Buscar

Atividade patologia 2 - casos clinicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Em um experimento, realizou-se a infecção de um grupo-teste de animais com hepatite viral. Após 2 meses, observou-se a completa recuperação da arquitetura normal do fígado durante o exame microscópico. Um segundo grupo-teste foi infectado com organismos bacterianos e, após o mesmo intervalo de tempo, cicatrizes fibróticas de abscessos em resolução foram observadas microscopicamente nos fígados. Qual dos seguintes fatores melhor explica os diferentes resultados obtidos com os dois grupos-teste? Justifique. 
A. Dano aos ductos biliares 
B. Dano à estrutura de tecido conjuntivo 
C. Dano ao hepatócito 
D. Natureza do agente etiológico
RESPOSTA: Alternativa B
Os hepatócitos são células estáveis com uma grande capacidade de regeneração. A habilidade de recuperar a arquitetura normal de um órgão como o fígado depende da viabilidade da estrutura do tecido conjuntivo de sustentação.
2. Há 3 meses, uma mulher de 58 anos apresentava uma sensação de volume na região cervical e havia observado que, durante esse período, emagrecerá 3kg. Ao exame físico, detectou-se a existência de massa firme e imóvel no lado direito de seu pescoço. Uma varredura de TC revelou a presença de massa sólida na região do lobo direito da tireoide. Uma biópsia da massa apresentou a aparência microscópica mostrada na figura. Todas as áreas do tumor exibiram morfologia semelhante. Qual dos seguintes termos melhor descreve esse neoplasma? Justifique. 
A. Adenoma 
B. Adenocarcinoma diferenciado 
C. Carcinoma de células escamosas 
D. Carcinoma anaplásico
RESPOSTA: Alternativa D
As células mostram anaplasia significativa e essa anaplasia é compatível com tumor maligno. O adenoma é um tumor benigno de origem glandular. Os adenocarcinomas e carcinomas exibem diferenciação em tecidos escamosos ou glandulares. Leiomiomas são tumores mesenquimais e de origem benigna.
3. Uma mulher de 53 anos de idade foi ao médico ao perceber uma alteração em seus hábitos intestinais. Durante o exame físico, não foram encontrados achados anormais, porém o teste de sangue oculto nas fezes trouxe um resultado positivo. Realizou-se uma colonoscopia, na qual constatou a presença de massa no ceco. Uma amostra da biópsia da massa mostrou a existência de um adenocarcinoma moderadamente diferenciado, confinado a mucosa. Uma varredura de TC da região abdominal indicou ausência de linfadenopatia. Com tais informações, qual das seguintes alternativas representa a melhor ação a ser tomada em seguida? Justifique. 
A. Realizar uma excisão limitada para destacar a lesão a partir de sua capsula circundante 
B. Considerar que se trata de uma metástase e procurar um tumor primário em outro local 
C. Remover o tumor e um pouco do tecido adjacente normal 
D. Remover todo o colo para prevenir uma recaída
RESPOSTA: Alternativa C
Pois no momento que for fazer a biópsia deve retirar um pouco de tecido adjacente para não deixar para não deixar resquícios de tumor, já que não tem capa delimitando o tumor benigno, e por ser maligno deve ser retirado antes de criar metástase.
4. Um mês após a realização de uma apendicectomia, uma mulher de 25 anos de idade apalpou um pequeno nódulo abaixo da pele na área da incisão já cicatrizada, localizado no quadrante direito inferior. O nódulo foi extraído e seu exame microscópico revelou a presença de macrófagos, colágeno, poucos linfócitos e células gigantes multinucleadas. Observou-se a existência de um material polarizável e refringente no nódulo. Qual das seguintes complicações cirúrgicas é a que melhor responde por tais achados? Justifique. 
A. Inflamação crônica 
B. Formação de abscesso 
C. Granuloma de sutura 
D. Ulceração
RESPOSTA: Alternativa C
Pois o granuloma tem como objetivo isolar um agente agressor (material polarizável e refringente)
5. Uma mulher de 69 anos de idade apresenta tosse crônica há 1 ano. Uma radiografia torácica mostra presença de massa medindo 6 cm no pulmão esquerdo, enquanto uma amostra de biopsia de tal massa, coletada com agulha, apontou a existência de um carcinoma e o exame dos linfonodos hilares revelou uma superfície de corte uniforme e enegrecida. Qual dos seguintes fatores é o que mais contribui para os aspectos dos linfonodos? Justifique. 
A. Envelhecimento 
B. Tabagismo 
C. Metástases 
D. Isquemia
RESPOSTA: Alternativa B
A pigmentação antracotica nos pulmões e nos linfonodos são normais e ocorre através da inalação do pigmento de carbono encontrado no ar poluído. O alcatrão presente na fumaça do cigarro é a principal fonte desse pigmento. As hemorragias podem produzir a pigmentação de hemossiderina, a qual da a coloração marrom aos tecidos. Geralmente os indivíduos mais velhos possuem uma quantidade maior de pigmento antracotico, embora isso seja inevitável os indivíduos que moram em áreas rurais possuem esse pigmento em menor quantidade. As metástases possuem uma coloração acastanhada a branca nos tecidos.

Continue navegando