Buscar

apresentacao Taninos

Prévia do material em texto

Taninos
Alunos: Dayane Fernandes Souza
Mauricio Leodino
Introdução 
Pode ser encontrado em diversas partes da planta como: Flores, folhas, ramos finos, raízes, frutos, sementes, cerne e casca de diversas espécies florestais. 
Classificação: hidrolizável, condensado, complexo ou florotanino.
Pode ser usado como: 
Processamento de Couro;
Dispersante no controle da viscosidade de argilas na perfuração de poços das indústrias de petróleo;
Fabricação de adesivos para madeiras e derivados;
Tratamento de água;
E contra organismos e xilófagos devido às suas propriedades.
Métodos de Extração
Método de Fólin-Denis
Solução: 
Adicionar 20g de tungstato de sódio, 4g de ácido fosfomolíbdico e 10mL de ácido fosfórico em 150m de água destilada; Esta solução é levada a refluxo por duas horas. Logo depois, a solução é resfriada á temperatura ambiente e diluída em balão volumétrico de 200mL. Mantem o reagente protegido da luz.
Solução de ácido tânico a 1000mg/mL; pesa-se 100mg de ácido tânico em um balão volumétrico de 100mL e dilui-se com água destilada.
Técnica
-Pesam-se 500mg de amostra e macera-se quatro vezes com 5mL(cada vez) de uma solução de acetona/água. Filtra-se cada maceração em lã de vidro. As porções filtradas são unidas em balão volumétrico de 25mL e o volume completado com solução de acetona/água.
-Em um tubo de ensaio adiciona-se 0,5mL do filtrado, mais 0,5mL do reagente de Folin-Denis e 3mL de água destilada. Após uma hora adiciona-se1 mL da solução aquosa de carbonato de sódio saturada. A solução é deixada em repouso á temperaturaa ambiente por 30 minutos e sua leitura é realizada em espectrofotômetro a 760nm, com os resultados expressos em Mg/mL.
As amostras positivas apresentam coloração azul intensa.
Taninos hidrolisáveis 
Solução: 
Solução de ácido gálico 50mg/mL: pesa-se 0,0125g de ácido gálico para um balão volumétrico de 250mL e avoluma-se com águadestilada e etanol 95%.
Solução etanólica de rodanina 0,667%: Pesa, em balança analítica, 0,667 de rodanina P.A. e dissolver em 50ml de etanol absoluto P.A., com auxílio de bastão magnético e placa de agitação. Após total dissolução da rodanina, trasnferir para um balão volumétrico de 100mL e aferir o volume com etanol absoluto P.A. A solução deve ser armazenada em geladeira por no máximo 15 dias.
Técnica:
Pesam-se 500mgde amostra e macera-se quatro vezes com 5mL (cada vez) de uma solução de acetona/água. Filtra-se cada maceração em lã de vidro. As porções filtradas são unidas em balão volumétrico de 25mL e o volume completado com a solução de acetona/água.
Uma alíquota de 1mL do filtrado é hidrolisada com 5mL de ácido sulfúrico e aquecida em banho maria a 95C por quatro horas. Após o resfriamento a solução é diluída em um balão volumétrico de 10mL e avolumado com água destilada.
Pega-se 0,4mL desta solução e adiciona-se 0,6mL com solução de rodanina a 0,667% , agita e se aquece por cinco minutos a 30C. Depois, adiciona 0,4mL da solução de hidróxido de potássio a 0,5 N, agita e aquece por 5 minutosa 30C. Adicioa mais 8,6mL de água destilada e agita. Depois de 10 minutos transfere para uma cubeta e a absorbância das amostras é lida a 520nm em espectrofotômetro.
As amostras positivas desenvolvem coloração vermelho-rósea.
Método de vanilina
Solução:
-Solução de vanilina a 10mg/ml em ácido sulfurico 70%: a solução de ácido sulfurico é preparada com 35mL do ácido e 15mL de água. Pesa-se 0,5g de vanilina em um balãode 50mL e avoluma-se com a solução de ácido sulfurico 70%.
-Solução de catequina 50mg/mL: pesa-se 0,0125g de catequina para umbalão volumétrico de 250mL e avoluma-se com água destilada.
Técnica:
Pesam-se 500mg de amostra e macera-se quatro vezes com 5mL (cada vez) de uma solução de acetona/água . Filtra-se cada maceração em lã de vidro. As porções filtradas são unidas em balão volumétrico de 25mL e o volume completado com a solução de acetona/água.
Em um tubo de ensaio adiciona-se 1mL do filtrado de 2mL de solução de vanilina a 2% em ácido sulfurico a 70%. A mistura é deixada em banho de água a 50C por um periodo de 15minutos. Os tubos são resfriados e a solução é transferida para uma cubeta e a sua leitura é realizada
Método de butanol ácido
Técnica:
Pesam-se 500mg de amostra e macera-se quatro vezes com 5mL (cada vez) de uma solução de acetona/água. Filtra-se cada maceração em lã de vidro. As porções filtradas são unidas em balão volumétrico de 25mL e o volume completado com a solução de acetona/água.
Em um tubo de ensaio adiciona-se 1mL do filtrado e 3mL uma solução de butan-1-ol em ácido clorídrico na proporção de 95:5 e 0,1mL do reagente férrico a 2%. Agita-se e a solução é aquecida em banho maria a 95C por uma hora. As amostras positivas apresentam coloração vermelha ou violácea.

Continue navegando