mostra que leis públicas em diários oficiais não são suficientes para garantir um processo democrático nas escolas. Outro desafio para a efetivação da gestão democrática que devem ser pontuais são: a resistência por parte de profissionais de Ensino em trabalhar coletivamente, descomprometimento da comunidade escolar em estabelecer parceria com a instituição de ensino, descaso por parte de alguns gestores que preferem uma gestão individualista, entre Outro ponto todos esses fatores contribuem significativamente para a manutenção de uma falsa gestão democrática, onde tudo fica apenas na teoria, nada é efetivado e praticado pela comunidade escolar.
 Atualmente, são grandes as exigências externas frente ao gestor escolar, essas exigências se acentuam ainda mais quando se trata de um gestor de escola pública, No entanto quando o gestor é capaz de organizar, delegar funções, mobilizar e articular todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais da instituição de ensino, ele mostra-se comprometido com a oferta de uma educação de qualidade, utilizando como recurso/ferramenta a gestão democrática.
 De acordo com Paro (2002), para que a escola seja realmente pública, ela tem que ser democrática. Dessa forma, quando o gestor de escola pública da abertura para implementação de projetos que contam com a participação da comunidade escolar, elaborar o PPP com ajuda dois atores do processo educativo, implementação instâncias democráticas como: conselho escolar, Grêmio Educacional, etc. a fim de que todos tenham a oportunidade de participar efetivamente do fazer educacional, ele está trabalhando para a manutenção de um ambiente democrático. A gestão democrática é uma construção contínua e mutável, ela pode e deve ser adaptada e ressignificada para fazer sentido a realidade de cada instituição de ensino.
 Adicionalmente, a gestão democrática não fica restrita apenas a espaços formais de ensino, pelo contrário, existem espaços não formais de ensino que buscam a emancipação de sujeitos e fazem uso da gestão democrática. Esses espaços fazem uma transição, pois antes usavam a teoria geral da administração para gerir a organização, contudo, hoje grande parte já adota os princípios da gestão democrática.
 Com os espaços não formais de ensino podemos visualizar novas possibilidades para atuação do pedagogo fora do espaço escolar, mas que siga dentro de uma perspectiva democrática. Como é o caso das ONGs, que são espaços Democráticos de participação política que articula educação e cultura como ferramenta de emancipação de indivíduos. A educação não formal surgiu para complementar a educação formal, garantindo assim o acesso a todos e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 A Resolução CNE/CP n°1, de 15 de maio de 2016, que institui as Diretrizes define, nos seus artigos 4 e 5, a finalidade do curso e as competências exigidas desse profissional para atuar em espaços não formais de ensino. Em suma, a formação do licenciado nessa área o torna apto para atuar em espaços escolares e não-escolares. Com tudo, existem limites para a efetivação desse trabalho, que são postos pela própria formação acadêmica do pedagogo, pois existem muitos profissionais perpetuando práticas autoritárias e discriminatórias.
Tema 3: A atuação do gestor escolar diante do desafio da pandemia COVID-19
 A efetiva apropriação do digital irá reinventar o curto pedagogico.com texto pandemico ao qual vivemos reforça a necessidade da criação de políticas públicas que instrumentalizam as instituições educacionais tanto básicas quanto superiores. Esse cenário imprime no mundo, novas relações, hábitos e atitudes, e não é diferente do concurso de pedagogia. As estratégias educacionais tiveram que se alterar repentinamente e todo o fazer Educacional teve que ser repensado. Logo, utilizar metodologias mais ativas é uma ótima forma de reinventar o curso, pois essa crise escancarou a necessidade de abandonar metodologias tradicionais, pautadas na repetição e mecanização do ensino. Além disso, os momentos presenciais serão muito mais valorizados e bem aproveitados, pois mais do que nunca entende-se a necessidade da troca entre sujeito-meio para aquisição de conhecimentos.
 A educação presencial após a pandemia não irá Será mesmo, novas possibilidades irão permear o universo Educacional como melhora na relação entre a escola e a família, pois instituições de ensino e família puderam observar a importância dos papéis que desempenham, e que quando existe uma colaboração entre ambas o ensino é muito mais efetivo. O protagonismo do aluno também será entendido de forma diferente, pois ficou nítido que o docente deve agir como um facilitador para que o aluno desenvolva a autonomia, espírito investigativo e senso crítico para desempenhar as novas exigências escolares. Final e o professor deve de uma vez por todas saída posição de disjuntor do saber e com o auxílio das novas tecnologias aliadas à educação, promover um ensino efetivo e significativo.
 Já a modalidade EaD mostrou que tem a potencialidade e pode ser de grande ajuda para promover uma educação de qualidade. Ainda hoje, existem muitos educadores tecnológicos, que não aceitam a revolução trazida pelas tecnologias e não utilizam os recursos abundantes que existem para oferecer um ensino significativo. O atual contexto pode contribuir para a redução do preconceito com ensino utilizando a tecnologia como um dos recursos e fazer com que a EaD seja amplamente divulgada e utilizada como ferramenta de emancipação é acesso dos indivíduos.
 Os artigos que a mais aprecie fórum da autora dália andrade vírgula amor dava a profissão docente e gestão democrática da educação e o artigo que discutirsobre gestão escolar redemocratização de escola desafios e possibilidades de uma construção coletiva vírgula dois autores Bernardo, Borde e Cerqueira

Continue navegando