Buscar

RELATÓRIO PRÁTICAS EAD - TÉCNICA DIETÉTICA BÁSICA - Aula 2 Patricia Isadora ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA _2___
	
	
	DATA:
___20___/___12___/__2021____
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: TÉCNICA DIETÉTICA BÁSICA – Aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: PATRICIA ISADORA NEVES DA SILVA
	MATRÍCULA:01339601
	CURSO: NUTRIÇÃO
	POLO: UNINASSAU ARAPIRACA/AL
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): CIBELE ROCHA
 
			TEMA DE AULA: BEBIDAS E INFUSOS 
RELATÓRIO:
	1. Diferenciar as técnicas de preparo e concentrações de bebidas e infusos. 
 Na nossa pratica iremos trabalhar com bebidas não alcoólicas e será café e chá, iniciamos com o chá de hortelã que podemos tanto encontra em sache como a folhas, mas pelas folhas serem sensíveis não iremos submeter ao fogo pois poderíamos esta destruindo os compostos sensoriais benéfico a saúde desses produtos.Para ervas mas sensíveis o mas indicado e a infusão, e o que a infusão: nada mas é que pegar a erva ou o sache colocarmos em um recipiente adicionar água quente em seguida abafar utilizando um pires e esperando de 10 a 15 min. para tomar a bebida que nesse caso e o chá. Essa técnica de infusão é utilizada para erva sensíveis a cocção. 2º opção de fazer o chá seria a decocção,seria de fato cozinha o vegetal, utilizamos a canela em pau para fazer a decocção por ser mas resistente, a decocção se da através da adição em uma panela de água,colaca a canela liga o fogo e deixa o tempo necessário para extrair os compostos que vai variar de acordo do tamanho do vegetal, na nossa aula deixamos por 10 min. após começar a ferver depois desligamos e colocamos só a água em uma xícara para a degustação. A próxima bebida foi o café que também temos vários modos de preparo, trabalhamos com o café em pó junto com ebulição, e o café solúvel que e mas pratico para o preparo,utilizamos o pó do café junto o recipiente que ira extrair o liquido ira cair por gotejamento, papel filtro e o suporte, existe 2 opções por meio de ebulição colocando o pó de café para ferver junto com a água de 2 a 3 min.,quanto mas tempo essa água fica fervendo mas compostos extraímos desse café,e a outra que foi realizada seria por gotejamento por meio do papel filme que foi que realizamos,pega o pó de café coloca no papel filtro e adiciona a água extraindo os compostos sensórias do café.
 
2. Comparar diferentes ingredientes na mesma forma de preparo de bebidas e infusos.
Nos chás utilizamos a infusão e decocção, infusão com o sache de hortelã e decocção com a canela em pau. Percebemos que os dois são ótimas opção para degustação, e a escolha de preferência será de acordo com o q você tem em mãos, um mas resistente para extração de compostos sensórias ou os menos resistentes como folhas e saches, e podemos ver que só utilizando a infusão também conseguimos extrair bastante compostos. A outra bebida foi o café onde utilizamos o método de gotejamento mostrando que quando feito por esse meio fica um café mas sensível, menos acentuado.Na técnica do gotejamento também podemos adiciona outros componentes quando estivermos adicionando a água para da mas sabor ao nosso café, ex: canela ou anis estrelado, adicionamos a canela ao papel filtro junto ao pó e colocamos água assim teremos os compostos sensórias da canela e do café.
	
		TEMA DE AULA: CARNE, FRANGO E PEIXE 
RELATÓRIO:
1. Determinar o efeito da cocção, do corte e do sentido da fibra no rendimento das carnes, analisando a preparação final.
Carne bovina- preparo para cocção: retirar o excesso de gordura, não lavar a carne, nem limpar com um pano. Efeito de cocção calor úmido: carne com pouco colágeno (paleta,acém,fraldinha,peito, e capa de file) calor seco:carne mas macia( alcatra,largato) Grelhado:bife de file mignon, contrafilé e patinho.Corte: Pescoço: preparação: sopa,cozido/ Acém: ensopado,refogado.carne recheada,carne enrolada/ Peito:cozido,sopa,moído,sopa,caldo,picado,cozido/Braço,pá ou paleta: ensopado,molho,moído,sopa,caldo,picado,cozido/Fraldinha: ensopada,refogado,assado de panela,espetinho, churrasco/ Ponta de agulha: ensopado,sopa/File mignon: bife alto (medalhão),estrogonofe,escalope/ File de Costelas: ensopado,costela,cozido/ Músculos: sopa,ensopado,moído,caldo,cozido/ Maminha de alcatra: assada,bife,grelhado/ Picanha: assado na panela,churrasco,espeto/ Cupim: churrasco,assado,bife/ Bisteca,chuleta: grelhada,na chapa,cozida/ Tutano: cozido,sopa,caldo.Preparação final: Per capita( peso cru e limpo para 1 pessoa) Carne sem osso: 150 a180g, carne com osso: 300g, Para churrasco: 500 a 600g se servir apenas a carne ou 400 a 500g com acompanhamentos. Porção: Bife,picado,assado: 100 a 120g varia de acordo com a instituição, Carne com osso: 180 a 250g varia de acordo com a instituição.
Frango: Efeito de cocção: Aves tenras: podem ser submetidas a calor seco, Aves de carnes rijas: devem ser preparadas sob calor úmido, Aves novas e gordas: próprias pra grelhar,fritar ou assar, Aves adultas de carnes muito dura: boa para canjas e ensopado. As aves podem ser consumidas inteiras ou cortadas, Cortes mas comuns: Carcaça inteira: exceto cabeça e pés/ Meia carcaça: a carcaça e dividida no sentido longitudinal/ Frango desossado: retiram-se os ossos/ Separados por corte da junta: coxa, sobrecoxa,asa,coxa,coxa,asa,coxa da asa e peito/ Frango a passarinho: pedaços pequenos divididos entre as juntas/ Suprema: peito de ave sem osso, em forma de file/ Iscas: frango desossado cortado em tiras.
 Obs: não teve vídeos falando de peixes.
2. Avaliar as técnicas de amaciamento das carnes.
Amaciamento da carne pode ser: Ação mecânica: uso domestico de batedores,e martelos para carne, cozinhas industriais usam equipamentos especiais amaciadores,que possuem laminas que sancionam a carne retornando mas macia/ Ação enzimática: enzimas naturais,papaína de mamão e bromélia de abacaxi, enzimas industrializadas/ Ação química: vinha de alhos,temperos de vinagres ou vinho( o ph acido hidrolisa as proteínas continuando a maturação natural)/ Maturação: Conservação da carne em temperatura baixa e pouca umidade,impedindo o desenvolvimento de microrganismos,porem propicia ação enzimática.
			TEMA DE AULA: MOLHOS E SOPAS 
RELATÓRIO:
1. Verificar o efeito da adição de molhos em preparações com relação à aceitação sensorial e características nutricionais.
Temos que lembrar, que todos os alimentos que forem servir molhos tem uma aceitação melhor, bem como as características sensorial na degustação, de sabor, de textura por conta da combinação de sabores. Então sempre que puder e ideal servir uma preparação seja de carne ou massa que venha molho pois melhora aceitação do alimento.
2. Demonstrar a utilização de bases na elaboração de molhos e sopas.
Molho ketchup: Base macarronada: Ingredientes: tomate maduro, pimentão vermelho, cebola,alho,folha de louro,cravo da índia, canela em pau, pimenta do reino açúcar mascavo e vinagre. Adiciona na panela cebola em seguida o alho, pimentão vermelho mexe, depois de misturar esses ingredientes adiciona o tomate ,o cravo, a canela, a folha de louro, a pimenta, açúcar mascavo e o vinagre em seguida foi misturado todos os ingredientes e deixar o tomate cozinhar e diminuir sua estrutura física, após isso passaremos os ingredientes no liquidificador e estará finalizado a preparação. Antes de passar no liquidificador retirar a canela para que a mesma não prejudique o liquidificador.
 
Obs.: não tivemos aula de sopa
		TEMA DE AULA: ÓLEOS E GORDURAS 
RELATÓRIO:
1. Determinar o ponto de fumaça dos óleos e gorduras, com efeito na sua utilização culinária. 
Foram utilizados para o ponto de fumaça os seguintes ingredientes: margarina, manteiga, óleo de soja e azeite. Aquecemos a panela e colocamos o ingredientes por vez cronometrando e vê quanto tempo aparece a fumaça. Manteiga 3 mim e 20 seg. ela entrou no processo de queima/ Margarina: 3 min. e 40 seg./ Azeite: 2 min. e 20 seg. entrou no processo de queima/ Óleo de Soja: 4 min. e 50 seg.
2. Determinar o efeito da temperatura do tipo de gordura na qualidade da fritura.
Conclui-seque a gordura mais resistentes e óleo de soja para frituras mais prolongadas,quando os óleos chegam no seu ponto de fumaça quer dizer que ele chegou em uma temperatura de 160 a 180 graus temperatura limite para submeter nosso alimento a cocção, temperaturas acima teremos quebra de ácidos graxos. se observamos a manteiga e a margarina foram os lipídios com menores para ponto de fumaça. então o óleo mas indicado para frituras prolongadas é o óleo de soja onde teve o ponto de fumaça mas prolongado 4 min. e 50 seg.
3. Explicar a ação emulsificante em produtos á base de óleos.
Fizemos uma maionese saborizada, lembrando que a maionese é uma emulsão justamente pela presença do óleo de soja em contato com os demais ingredientes. Para fazer a maionese utilizamos: Óleo de soja, 2 ovos,20 ml de vinagre, sal a gosto, temperos secos tomilho e pimenta. Colocamos no liquidificador os ovos,vinagre e uma pitada de sal, fomos acrescentando o óleo ate chegar a uma textura de pasta homogênea( maionese) colocamos em um recipiente e acrescentamos o tomilho e a pimenta, e esta pronto para servir. Fizemos uma maionese saborizada onde seu tempo de armazenamento dura 1 semana refrigerada a 5 graus.

Continue navegando

Outros materiais